Movimento de fio com reactor rope.

Por: lfdo20  

Em: 08/04/2005 16:02

Olá, tô precisando de uma ajudinha, ja li todos os tutoriais da 3d1 e procurei aqui no forum, mas não achei. Estou fazendo a cena de uma cabana com uma lâmpada que fica pendurada pelo fio que leva a energia.. O fio vai grudado externamente pela parede até o teto e pende com a lâmpada. A parte que curva e pende do teto deverá ficar assim: Estou usando o reactor para dar movimento ao fio que fica pendurado e consequentemente a lâmpada. Mas não tá dando certo.. Para fazer o fio eu usei loft, adicionei o reactor rope a linha que serve de path e usei o fix vertices no vertice que fica preso ao teto. Vejam o que ocorre nas imagens: As configurações: Tentem me ajudar ae.. Obrigado.
Oi Ifdo20, tudo bem? Acho que ninguém te respondeu porque ninguém faz dessa forma. Eu nunca testei, mas acho que não dá certo não. Porque normalmente se usa apenas uma linha, e não o caminho do Loft. Ainda mais levando em conta que não precisa do Loft de forma alguma para criar um fio, então, no mínimo complicou sua vida sem necessidade. Use apenas uma linha, e depois ligue o Renderable dela. Pode ler sobre isso no tutorial Shapes, na parte básica de tutoriais da Três D1. Abraços
Eu andei meio parado com 3D Max .. Mas tou voltando com essa cena. trêsd1, eu já li todos os tutoriais do portal, estou até esperando por mais.. hehe Entendo que não dê pra fazer um reactor rope num loft, mas como eu poderia então criar um fio duplo com detalhes e animado, como esse, igual aos fios de energia de eletrodomésticos, ou fios de audio para ligar as caixas de som ? Pelo que eu entendi, renderizando uma spline, ela fica somente redonda, como um fio único(teclado, mouse), mas eu gostaria de dar um formato diferente ao fio. De que outra maneira eu poderia fazer ? Tem como aplicar um shape diretamente na renderização de uma spline? A unico modo que eu encontrei foi aplicar o shape na spline através do loft. Que outra técnica eu poderia utilizar ? Falow.. Muito Obrigado.
Oi Ifdo20, tudo bem? É bem simples neste caso, basta criar duas linhas, uma do lado da outra, usar o Attach para anexar as duas, ficando um objeto só com duas Spline lado a lado. Ligando o Renderable ela teria o formato duplo de um fio de energia. Ainda poderia usar o Bevel Profile, que expliquei no tutorial "Bevel e Bevel Profile" na Três D1, com ele você pode usar qualquer perfil para extrudir pelo caminho formado pela linha. Sendo assim, poderia simular a linha com o Rope e depois de simulada, aplicar o Bevel Profile com a secção transversal que desejar. E ainda teria muitas outras opções no Max 7, poderia usar o Skin Wrap baseado num outro Mesh para criar a deformação no Mesh mais complexo e diferente do que sofreu a simulação, mas ai já começa a complicar. Abraços
Valew tresd1 ajudou bastante.. O difícil pra nós iniciantes é lembras as diversas maneiras de resolver um determinado "obstáculo" .. Enfim.. usando linha dupla com renderable não deu certo, eu atachava, mas na hora da animação apenas uma delas animava, a outra ficava completamente parada !? Com o bevel foi certinho, o unico problema é que eu não consigo fazer uma curva suave no ponto que ele deixa de ser fixo e pende em movimento. Já testei varios valores em thickness e friction, ja modifiquei as posições e quantidades de vertex e nada... Já tenteu o Mesh smoth tb, e nada.. Só fica assim, com essa curva fechada e um "caroço" pra cima.. Queria que ela ficasse com uma curva mais aberta e arqueada, e a parte de cima retá até o ponto que o fio pente. Tem alguma dica pra mim melhorar isso ? Agradeço denovo.. Até!
Oi Ifdo20, tudo bem? Veja só, você não precisa nem attachar as duas linhas, pode fazer uma instância e deixar uma do lado da outra. Quanto a sua nova dúvida, eu não entendi bem o que deseja, pelo que vi na imagem é problema na modelagem. Desliga o Optimize no menu Interpolation da Spline que deve ficar bom, no máximo vai precisar aumentar o valor do Steps. E ajuste os vértices no canto da linha, para não formar um canto vivo assim, porque fica ruim mesmo, acumula muito Mesh nesssa área, Use um Fillet do Edit Spline para deixar o canto com o arredondamento que desejar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717342.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 464

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.