interagindo video e animação

Por: suron  

Em: 09/04/2005 16:03

FALA GALERA BELEZA? gostaria de saber como se interage o video filmado, real, com pessoa e uma animação? por exemplo quanto aposicionamento de camera ser igual ao do video vc sabem o q to falando como os efeitos especiais são feitos sacam? tipo eu teho um video e com faço q a animação q eu fiz interaja com o video com o mesmo anglo de camera e tal. não quero me tornar um spielberg não rsss, só quero fazer uns testes com a web cam e o max. blzz?
Acho que com cromakey, e em algum compositor como Combustion ou AfterEfects dá pra vc fazer.....Sei lá, vamo esperá a galera master responder, pq eu num manjo quase nada desse assunto....blz....Té mais.....
o max tem um tutorial chamado camera match que pode ser interessante. algumas coisas que vc tem que ter me mente: * tentar saber a posição exata da camera real para tentar reproduzila no 3dsmax com mais facilidade *cameras fixas geralmente sao muito mais faceis de simular que cameras com animações, porque é so alinhar, fazer corresponder o tipo da lente e mais alguns ajustes e pronto, ja animação vai dar mais trabalho de sincronizar, nao que seja impossivel mas é mais dificil. *existem materiais legais para interagir com vídeo, no 3dsmax é muito usado numa situação como essa o matte/shadow. para saber como usá-lo, leia o tutorial sobre ele aqui na 3d1 e faça seus testes. *tente reproduzir as condições de iluminação ambiente e direta da cena real, para que nao fique muito aparente que é um fake. *cameras reais trabalham com desfocagem e profundidade de foco, seria interessante trabalhar com esses efeitos para conferir maior realismo na sua animação. desvantagens são que esses efeitos aumentam muito o tempo de render. *animações geram um efeito de desfocagem conhecido como motion blur, dependendo da velocidade do objeto. eu te falei algumas coisas que me vieram à mente, eu na verdade nunca fiz uma interação como essa que vc ta querendo, mas penso que esses sao alguns fatores relevantes, quem saca muti disso é o andré que está trabalhando inclusive numa tv. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Suron, tudo bem? Daria para escrever um livro sobre isso, mas resumindo bastante é mais ou menos o seguinte. Primeiro você pega um estúdio de vídeo e faz um fundo em Chroma Key, coloca diversos pontos nesse Chroma para poder trackear o movimento da câmera depois. Se a câmera for dar um pan muito grande, não basta ser um fundo de Chroma, porque não pode haver cantos, então precisa ser todo arredondado, o que chamam de ciclorama. Os pontos de tracking são medidos, toda a cena é medida, a altura da câmera, a distância até pontos conhecidos, as dimensões principais dos objetos, e principalmente os recursos usados na câmera, como distância focal, F-Stop (Iris) e lente usada. Com estes dados você vai trackear o movimento da câmera no Camera Tracking do 3ds max, ou com plugins como o Scene Genie, ou com progamas a parte como o Boujou, Match Mover e SynthEyes. Com os dados do movimento de câmera você controi o cenário e a animação em escala real, pode até usar o vídeo de fundo para referência, depois tira ele fora e renderiza tudo com Alpha, ou até mesmo com os recursos do RPF e do Render Elelemts para poder fazer a composição. Num soft de composição como o Combustion, After Effects e Digital Fusion, você junta tudo, vídeos reais com 3D, usa de recursos destes softs para mesclar melhor o 3D com o vídeo real, obviamente capturado de forma profissional, e depois devolve tudo para fitas, também de modo profissional. Ai tem o vídeo final. Sobre o meu trabalho, eu conheci 3D por causa de arquitetura, passei 3 anos trabalhando nessa área, e por isso fui convidado a trabalhar numa produtora de vídeo, para fazer animação para comerciais, isso faz 7 anos, e durante estes anos eu trabalhei na área de produção de vídeo comerciais, não em emissora de TV, que é outra história, agora, desde o início deste ano, estou trabalhando numa emissora de TV católica aqui da região de campinas, englobado num projeto para mudar a cara da TV, deve levar um ano para conseguir isso, estamos fazendo tudo de novo, do zero, mas espero que valha a pena e fique legal. Se tiver permissão, eu mostro alguma coisa aqui durante esse desenvolvimento. Abraços
O trezd1,será que vc poderia me dizer ...qual realmente é o melhor software de capturação,por favor,pois sua opnião vale muito como inspiração....
Oi Mode, tudo bem? Tanto faz, isso é o de menos, se usa o Premiere, pode capturar nele, se usa o Avid, pode capturar por ele, se usa o Final Cut, pode capturar por ele. Vai capturar pelo programa de edição que usa, todos vão obter o mesmo resultado, o importante é a placa de captura e não o soft que vai usar ela para capturar. Tem alguns programas a parte que capturam sem compressão, só que se não tem o equipamento adequado, vai ficar impossível de trabalhar no vídeo na Timeline do seu programa de edição, porque sem compressão não roda em PC comum. Abraços
OK 3d1 obrigado pela explicação

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 414

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.