Oi Suron, tudo bem?
Daria para escrever um livro sobre isso, mas resumindo bastante é mais ou menos o seguinte.
Primeiro você pega um estúdio de vídeo e faz um fundo em Chroma Key, coloca diversos pontos nesse Chroma para poder trackear o movimento da câmera depois.
Se a câmera for dar um pan muito grande, não basta ser um fundo de Chroma, porque não pode haver cantos, então precisa ser todo arredondado, o que chamam de ciclorama.
Os pontos de tracking são medidos, toda a cena é medida, a altura da câmera, a distância até pontos conhecidos, as dimensões principais dos objetos, e principalmente os recursos usados na câmera, como distância focal, F-Stop (Iris) e lente usada.
Com estes dados você vai trackear o movimento da câmera no Camera Tracking do 3ds max, ou com plugins como o Scene Genie, ou com progamas a parte como o Boujou, Match Mover e SynthEyes.
Com os dados do movimento de câmera você controi o cenário e a animação em escala real, pode até usar o vídeo de fundo para referência, depois tira ele fora e renderiza tudo com Alpha, ou até mesmo com os recursos do RPF e do Render Elelemts para poder fazer a composição.
Num soft de composição como o Combustion, After Effects e Digital Fusion, você junta tudo, vídeos reais com 3D, usa de recursos destes softs para mesclar melhor o 3D com o vídeo real, obviamente capturado de forma profissional, e depois devolve tudo para fitas, também de modo profissional.
Ai tem o vídeo final.
Sobre o meu trabalho, eu conheci 3D por causa de arquitetura, passei 3 anos trabalhando nessa área, e por isso fui convidado a trabalhar numa produtora de vídeo, para fazer animação para comerciais, isso faz 7 anos, e durante estes anos eu trabalhei na área de produção de vídeo comerciais, não em emissora de TV, que é outra história, agora, desde o início deste ano, estou trabalhando numa emissora de TV católica aqui da região de campinas, englobado num projeto para mudar a cara da TV, deve levar um ano para conseguir isso, estamos fazendo tudo de novo, do zero, mas espero que valha a pena e fique legal.
Se tiver permissão, eu mostro alguma coisa aqui durante esse desenvolvimento.
Abraços