Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Gordianstudio   Porto Alegre - AC
mdpontes   Macapá - AP
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ

Portfólios Ver Mais

Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
Eme-M   São Paulo - AC
RafaelJRM   Caxias do Sul (UCS) - RS
Iraq   BRASIL

scanline - objeto iluminador

Por: Abilio  

Em: 11/01/2017 14:15

oi

existe meio de um objeto iluminar a cena com o scanline ?
exemplo : modelar uma caixa que emita luz para cena , de preferencia com : include/exclude e este objeto tem de ser invisivel para camera

existe meio ?

até
Se vc usar o \'Light Tracer\' (é um GI do scanline) o objeto ilumina a cena com a cor da auto iluminação do material... Pra fazer com q ele não apareça no render vc (com o objeto selecionado) aperta o segundo botão do mouse e então em \"object properties\" e então des-tica o \"Visible to Camera\", e então o objeto não vai aparecer no render... Mas não vai compensar devido ao light tracer ser muito pesado..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

quanto a texturas ?
existe forma de colocar uma textura em um local sobre um objeto com o mouse na viewport ?
Não entendi..
Não entendi..

eu tenho uma parede de concreto pronta
quero colocar uma pichação nela

existe forma de posicionar a pichação com o mouse direto na parede na viewport ?
Com o mouse, não...

Vc pode usar um plane com transparencia logo acima da parede, com a pixação, ou vc pode fazer um material do tipo blend, ou usar mapas compostos, pra fazer isso aí..

o scanline possue : AO - ambient occlusion ?

quais são os recursos do scanline para deixar o render mais real ?
O Scanline, como ele é, não foi feito pra render de um paradigma \'realista\'...

Vc pode, trabalhar ele, tendo em vista um resultado \'realista\', mas isso é a sua Ordem, do seu pensamento, trabalhando... Isso é \'Realístico\'... Muito embora a ferramenta não tenha sido feita pra exatamente o q vc quer, vc pode articular essa mesma pra obter algo q vc queira...

Uma técnica pode ser chamada de \"realística\", e um resultado dessa ou outra técnica pode ser chamado de \"realista\"... Até onde vejo, o Scanline do 3ds (ao contrario do render padrão do Blender q lembra bastante o Vray) não é de um paradigma do realístico..

O Scanline do 3ds é basicamente um renderizador bem primitivo mesmo, ele tem o Light Tracer e o Radiosity (lembra desse nome q vou citar no proximo paragrafo XD..), mas é, basicamente, um renderizador \"Legacy\" do 3ds (evoluído desde quando o 3ds nem era \'max\'.. etc...), ele não é feito pra vc renderizar coisa \'realista\', e sim feito pra vc renderizar \'coisa bonita\' e tal... Até hj pessoal usa pra fazer vinhetas e etc... usando materiais standard bem trabalhados (lembra aquele \'vôo\' pra dentro do logo da globo e tal.. foi no 3ds 3.. =D... mas mesmo hj em dia dá pra usar Scanline pra essas coisas..)..

(Pessoal vive falando pra Autodesk \'upar\' (melhorar e tal etc..) o Scanline, q é basicamente o mesmo q o Scanline do Max7.. mas a Autodesk n mexe... isso é meio q uma questão deles e tal...)

O Scanline, hj em dia, é mais usado pra questões que tangem ao \"Não Realístico\"... Por exemplo aquele logo da Globo q a camera ia entrando (faz tempo q n vejo tv mas devem usar isso ainda pra um video-show e tal etc... xd..), mas n é por isso q se pode dizer q é \'impossível\' fazer uma imagem bastante realista com o Scanline...

Por exemplo, vc tem uma cena (uma animação) q já renderizou num puta renderizador bom e do tipo \'realistico\' (o V-ray, MentalRay, etc.. (tem varios))... Vc pode articular um Scanline pra renderizar mais rapido e igual, os efeitos, etc.. etc.. são questões de composição e de o q usar e do q não usar em determinado caso, etc... Mas o Scanline é o favorito pra composição de efeitos, justamente por ele ser \'não-realistico\'...

Antigamente pessoal estudava o \"Fakeosity\" (lembra do Radiosity?).. A técnica de fakeosity, q, basicamente tenta artisticamente emular um GI, tenta suprir ou ir além dos GI do Scanline (Light Tracer e Radiosity) pra construir imagens mais realistas, muito embora a técnica seja de uma origem não-realística...

Mas tá.. resumindo e tal.. isso é uma discussão tanto técnica quanto filosófica ou artística... \"Se daria pra fazer imagens realistas usando Scanline\"... Eu acho q dá, mas o trampo q vc vai ter n vai compensar, percebe... Pra renders mais clean e realistas (\"realistico\" é qdo o cara q vê fala q parece até uma foto e tal, o \"Realista\" o cara q vê crê piamente se tratar de uma foto), vc vai ter q usar renderizadores como o Mental Ray e o V-ray (são os q eu conheço mas tem vários outros e são todos muito interessantes..)...

Ou seja, vc consegue sim, obter uma imagem tanto \'bonita\' quanto \'realista\' usando Scanline, mas isso seria muito mais difícil e trabalhoso do q operando renderizadores mais recentes...

Mas, resumindo ainda mais... Os recursos pra deixar um render Scanline mais \'real\', seriam os recursos da sua própria Verve Artística... =D..

(eu recomendo operar o MentalRay do 3ds mesmo pra obter render-to-texture das suas oclusões nos objetos... e então vc pode, se quiser, terminar a cena com o Scanline..)

a geração de AO no Vray é mais facil que no mentalray ?

no vray tem de ajustar o mapa dirt ? existe uma forma geral de ajuste do mapa dirt ?
tem a ver com a dimensão da imagem ? esta tem de ser em escala real ?
estou aqui configurando o mapa dirt mas o resultado é sempre o mesmo ? pode ser problema com set que eu criei ?

o : radiosity do scanline é pra render com GI ou é para calcular GI para games ?
se for para render com GI : é só configurar e renderar ?
Eu sei fazer no Vray, mas dá pra fazer no MentalRay tbm, o nível de dificuldade acho q é o mesmo..

O dirt vai seguir as medidas do mundo (tamanho \'real\') e não da tela/imagem..

O radiosity ou light tracer são pra render, n tem a ver com games n... Vc configura eles na aba de renderização..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138056

Últimos membros registrados: vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio, ADERSONS, elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension.

Usuário(s) on-line na última hora: 977, sendo 23 membro(s) e 954 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Fabio Amorim, Pierrejr78, diegogrimm, Le_Andro, Duda, Ricardo Paranhos, Reinaldo Silva, Ale Marques, Augusto Peixoto, Renatto, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Geraldo Nunes, Ronaldo, Carla Franco, Lucas Reis, roberlei, Moura, Esdras, Joao Barreto, Nuno, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.