Oi Abílio, tudo bem?
O Arrimus3D é uma prova que dá para modelar Hardsurfaces com rapidez e qualidade no Max, mas realmente ele faz uso de alguns Script que ajudam muito e a lista é grande.
Eu cataloguei os melhores Scripts gratuitos aqui na 3D1, mas enquanto a busca não funcionar direito não serve para nada.
Então, a opção é pesquisar no ScriptSpot, que é meio bagunçado e precisa encontrar as coisas boas no meio de muito lixo:
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scriptsAlguns Scripts são pequenas ferramentas para determinadas situações e estão disponíveis para download gratuito como o Loop Regularizer, que ajuda a fazer furos, aberturas, canos e similares:
http://3d1.com.br/recursos/218/loop-regularizerO Uniremover ajuda a remover Edges diagonais na malha para ficar com polígonos quadrados, pode ser útil em objetos importados do Rhino:
http://3d1.com.br/recursos/218/uniremover O Boderfill ajuda a fechar aberturas na malha respeitando a topologia:
http://3d1.com.br/recursos/218/border-fillApenas para citar os que vieram agora na minha cabeça, o Loop Regularizer o Arrimus usa bastante e tem até um vídeo tutorial dele aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=kACvVCB2_pIE tem os Scripts comerciais com diversas ferramentas que ajudam muito, os mais famosos são o RappaTools e o RapidTools.
Este é o site do RappaTools:
https://remusjuncu.com/rappatools/Este é o site do RapidTools:
http://rapidmxs.com/?page_id=367Recentemente surgiu um Plug-in super legal, chamado Kitbasher, para inserir Meshes em outros Meshes, então, facilita muito a modelagem, olha o vídeo dele ai:
http://3d1.com.br/noticia/66053OBS: Ainda tem uma técnica para criar Normal Map que não precisa modelar o detalhe diretamente na malha do objeto, pode deixar logo acima da malha sem estar soldado nela de verdade, pois na criação do Normal Map o detalhe será embutido no mapa como se estivesse na malha, então, quando aplicar o Normal Map no objeto Lowpoly no Unreal o detalhe vai aparecer, isso facilita bastante a modelagem de Hardsurfaces cheias de detalhes se for para Games.
Abração e tudo de bom.
André Vieira