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Por: Abilio  

Em: 21/09/2017 19:02

Oi Abílio, tudo bem?

Eu nunca usei o Flatiron, apenas vi os vídeos e também achei legal, mas não posso falar com certeza que ele resolve tudo igual apareceu lá por causa do tipo de objeto que você deseja fazer.

A banana é bem orgânica com curvas suaves, não tem faces grandes planas com Fillets nos cantos.
Estes objetos mecânicos filetados são mais chatos de mapear, mas acredito que o Flatiron vai ajudar bastante também com estes objetos porque ele tem vários recursos interessantes.

Eles também tem o Plug-in Unwrella e eu não sei bem a diferença entre o Flatiron e o Unwrella, eu acho que o Flatiron é mais para Bake e o Unwrella é para mapeamento.
É uma pena que os vídeos no canal deles no Youtube são antigos, então, não sei como está atualmente.

O canal deles no Youtube é este: https://www.youtube.com/user/3dioplugins/videos

Abração e tudo de bom.

André Vieira
oi

nos videos do Arrimus 3D o cara usa um plugin para modelar que o menu chama : rapid tools

existem plugins e scripts com ferramentas para modelar em lowpolys ?
quais são ? e onde encontrar ?

vale apena usar eles ?
Oi Abílio, tudo bem?

O Arrimus3D é uma prova que dá para modelar Hardsurfaces com rapidez e qualidade no Max, mas realmente ele faz uso de alguns Script que ajudam muito e a lista é grande.
Eu cataloguei os melhores Scripts gratuitos aqui na 3D1, mas enquanto a busca não funcionar direito não serve para nada.

Então, a opção é pesquisar no ScriptSpot, que é meio bagunçado e precisa encontrar as coisas boas no meio de muito lixo: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts

Alguns Scripts são pequenas ferramentas para determinadas situações e estão disponíveis para download gratuito como o Loop Regularizer, que ajuda a fazer furos, aberturas, canos e similares: http://3d1.com.br/recursos/218/loop-regularizer

O Uniremover ajuda a remover Edges diagonais na malha para ficar com polígonos quadrados, pode ser útil em objetos importados do Rhino: http://3d1.com.br/recursos/218/uniremover

O Boderfill ajuda a fechar aberturas na malha respeitando a topologia: http://3d1.com.br/recursos/218/border-fill

Apenas para citar os que vieram agora na minha cabeça, o Loop Regularizer o Arrimus usa bastante e tem até um vídeo tutorial dele aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kACvVCB2_pI

E tem os Scripts comerciais com diversas ferramentas que ajudam muito, os mais famosos são o RappaTools e o RapidTools.

Este é o site do RappaTools: https://remusjuncu.com/rappatools/

Este é o site do RapidTools: http://rapidmxs.com/?page_id=367

Recentemente surgiu um Plug-in super legal, chamado Kitbasher, para inserir Meshes em outros Meshes, então, facilita muito a modelagem, olha o vídeo dele ai: http://3d1.com.br/noticia/66053


OBS: Ainda tem uma técnica para criar Normal Map que não precisa modelar o detalhe diretamente na malha do objeto, pode deixar logo acima da malha sem estar soldado nela de verdade, pois na criação do Normal Map o detalhe será embutido no mapa como se estivesse na malha, então, quando aplicar o Normal Map no objeto Lowpoly no Unreal o detalhe vai aparecer, isso facilita bastante a modelagem de Hardsurfaces cheias de detalhes se for para Games.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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