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Objeto nao atravessar outro

Por: fermlopes  

Em: 29/10/2017 17:28

Alguem sabe se no 3ds max existe alguma forma de um objeto nao atravessar o outro na modelagem, exemplo se eu criar  dois cubos e pegar um deles e movimentar para o lado, ele encostar no outro sem que atravesse? Preciso criar varias caixas empilhadas e sei que da pra fazer encostando uma a uma, mas dessa forma seria mais facil e acho que ficaria mais correto.

Obrigado
Pelo que entendi você precisa usar o snap de vertex. 
Se vc quer simular al mais natural, modela as caixas e usa o Mass FX
Oi fermlopes, tudo bem?

Se você quer apenas mover livremente os objetos e posicionar sobre a superfície de outros objetos, pode utilizar o Select And Place, que fica do lado direito do Scale e está disponível a partir do Max 2015 se não me engano, como mostra a primeira imagem em anexo.

Ele permite que o objeto selecionado reconheça as faces dos outros objetos da cena enquanto move para não se interpenetrarem, mas tudo depende da posição do Ponto Pivot do objeto selecionado, se estiver no centro do objeto, por exemplo, não vai dar certo, pois ele não consegue fazer a colisão entre faces em tempo real, então, é o Ponto Pivot que colide com as faces.

Normalmente usamos apenas o Snap como o João Freitas disse, você acessa as opções de Snap clicando com o botão direito em cima do ícone do Snap, como mostra a segunda imagem em anexo.
Você pode ligar mais de uma opção ao mesmo tempo e o cursor vai "pegar" nos vértices, faces, ponto médio de Edges e segmentos das Splines, centro de Faces, entre outros, quando o botão do Snap estiver ativado.

Agora, se deseja acumular um monte de caixas umas jogadas em cima das outras de forma bem natural e desorganizada, certamente a melhor opção é o MassFX indicado pelo Erlon, pois com ele você pode aglomerar centenas de caixas com alguns cliques de mouse.

Para acessar o MassFX você deve abrir a barra de ferramentas dele clicando em qualquer área vazia na barra de ícones superior do 3ds max, como mostra a terceira imagem em anexo do lado esquerdo, assim, vai abrir o menu com as barras de ferramentas onde encontrará o MassFX.

Com a barra do MassFX aberta você tem o painel de configurações dele no primeiro ícone, como mostra a terceira imagem em anexo do lado direito, na aba Simulation Tools (martelo e chave) você encontra os botões para iniciar e parar a simulação.

No segundo ícone da barra do MassFX, também mostrado na terceira imagem em anexo, você pode aplicar as propriedades físicas nos objetos, basta selecionar todas as caixas, clicar neste ícone e segurar para aparecer as opções, dai é só selecionar o Set Selected As Dynamic Rigid Body.

Depois que aplicar as propriedades físicas pode rodar a simulação para as caixas cairem no chão e colidirem entre si.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira



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