Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lince   Farroupilha - AC
dpi3d   Recife - PE
clebercmds   Timbó - SC - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Estrazulas   Porto Alegre - RS
johnbarbieri   Nova Mutum Mato Grosso - MT
ezequielnc   Belo Horizonte - AC
Pavanijjb   Rio Verde Goiás - GO

array em um path

Por: Abilio  

Em: 24/01/2018 17:36

oi

como eu faço para distribuir um objeto por um caminho , como um array , sem deformar no max ?


valeu
Não entendi o "deformar". Enfim, vc pode animar o objeto com path constrain, por exemplo, do quadro 0 à 100, com 100% no quadro 100. , em seguida menu Tools > Snapshot. No diálogo vc marca Range, do quadro 0 à 100,  o número de cópias desejadas e o tipo de Clone Method (como não sei o q vc vai fazer, sugiro Copy). Ver imagens.
 
O Xikote strala
Oi Abílio, tudo bem?

O Xikote já te deu uma ótima explicação com as principais possibilidades e agradeço muito a ele por isso, então, vou colocar a última delas para completar, que é o Spacing Tool.

Ele fica no menu Tools > Align > Spacing Tool.

Assim, vai abrir a janela mostrada na imagem em anexo, você clica no Pick Path e depois pode controlar interativamente a contagem de objetos ou o espaçamento entre eles, também tem Offset no início e no final da linha e opções de alinhamento.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Abílio, tudo bem?

O Xikote já te deu uma ótima explicação com as principais possibilidades e agradeço muito a ele por isso, então, vou colocar a última delas para completar, que é o Spacing Tool.

Ele fica no menu Tools > Align > Spacing Tool.

Assim, vai abrir a janela mostrada na imagem em anexo, você clica no Pick Path e depois pode controlar interativamente a contagem de objetos ou o espaçamento entre eles, também tem Offset no início e no final da linha e opções de alinhamento.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


e da pra virar a orientação do objeto de acordo com o path ?
não estou falando de deformar, estou falando de rotacionar de acordo com a linha
Oi Abílio, tudo bem?

Infelizmente o Spacing Tool e o Snapshot não possuem a opção Bank, que faz essa rotação conforme a curvatura do caminho, para isso você precisa usar o Path Constraint indicado pelo Xikote.

É fácil, você cria o caminho com a Spline, depois seleciona o objeto que vai distribuir pela linha, acessa o menu Animation > Constraints > Path Constraint.
Assim, ficará uma linha pontilhada presa no cursor do mouse, então, clique na linha do caminho e o objeto vai pular para o ponto inicial da linha.

A partir de agora você consegue controlar a posição do objeto na linha através do parâmetro % Along Path que fica no menu Motion, aquele com a rodinha.

Logo abaixo do % Along Path você encontra as opções Follow e Bank, é só ligar as duas que o objeto vai rotacionar nas curvas como mostra a imagem em anexo.

Você pode controlar a amplitude da rotação no Bank Amount e a suavidade no Smoothness.

Mais abaixo também tem algumas opções que pode usar como Constant Velocity e Loop.

Se o objeto girar no eixo errado nas curvas, você pode trocar o eixo no final do menu do Path Constraint, por padrão vem habilitado o eixo X.

OBS: A forma mais prática de criar vários objetos no mesmo caminho é clonando o objeto que já anexou ao Path, pois todos os outros também ficarão anexados e você só precisará modificar a porcentagem do Along Path.
É bom escolher Instance na clonagem para poder modificar todos os objetos ao mesmo tempo se precisar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


antigamente isso era feito com o PathDeform

estou certo ?
Oi Abílio, tudo bem?

O Path Deform ainda existe, mas ele serve para outra coisa, ele faz justamente o que você não queria, que é deformar o objeto através do caminho.

Portanto, se aplicar Path Deform no mesmo exemplo que postei usando cilindros e um caminho curvo, o cilindro vai se deformar de acordo com o caminho como mostra a imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito legaleste recurso. aprendi um pouco mais. valeu moçada

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 876, sendo 26 membro(s) e 850 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Fabrício, Starter, Alessandro.Marcos, renaz, Roberto Movanni, lionel, gago, Rodrigo, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Adalberto Rocha, emersonforentin, Geraldo Nunes, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, João Von Rondow, ., Celso Borttoloto, Duda, Fabio Catelleno, Gibran Farfud, Fernando Cunha, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.