Oi Abílio, tudo bem?
Na minha opinião os demais programas 3D se equivalem, alguns são melhores em determinadas áreas do que outros, mas nenhum deles possui diversas ferramentas diferentes e inovadoras para se destacar dos concorrentes, então, apenas o Houdini está um passo na frente.
O Max é o programa 3D mais usado do mundo não porque é o mais fraco ou o mais simples, mas porque ele é voltado para áreas muito maiores e mais lucrativas do que a área de entretenimento, que é a arquitetura, engenharia e o design de produtos.
O Max tem diversas ferramentas voltadas para estas áreas que os outros programas 3D não possuem, criar maquete no Houdini é um martírio perto do 3ds max.
O Max também era muito usado em Games e ainda é, mas a estratégia estúpida da Autodesk está direcionando este mercado para o Maya, pois apenas com o mercado de cinema não dá para sustentar o programa.
Outra área que o Max abandonou graças as estratégias estúpidas da Autodesk foi o de vídeos publicitários, eles acharam que todos iriam para o Maya, mas a Maxon foi mais esperta e tomou este mercado da Autodesk, pois fizeram uma parceria com a Adobe para incluir uma versão Light do C4D junto com o After Effects, dai criaram Link Real-Time entre eles e como o After é o compositor mais usado, para os usuários foi mais prático adotar o Cinema4D.
Agora, vai criar um recurso procedural num programa destes igual o gerador de criaturas ou o gerador de aviões que postei nas notícias, vai criar um gerador de prédios ou de qualquer outra coisa para Games que funcione como Plug-in dentro do Unreal, do Unity e até dentro de outros Softs 3D se quiser, o único programa que permite fazer isso sem ser um baita programador é o Houdini.
Apenas para citar um exemplo, ele faz muito mais do que isso, procura no Youtube para você ver do que ele é capaz.
Antigamente tinha o Softimage com o sistema ICE, que também era sensacional, mas a Autodesk matou ele depois de afirmar para os usuários que ele teria um futuro brilhante.
Abração e tudo de bom.
André Vieira