Oi Abílio, tudo bem?
O Unreal eu conheço bem e o Blender não, mas pelos vídeos que vi da Viewport Eevee, creio que é uma ótima opção para animação rápida como você estava querendo.
Tudo depende do tipo de trabalho, pois o Unreal tem certas facilidades para fazer captura de movimentos em Real-Time, então, se tiver um Microsoft kinect não precisará animar personagens.
Por outro lado, é muito mais prático animar no próprio programa onde está renderizando em Real-Time do que exportar para uma Engine, onde não poderá alterar os Key Frames dessa animação, então, qualquer edição vai depender de uma nova importação.
Você ainda pode modelar e mapear tudo no Max se quiser, pois o Blender aceita diversos formatos de arquivo 3D e vai importar os objetos normalmente.
Vale lembrar que o Blender 2.8 ainda está em desenvolvimento, então, é bom esperar sair a versão final para usar em produção.
Sobre os materiais Substance, eu pesquisei agora para te responder e encontrei um tópico no fórum da Allegorithmic explicando que fica difícil fazer um Plug-in para o Blender devido as restrições de licença, pois o Blender exige licença GPL que dá acesso ao código.
As demais empresas que lançam Plug-ins comerciais para ele usam uma ponte com licença GPL, assim, não dá acesso ao código do Soft, mas no caso do Substance não vale a pena porque perderia a interatividade no ajuste dos parâmetros dos materiais.
Portanto, eles sugerem que neste caso é melhor gerar os Bimaps no Substance Player e usar como texturas normalmente em vez de importar o SBSAR, pois o propósito do SBSAR é oferecer interatividade no ajuste dos parâmetros procedurais.
Isso tudo é segundo o que li no tópico da Allegorithmic escrito pela equipe deles.
No final do tópico tem a mensagem de um cara que desenvolveu uma conexão, ainda é meio precária, mas funciona.
Estou postando o vídeo dessa conexão em anexo, o link direto dele é esse:
https://www.youtube.com/watch?v=Z8dixVRMI2kO link para o tópico no fórum da Allegorithmic é esse:
https://forum.allegorithmic.com/index.php?topic=405.0Mas não tem o download da conexão.
Abração e tudo de bom.
André Vieira