Eu ja tive esse tipo de problema.. até onde eu lembro, tem algo a ver com o mapeamento do objeto... Pq as engines (tradicionalmente) usam o canal 2 do mapeamento pra questões de iluminação... Então deixe o canal 2 do mapeamento sempre livre, ou mapeado de uma maneira basica (tipo pelos angulos das faces, etc..(e sem sobreposição de UVS)) q, até onde eu lembro, n vai dar esse problema...
Vish peor q pessoal q eu to trampando faz as coisas na Unity e, véi... vai vêno q vc tá até tentando fazer GI com o UE4... Se vc fosse fazer na Unity vc ia ter q fazer um curso de programação, NO MINIMO, só pra poder fazer um material 2-sided... OSSO!, ou, acho q eu detesto à Unity, e a Unity me detesta.. hehe... Pq eu sempre consigo as coisas facinho na UE4 e peno, mas peno MUITO mesmo, pra poder fazer uma parcela da mesma coisa, na Unity... ÓSTEO!!!..
Interessante a questão q o André mencionou.. é bastante pertinente mesmo.. e essa questão do 'lightmap', até onde eu sei, é gerida pelo segundo canal do mapeamento... (pra resumir, digamos q tem lá o primeiro 'canal' do mapeamento.. esse primeiro canal do mapeamento vai dar conta ou, é da natureza desse primeiro canal do mapeamento, nas engines, de determinar como vai ser posta as texturas e tal... no sentido de um mapeamento pra um plano euclidiano e tal..
Mas, nesse sentido da duvida, caso vc n esteja construindo seus mapas de uma maneira procedural, é uma questão de vc fazer um mapeamento mais coeso pras partes do seu mapa e tal... Procedendo dessa maneira (a controlar diligentemente aos mapeamentos dos elementos da cena) esse tipo de problema de shading não vai existir...
@Edit: Mas eu vejo o "Bom" na Unity tbm... Embora q eu realmente n goste de trabalhar diretamente com a Unity... Mas, realmente, não é coisa muito além de dizer q o q vc é agora e n consegue, e q, no futuro vc de fato vai conseguir... E isso me lembra dessa musiquinha, de um desenho e tal... é um pouco 'tradicional' da minha 'natureza', eu trazer essas musiquinhas... então houve essa musiquinha, pra alegrar às possibilidades de vc conseguir isso aí q vc quer xd... Imagino q esse tipo de coisa esteja bastante abaixo do q vc poderia conseguir em muito pouco tempo...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..