Oi Victor, tudo bem?
Especificamente sobre a distância das linhas de Edges, que chamamos de Loop de Edges, é para controlar a a suavização e o arredondamento da malha quando aplicar o TurboSmooth.
Em modelagem poligonal a gente faz tudo bem quadradão, bem bruto, porque no final aplicamos o TurboSmooth que vai suavizar tudo adicionando mais polígonos e arredondando os cantos vivos.
Com 1 no Interation do TurboSmooth, cada face quadrada do objeto se subdivide em 4, com 2 no Interations cada face se subdivide em 16, então, o aumento é exponencial e raramente usamos 3 no Interations.
Veja a primeira imagem em anexo, os dois Boxes vermelhos mostram a malha Lowpoly e do lado a malha subdividida com TurboSmooth usando 1 no Interations.
Como a malha Lowpoly só tem um Loop de Edges no meio de cada lado do Box, distante das quinas dele, quando aplica o TurboSmooth o objeto fica bem arredondado.
Agora repare nos Boxes azuis, onde criei um Loop de Edges próximo das quinas em todos os lados do Box Lowpoly.
Quando apliquei o mesmo TurboSmooth com 1 no Interations ele ficou bem menos arredondado, apenas os cantos arredondaram porque aqueles Loops de Edges que criei seguraram o arredondamento do TurboSmooth.
Em vez de arredondar do meio de cada lado até a quina, ele arredondou apenas entre o Loop de Edges que criei e a quina.
Portanto, são os Loops de Edges que controlam a subdivisão do TurboSmooth e você deve colocar mais onde precisa de detalhes e menos onde não precisa.
Te garanto que modelagem é só uma questão de prática, essa insegurança inicial acaba rapidamente depois que pega o jeito de "pensar" em Poly.
Rosto de personagem humano é super fácil porque tem um monte de imagens da topologia na internet e se seguir, sempre vai dar certo.
Estou postando duas destas imagens de topologia da cabeça para você ver, fazendo desta forma também poderá animar sem causar artefatos no Mesh, pois os Loops seguem as linhas dos músculos do rosto.
O importante é saber criar qualquer tipo de forma com qualidade na malha como furos, vincos curvos e similares, se estudar isso você modela tudo que quiser.
Essa imagem que você postou em anexo mostra como fazer justamente isso, mostra como você curvar um Loop de Edges sem causar problemas na subdivisão da malha, então, dependendo da quantidade de Loops que tem você curva de uma forma diferente para sempre respeitar os polígonos quadrados, pois a subdivisão não gosta de polígonos com 3 ou mais de 4 lados, tem que ser sempre 4.
O Arrimus3D é um ótimo canal do Youtube sobre modelagem poligonal no Max, se pegar os vídeos mais antigos ele mostra como fazer diversos detalhes complexos em malhas curvas e tudo mais, aprendendo isso você faz qualquer coisa.
O canal do Arrimus3D é esse:
https://www.youtube.com/channel/UCSLLdTBwLMfTKWS56tOiQpw/videosNo caso destas dúvidas específicas igual a que postou, é só perguntar aqui que vou te responder com o maior prazer, em pouco tempo estará modelando com segurança e confiança.
Abração e tudo de bom.
André Vieira