Dúvida Sobre Posicionamento

Por: Khauna  

Em: 10/05/2005 20:31

Opa pessoal, eu sempre frequento o forum aqui lendo e vendo os trabalhos do pessoal, so postei a muito tempo e agora como voltei a mecher tenho algumas duvidas. Estou usando um boneco composto de objetos simples (1 objeto pra coxa, outro pra canela, pé, etc) pra teste de animação, animação de objetos mesmo, pra eu testar algumas ideias. Então estou enfrentando um problema, quero fazer uma animação em que o personagem fica em uma postura de combate, uma "ginga", ele fica balançando o corpo pra trás, levemente, so pra não ficar estatico, até ai tudo bem. Porém, o pé dele se move do lugar na medida que eu animo (os objetos estao linkados de baixo pra cima), e a posição não fica nada natural, eu quero os pés fixos em seus lugares enquanto o resto do corpo se move, consegui achar um caminho pra isso, eu clonei os 2 pés e deixei em cima pra usar de referencia, entao cada node novo que eu coloco na frameline de animação eu ajusto os pés de acordo com as cópias, os resultados são bons mas eu acho que posso estar perdendo tempo pra nada. Não teria um jeito de eu por exemplo: quando fizer uma posição nova que mova o pé, ao invés de ajustar manualmente pra posição da cópia, usar alguma ferramenta que faça isso automaticamente? Lembrando que o unico movimento que estou usando é a rotação, não posso deslocar o pé (senão seria fácil, apenas copiar os frames). Bem, é isso, se eu expliquei mau me falem mas nao deixem de responder hehe T+
Olá... Eu entendi muito pouco, mas animar deste jeito é foda heim....e pode ter certeza que esta perdendo tempo sim.... bom ferramenta não tem, mas se a copia estiver exatamente na posição dos outro objetos que esta animando você pode copiar a posição dos mesmo e passar outro utilizando algumas linhas de script utilizando a notação de ponto. a linha abaixo retorna a posição do objeto [X,Y,Z] $nome_copia.pos ou $nome_copia.position para posicionar o outro objeto na mesma posição da copia vc extrai a posição com a linha acima e repassa para o outro objeto assim: $nome_do_outro_objeto.pos = $nome_copia.pos Bom é isso, ate da pra fazer mais coisas em animação com scripts e scripts controllers sabendo usar facilita muito..... Ate
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Eu sei que dessa forma eh dificil, mas estou fazndo pra um jogo que so aceita dessa maneira, por 1 lado eh bom, começar no dificil ^^
Oi Khauna, tudo bem? Seja para jogo ou para animações 3D, não é assim que se anima personagens. Essa é a parte mais complexa do 3ds max e tem muita coisa para estudar, muita mesmo. Normalmente se começa a estudar animação de personagens depois que já conhece tudo de animação no 3ds max. Porque não é simples não. Em qualquer caso deve usar um Solver de IK, porque animar movendo diretamente cada parte do personagem é pior que pagar promessa. No caso de jogos se usa o Limb Solver, que foi feito exclusivamente para isso, no caso de robôs e máquinas se usa o HD Solver e em caso de personagens orgânicos se usa o HI Solver. Se apenas criar essa estrutura óssea, já vai ser mais fácil de animar, mas mesmo assim ainda é um martírio. Para animar um personagem decentemente tem que criar o que chamam de Rig, que é a estrutura que move e controla a estrutura óssea. Ai a coisa complica bem, precisa conhecer muito bem os Constraints, Controllers, Wires, Expressions e tudo mais para poder montar o Rig da forma que desejar. Com uma estrutura assim, nunca o pé vai se mover apenas porque moveu a cintura do personagem para frente e para trás. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 561

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.