Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
J.F.Verissimo   Recife - AC
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Ramires   Porto Velho - RO - RO

Portfólios Ver Mais

rafaelwolfart   Campo Bom - RS
ad_ribeiro   Sao Paulo
Rosinha   Rio de Janeiro - AC
jjacq   são paulo - AC

Matte shadow com mental ray max 2018

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 15/09/2018 15:45

Boa tarde moçada, beleza?

Estou sem o V-ray e estou tendo que me virar com mental ray, no entando estou tentando aplicar um fundo transparente que apareça as sombras dos objetos, matte shadow, porem ele não fica transparente e nem produz sombras, como faço para funcionar?

Abraço a todos
Estou usando o Max 2018 e v-ray para o max 2018.
V-ray não é MENTAL RAY, para o Max 2018.
desculpem.
Oi Neosmar, tudo bem?

O Mental Ray não aceita o Matte/Shadow nativo do 3ds max, precisa usar o Material MatteShadow/Reflection, como mostra a primeira imagem em anexo.

Dai é só aplicar este material no Plane e colocar a imagem de fundo no primeiro Slot dele, o Camera Mapped Background, como mostra a segunda imagem em anexo.

Porém, para ficar legal, a iluminação tem que ser pelo menos parecida com a iluminação da imagem de fundo e a melhor forma de fazer isso é usando uma imagem HDR.

Então, normalmente você vai aplicar uma imagem HDR na luz Standard Skylight ou na MR Sky para reproduzir a iluminação da imagem de fundo.

Aqui na 3D1 tem o download deste exemplo que usei agora para te mostrar o resultado e você poderá ver as configurações, fica neste link: http://3d1.com.br/recursos/215/matteshadow-mental-ray

Qualquer dúvida sobre ele é só falar.

O MatteShadow/Reflection também aceita esconder objetos atrás de objetos da foto e refletir os objetos 3D nos objetos da foto, como mostra a terceira imagem em anexo.

Neste exemplo eu fiz a configuração completa, com iluminação HDR, Backplate do mesmo lugar e aplicação do MatteShadow/Reflection para projetar sombras, refletir e esconder objetos.

Você pode baixar este exemplo neste link: http://3d1.com.br/recursos/215/3d-dentro-de-foto

Qualquer dúvida sobre ele é só falar.

OBS: Nos dois exemplos, se você trocar a imagem HDR e a foto de fundo pelas que deseja usar, é provavel que funcione perfeitamente, dai só vai precisar refazer o Perspective Match para realinhar a câmera com a foto de fundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 844, sendo 23 membro(s) e 821 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, Acfabbri, Christoni, gilson antunes, Rodrigo, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, lionel, Osvaldo Arquiteto, Eng Damasceno, emersonforentin, Eduardo Ramos, Geraldo Nunes, Carlos E. Nogueira, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, ., Celso Borttoloto, mastermax, Sergio1987, Duda, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.