Oi Estrazulas, tudo bem?
Se você usava o Mental Ray e não se incomodava com o tempo de renderização, pode migrar para o Arnold que está integrado no Max igual era o Mental Ray e não vai dar dor de cabeça com Plug-ins e tal.
O Arnold oferece os efeitos dos renderizadores modernos, mas é lento perto dos outros, na GDC deste ano a Autodesk mostrou uma versão para GPU dele, quem sabe logo lançam e dai vai renderizar mais próximo da velocidade dos outros.
O maior problema do Arnold no Max é o Render To Texture, que não permite produzir vários mapas.
As outras opções gratuitas plausíveis são o Radeon ProRender e o Appleseed.
O Radeon fica aqui:
https://www.amd.com/en/technologies/radeon-prorender-downloadsO Appleseed fica aqui:
https://appleseedhq.net/download.htmlAgora, se quiser esquecer renderização e ver tudo em tempo real com qualidade final na Viewport, renderizar animação no mesmo tempo de duração do vídeo, criar animações procedurais e até aplicações interativas em 3D, use o Unreal que é totalmente de graça e te leva para um mundo onde a renderização realista acontece a 60 Frames por Segundo.
Você pode ver um vídeo de exemplo e baixar uma maquete interativa neste tópico:
https://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-maquete-eletronica/99647O Blender, indicado muito bem pelo Fernando, é outra opção para se livrar da renderização, pois ele ganhou uma Viewport de Engine igual a do Unreal, então, se for apenas para renderizar e animar é uma boa opção.
Abração e tudo de bom.
André Vieira