Oi likegrillo, tudo bem?
O 3ds max não mostra os modificadores quando tem vários objetos selecionados ao mesmo tempo, apenas quando seleciona um por vez.
Então, se selecionar 2 ou mais objetos na Viewport, mesmo que não estejam agrupados, não vai aparecer os modificadores deles, nem o Editable Mesh e nenhum outro, como mostra a primeira imagem em anexo.
O agrupamento é igual a seleção de vários objetos funcionando como 1 só, então, se aplicar algum modificador no grupo, ele vai aparecer com o grupo selecionado, mas os modificadores individuais de cada objeto só poderão ser acessados se apenas o objeto estiver selecionado, como mostra a segunda imagem em anexo.
Porém, você pode abrir o grupo no menu Group > Open para acessar os objetos do grupo individualmente e ainda poderá mover todo o grupo, selecionar todos os objetos ou acessar os modificadores do grupo porque aparecerá o Gizmo do grupo quando ele estiver aberto, é o aramado rosa mostrado na última imagem em anexo.
Selecionando este aramado você estará selecionando o grupo, então, pode mover, rotacionar, aplicar outros modificadores como se o grupo estivesse fechado.
Da mesma forma que abriu o grupo, você também fecha ele no menu Group > Close.
OBS: O Editable Mesh é um recurso antigo, para modelar é melhor usar o Editable Poly.
O Editable Mesh é usado apenas se for exportar para Games e somente na hora da exportação.
Você converte entre Editable Mesh e Poly clicando com o botão direito e escolhendo Convert To.
Abração e tudo de bom.
André Vieira