Oi Anonymumm, tudo bem?
Eu não manjo muito de Hardware, mas vou dar minha opnião com base na minha experiência pessoal.
Eu acho a Quadro um engodo, uma enganação, porque ou você compra a Top de linha que custa uma fortuna, ou então é melhor pegar uma GTX.
Olhando no site da Nvidia a Quadro K2000 tem apenas 640 Cores CUDA, enquanto a minha velha GTX 970 tem 1664, mais que o dobro, quase o triplo.
Sei que na Europa as Quadro são mais acessíveis, mas isso também significa que as GTX são ainda mais acessíveis.
Portanto, eu acho que você devia fazer uma experiência, troque a K2000 pela melhor GTX que conseguir comprar, se possível a GTX 1080Ti.
Aposto que vai sentir uma diferença enorme em relação a K2000 se usar aplicações pesadas graficamente como o Unreal ou renderização por GPU com o V-Ray, por exemplo.
Agora, sobre maior realismo na Viewport do Max, não vai mudar nada mesmo que tivesse uma RTX.
Você pode habilitar recursos por todo o programa para melhorar a qualidade gráfica na Viewport, dependendo de cada situação, como Preview do DOF da câmera, AO, Shaders OSL e tal, mas é trabalhoso.
Vale muito mais a pena você configurar o V-Ray GPU (RT) para rodar no Active Shade do Max, dai você tem a renderização de verdade em tempo real, principalmente no seu caso que trabalha com objetos, pois cenas complexas levam um certo tempo para suavizar.
Mas em cenas de estúdio você verá tudo em tempo real com qualidade final, qualquer modificação se reflete imediatamente no Render, seja numa tela separada ou até mesmo na própria Viewport.
Se quiser eu te ensino a configurar o V-Ray no Active Shade.
Dai vai precisar mesmo da GTX, porque essa K2000 não vai conseguir entregar o Render em tempo real no Active Shade.
Agora, sobre o problema da versão do CUDA, eu não sei dizer e nunca vi isso, parece que a Adobe está perdendo a mão mesmo heim!!!
De qualquer forma, será que não é só atualizar o Driver, pois a versão costuma ser do Driver de vídeo, mas mesmo que não seja, não é possível que os Softs da Adobe não aceitam uma GTX 1080!!!
Abração e tudo de bom.
André Vieira