Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
arbarcelos   Porto Alegre
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

Paolo   São Paulo - SP
cauewoe   SP - SP
decosouza   Rio de Janeiro - RJ

Atualizar só placa de vídeo para renderizar por GPU.

Por: byboca  

Em: 26/06/2020 10:26

Bom dia povo
Sei que nem todos são técnicos de informática mas podem me ajudar com sua experiência.
Esses dias pensei em dar uma fuçada no twinemotion e instalei no meu pc, só que nem abriu com minha placa de vídeo, aí me dei conta de que meu pc está fazendo 10 anos de vida.  Então, é um i7 870, 2.93  e uma placa de vídeo (não riam da miséria alheia) 9800gt e 8 gb de ram.  Pois bem, andei stalkeando suas postagens sobre placa de vídeo, visto que não vou trocar todo o equipamento nesse momento inseguro, mas graças a deus ainda tenho trabalho.  O André sugeriu para o joão uma 1080, mas a 1660 também é boa (a 1080 parace meio difícil até de encontrar).  O Juliano tem uma 1070 que renderiza tão rápido quanto o ryzen 7 dele.  Então pensei em pegar uma dessas para renderizar por gpu por enquanto, pelos meus cálculos a 1070 renderiza em 1/6 do tempo que meu i7, sem falar que vai agilizar muito a minha viewport, pois esses dias me vi aos tombos para finalizar um complexo esportivo, me safei com algumas dicas da galera aqui da 3d1 (quando vier as alterações finais vou postar aqui).
Anexo minha placa mãe e especificações da  placa de vídeo 1080 (imagino que a 1660 e 1070 sejam parecidas).  Minha dúvida maior é se dá para instalar essa placa de vídeo nessa placa mãe, me parece que a pci express da placa mãe e 2.0 e a da placa de vídeo é 3.0, isso causaria alguma incompatibilidade?  Minha idéia é só comprar a placa de vídeo agora e futuramente troco placa mãe, processador, etc.
Gostaria de todas as opinões possíveis sobre as questões acima, se é viável, etc.
Agradecido desde já.
Pode colocar tranquilo a placa de vídeo na placa-mãe, mesmo elas sendo de uma versão de PCI diferente. A única coisa que você tem que se preocupar é com a fonte, porque a gtx 1080 pede muita energia.
artstation.com/pou556
Estou bem inclinado a uma 1070 (desculpem não colocar os prefixos, mas vocês entendem, eu não, kk).  A minha fonte acho que é 500w real, mas essa é barata pra trocar se for preciso.
Oi Byboca, tudo bem?

Eu acredito que a placa PCI-E 3 vai rodar no Slot PCI-E 2, porém, vai rodar mais lenta do que deveria, então, você não vai aproveitar tudo que a placa permite.
Neste caso pode ser que valha mais a pena procurar uma placa um pouco mais antiga que seja PCI 2, acho que a série 800 é PCI 2, se não me engano.
Mas se pretende trocar a placa mãe em breve, dá para usar a placa de vídeo PCI-E 3 até trocar, só toma cuidado com a fonte como o Paulo disse.

Uma boa idéia é colocar um SSD para instalar o Windows e os programas, deixando a HD só para os arquivos.
Um SSD de 240 GB é barato e vai dar uma diferença incrível na máquina, vai agilizar tudo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Aí, André
Pois eu tenho SSD a uns anos no meu pc e ele até e bem ágil mesmo, por isso estava acomodado.  Para projetos pequenos, residencial, até pequenos prédios eu estava tranquilo. Geralmente deixo renderizando no batch render de madrugada.  O fato é que tenho que me atualizar em equipamento e, como eu disse, pelos meus cálculos, baseado nos testes com a placa do Juliano Kloss, a placa 1070 já renderiza em 1/6 do tempo do meu i7.  É uma grande diferença. Só não estava a fim de comprar tudo de uma vez só, então vou tentar uma placa de vídeo para iniciar e já vai me dar um alívio.  
O fato do processador ser mais fraco, inicialmente, vai puxar o freio de mão no desempenho do render da placa de vídeo?  Ou o render GPU é totalmente independente?
Sugestão: compra usada num forum como o hardmob (com a devida cautela), como saiu a série 30 da rtx o preço das 1080 devem cair um pouco e muita gente vende placas com pouquíssimo tempo de uso só pra comprar uma rtx 30 novinha.
byboca:
O fato do processador ser mais fraco, inicialmente, vai puxar o freio de mão no desempenho do render da placa de vídeo?  Ou o render GPU é totalmente independente?
O render nunca fica independente da CPU pois a cpu ainda fica responsável por fazer um streaming de buffers de vértices da ram pra GPU, então se o processador for muito lento pode sim ser um gargalo. Mas esse gargalo só será relevante se pretende fazer render real time, pra acelerar render ray traced talvez não seja um enorme problema, apenas um pequeno detalhe (que existe).
Bom dia
Obrigado pela opinião de todos.  No fim tive que comprar.  Comprei uma 1660.  Até se sai bem no render com vray rt.  Ainda estou me acostumando, pois o rt tem algumas peculiaridades.  Melhorou o render por cpu pois a placa que eu tinha não aceitava vray denoiser. Assim com essa posso relaxar um pouco as configurações do vray e o denoiser limpa no final.  Na viewport não vi tanta diferença quanto imaginava.  Melhorou um pouco pois voltei para nitrous - direct3d 9.0, no nitrous - direct3d 11 não era tão ágil.  Imagino que aí sim seja um gargalo do processador.  De repente quando atualizar o processador a coisa melhore.
Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1004, sendo 20 membro(s) e 984 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Adalberto Batista, Vladis, rauldossantossousa, Eduardo Ramos, Abilio, gago, Victor Mendonça, Adalberto Rocha, Reinaldo Silva, Le_Andro, Juarez, Leonardo Muller, Ronaldo Junior, Lucas Reis, Henrique Ribeiro, Thiago Couto, JMDesign, magster, Antigo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.