Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bira   São Paulo
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP

Portfólios Ver Mais

ejonnes   Aracaju - AC
Bergi   Manhuaçu / MG
rudieriel   Gravataí - RS

ajuda na iluminção mental ray ideal

Por: adelande  

Em: 09/08/2020 13:33

ai galera boa tarde, preciso de uma ajuda de como criar uma eluminção mental ray ideal, pois quase nao uso o metal ray e gostaria muito de aprender o maximo sobre ele.
pq o mental ray meu? é lerdo pra kct pega o vray ou corona
Att: João Maciel.
Oi Adelande, tudo bem?

Eu posso te ajudar em tudo que precisar sobre o Mental Ray, mas realmente não vale a pena estudá-lo hoje em dia como disse o JMDesign.

Uma imagem que o Mental Ray leva 1 hora para renderizar, o V-Ray renderiza em 5 minutos ou menos, a diferença de velocidade é gigantesca porque o Mental Ray não evoluiu, mesmo se comparar com versões mais antigas do V-Ray como a 3x.

De qualquer forma, respondendo a sua pergunta:

1- Antes de tudo, vai facilitar bastante se modificar o Default Switcher do Max para o Mental Ray.
Você acessa ele pelo menu Customize > Custom UI And Defaults Switcher, é só escolher a opção Max.mentalray como mostra a primeira imagem em anexo e depois clicar no botão Set.
OBS: Não escolha o Deign.VIZ.mentalray

2- A melhor forma de trabalhar no Mental Ray é configurar o Final Gather com baixa qualidade, apenas para fazer o rebatimento da iluminação, e deixar o sombreado refinado para o Ambient Occlusion, pois se tentar fazer o sombreado refinado com o Final Gather a renderização levará dias.

Portanto, basicamente é só você criar o sistema Daylight com as luzes MR Sun e MR Sky para gerar a iluminação externa, dando OK em todas as mensagens que aparecer, como mostra a segunda imagem em anexo.
Não precisa modificar nenhuma outra configuração do Daylight, apenas alterar o horário do dia se desejar através do painel Motion, o que tem o ícone da rodinha.

3- Se fez tudo certo até agora, é só criar a câmera na cena, teclar 8 para abrir a janela do Environment e ajustar o valor do EV no Exposure Control.
Note que o MR Sky estará aplicado no Environment, ele foi aplicado lá quando criou o Day Light com a luz MR Sky.
O MR Potographic Exposure Control também já estará aplicado no Exposure Control logo abaixo, ele também foi criado junto com o Daylight quando colocou a luz MR Sun.

O valor do EV controla a claridade da cena, em foto de área externa em dia de sol forte tem que usar valores altos como 14, 15 ou 16, caso contrário a imagem ficará completamente branca.
Em cenas internas durante o dia com grandes aberturas você pode usar 13, 12, 11, faça alguns renders de teste para encontrar o valor correto.
Se a abertura for pequena e entrar pouca luz tem que baixar mais o valor do EV para 9, 8 ou 7.
Em cenas internas de noite usando apenas iluminação artificial você vai trabalhar com valores bem menores como 5, 4 ou 3.

4- Em cenas internas de dia você precisa colocar a luz MR Skyportal em cada abertura de porta e janela para ajudar a luz entrar no ambiente, não precisa modificar nenhuma configuração da Sky Portal.
Já as demais luzes artificiais você simula com a Photometric Free Light.

Você precisa habilitar a sombra dela com Ray Traced Shadows, escolher o tipo de luz no Light Distribution (Type) e depois poderá escolher a forma da luz no Shape/Area Shadows, como mostra a quarta imagem em anexo.
O mais importante de tudo é definir a intensidade com valores realistas das luzes reais, então, como base você pode considerar que 150 Candelas equivalem a uma luz de 100W.
Se colocar valores fora da realidade não vai dar certo, pois a luz vai iluminar de mais ou de menos.

5- Como disse no início, o sombreado refinado tem que ser feito com AO, então, em todos os materiais você vai habilitar o AO no menu Special Effects do material Arch&Design e todos os objetos da cena devem ter materiais Arch&Design.
A configuração do AO depende de cada objeto, mas em todos precisa habilitar a opção Use Color From Other Materials (Exact AO), isso é muito importante.
Depois você pode definir o Samples conforme a importância do objeto que vai receber o material, objetos maiores como paredes, pisos e tetos você usa 32, objetos médios como os móveis você pode usar 24 e nos objetos pequenos pode usar 18 ou 16.
O Max distance é bom deixar em torno de 50 cm em maquete, só no caso de objetos bem pequenos que você pode diminuir para agilizar.

6- A configuração do Render em si é bem simples, basta colocar 1 no Shadow Quality na aba Global Illumination e mudar o Diffuse Bounces, em cenas externas você pode usar 2 ou 3, em cenas internas use entre 4 e 7.
Depois é só entrar na aba Renderer e ajustar o Antialiasing para não ficar serrilhado, usando o método Classic/Raytraced normalmente sempre vai trabalhar com 1 no Min e 4 no Max, as vezes vai usar 1 no Min e 16 no Max se algum material ficar granulado, exagerando vai usar 4 no Min e 16 no Max para casos muito especiais.

Basicamente é só isso, se tiver qualquer dúvida sobre o que eu falei é só dizer que eu explico melhor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
adelande:
ai galera boa tarde, preciso de uma ajuda de como criar uma eluminção mental ray ideal, pois quase nao uso o metal ray e gostaria muito de aprender o maximo sobre ele.

boas!
Olha, eu usei o mental ray durante muitos anos, mas infelizmente ele foi descontinuado. Também o tempo de renderização nele não ajudava muito. E ele também tinha uma configuração muito manual para cenas internas. A Nvidia começou a focar mais no Iray e foi, aos poucos, deixando o mental ray de lado.

Há renderizadores que tu pode aprender de boa.
Corona se tu não se importa muito com tempo de renderização e prioriza qualidade de GI.
V-ray é o mais usado. Ele possui otimizações para tempo de renderização mais rápido, mas também pode ser configurado para alta qualidade em GI, mas tempo de renderização é alto.

Há outros renderizadores também e bem bacanas.
Pena o MR nao ter evoluido como Vray e Corona (nao o virus chines)
Juliano Kloss:
Pena o MR nao ter evoluido como Vray e Corona (nao o virus chines)


pena foi eu ter continado tanto tempo nele. hahaha!

Eu já imaginava que algo do tipo iria acabar acontecendo. Empresa de GPU decide adquirir um renderizador. Daí já lança a versão para GPU. Era uma vez a versão de CPU. Só era questão de tempo.
Oi pessoal, tudo bem?

Realmente é uma pena a Nvidia não ter investido no Mental Ray e nem mesmo no iRay, pois só queriam a tecnologia de Ray Tracing deles para desenvolver o que conhecemos hoje como RTX e que acelera quase todos os Renders do planeta.

Porém, imaginem que maravilha seria a Nvidia ter um Render bem desenvolvido e baseado na própria tecnologia das placas RTX, poderia ser o Render mais veloz do mundo, já que teriam Software e Hardware perfeitamente integrados.

Entretanto, o Mental Ray vive dentro de todas as placas RTX, pelo menos o núcleo dele com a tecnologia de traçamento de raios, portanto, ele que nasceu como o primeiro renderizador comercial por Ray Tracing do mundo e guiou todos os outros que vieram depois, se tornou um facilitador para os demais renderizadores e ajudou a proporcionar a revolução do Ray Tracing que estamos vivendo atualmente, é um bom consolo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
new:
Juliano Kloss:
Pena o MR nao ter evoluido como Vray e Corona (nao o virus chines)


pena foi eu ter continado tanto tempo nele. hahaha!

Eu já imaginava que algo do tipo iria acabar acontecendo. Empresa de GPU decide adquirir um renderizador. Daí já lança a versão para GPU. Era uma vez a versão de CPU. Só era questão de tempo.
Pois é, também fui muito teimoso e hoje adoro muito o Vray (tinha era pavor desse render, como diz os paranaense, TONGO kkk) 

E atualmente render só Vray Next!!!
Andre Vieira:
Oi pessoal, tudo bem?

Realmente é uma pena a Nvidia não ter investido no Mental Ray e nem mesmo no iRay, pois só queriam a tecnologia de Ray Tracing deles para desenvolver o que conhecemos hoje como RTX e que acelera quase todos os Renders do planeta.

Porém, imaginem que maravilha seria a Nvidia ter um Render bem desenvolvido e baseado na própria tecnologia das placas RTX, poderia ser o Render mais veloz do mundo, já que teriam Software e Hardware perfeitamente integrados.

Entretanto, o Mental Ray vive dentro de todas as placas RTX, pelo menos o núcleo dele com a tecnologia de traçamento de raios, portanto, ele que nasceu como o primeiro renderizador comercial por Ray Tracing do mundo e guiou todos os outros que vieram depois, se tornou um facilitador para os demais renderizadores e ajudou a proporcionar a revolução do Ray Tracing que estamos vivendo atualmente, é um bom consolo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boa noite André

Lembro ainda das aulas de um curso Mental Ray (pirata que comprei no Mercado Livre , inclusive seu sauhsuahs) e logo depois comprei o de maquete, direto aqui do site! e foi melhor investimento que fiz, fico imaginando um MentalRay altamente produtivo, rapido e realista e seus cursos atualizados... mais enfim nada é como queremos e temos muitas opções boas e com fluídes de trabalho
Oi Juliano, tudo bem?

Eu agradeço muito pelas suas palavras e realmente fiquei emocionado com a sua mensagem.
Também sinto muito que as coisas não aconteceram da forma que imaginei, não passou nem perto.
Só para você ter uma idéia, eu comecei a gravar um novo curso de Mental Ray 3 vezes e parei depois de 8 ou 10 vídeos, fora os cursos de modelagem e animação que planejei e nunca nem iniciei.
Infelizmente passei por muitos problemas pessoais que tornaram difíceis as gravações, além do tempo perdido tomando rasteiras e canseiras para tentar fazer um site minimamente decente sem nunca conseguir.

Mas graças a Deus hoje eu vivo em paz e moro num lugar super tranquilo onde posso gravar a qualquer hora.
Portanto, apesar de ter que dedicar um tempo para cuidar das coisas do sítio, estou me empenhando em gravar o melhor curso de Unreal que eu consigo, pegando desde o zero para quem não entende nada e levando até o mais avançado em termos de maquete interativa.
Se for bem eu pretendo continuar seguindo para aplicações interativas mais avançadas para os mais diversos fins como treinamento de funcionários, simulações de produtos, aplicações colaborativas multiusuários, AR, MR, VR, entre outras.

OBS: Também adoro o V-Ray. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135227

Últimos membros registrados: mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark.

Usuário(s) on-line na última hora: 1087, sendo 27 membro(s) e 1060 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Vladis, Baldo, marcola, JMDesign, nickatram, rodneitjr, mauriciovrc, Saone, Thiago Couto, Fabio Catelleno, Le_Andro, gago, Adalberto Rocha, Hot, Pedro Juliato, Pauladcr, Gabriel.C, Osvaldo Arquiteto, magster, rodolfosantos3d, Ronaldo Junior, Duda, Victor Mendonça, Reinaldo Silva, mixel.amorim, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.