Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
clebercmds   Timbó - SC - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
the borba   santa catarina

Portfólios Ver Mais

Ricardo   Joinville s/c
MCODesign   Ipiranga - SP - SP
candido3d   Rio de Janeiro, Brasil - RJ
Thiago Luz   Poços de Caldas

Problemas com a GPU quadro ao migrar do max 2011 para 2016

Por: Broks  

Em: 11/08/2020 12:04

Saudações a todos!
Sempre trabalhei no max 2011 com quadro 4800  (workstation xeon biprocessada) com excelente performance da GPU . Recentemente migrei para max 2016 e estou tendo linhas aleatórias quando dou zoom ou mudo de quadrante  , um amaranhado de linhas tipo teia de aranha , que prejudica muito o rendimento do trabalho .
Será que a quadro 4800 está ultrapassada para as novas versões do max?  Se for , algo pode ser feito para acabar com problema?

Grato!
Oi Broks, tudo bem?

A partir do 3ds max 2015 a Viewport e a interface começaram a passar por modificações e causaram muitos problemas, parece que o auge deles aconteceu na versão 2017, depois começaram a diminuir e no 2020 voltou ao normal, então, foram 5 anos de martírio com a Viewport e depende muito da sorte, pois tem configurações de hardware que apresentam poucos ou quase nenhum problema e tem configurações que simplesmente não dá para trabalhar com o programa.

Eu sugiro que você teste vários Drivers de vídeo da Quadro, não sei se ainda existe o MaxTreme, o Driver específico da Quadro para o 3ds max, se existir e tiver instalado, tente sem ele ou usando outra versão, teste também o Driver normal e teste Drivers mais antigos em vez do mais recente, infelizmente tem que achar o que dá certo.

A opção estúpida para acabar de vez com o problema é mudar o modo de exibição do programa para OpenGL, Direct3D ou Software no Customize > Preferences > Viewports > Choose Driver, porém, vai perder muito em desempenho e no caso de colocar na opção Software, a placa de vídeo não estará mais sendo usada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Opa!
Tudo bem André ?
Foi duro ouvir  mas ,era o que eu imaginava . 
Valeu abs!
Oi Broks, tudo bem?

Não desiste não, o problema é mais do 3ds max do que da sua placa, mesmo ela sendo antiga.
Teste todos os Drivers que encontrar, algum vai funcionar bem no seu PC.

A Quadro FX 4800 é similar a arquitetura da GeForce GTX 260, então, é uma placa antiga mas que roda o Max, pois eu tinha um PC antigo aqui com uma GTX 250 que rodava normalmente o Max.

Agora, se tiver condições de comprar uma GTX um pouco mais recente, por exemplo da linha 800, já vai melhorar bastante o desempenho, mas antes precisa ver se ela é compatível com o Slot PCI-E do seu PC para não jogar dinheiro fora.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André , desculpe prolongar um pouco mais o post mas  , tenho novas evidências . DEscartei por lógica simples os drives  e as placas  ,veja , observo o fenômeno das linhas aleatórias e intermitentes em máquinas diferentes com placas diferentes da quadro , ex:  Aconteceu com duas outras mãquinas   i7  com gtx 1070     e  i5 com gtx 1060  , isso com drives atualizados e testes feitos em win 7  e 10  max 2015 , 2016 , 2018 e 2020 . Quero saber sua opinião , mas começo a desconfiar que pode ser algum recurso defaut de todas esta versões .
Oi Broks, tudo bem?

Pode prolongar o post o quanto quiser, é um prazer receber a sua mensagem e se eu souber responder vou fazer com satisfação.

Mesmo se você não tivesse falado que testou em outros PCs, só de ver a imagem eu sou capaz de apostar que o projeto está muito distante do centro do mundo 3D do 3ds max.
É bem típico este tipo de problema com linhas que aparecem do nada e objetos distorcidos.

Todos os programas 3D tipo DCC (diferente de CAD) aumentam a taxa de erro na exibição das coisas conforme a distância das coordenadas 0,0,0.
Portanto, se importar de um programa de CAD e estiver distante, vai acontecer justamente isso que mostrou na imagem.

Felizmente o problema é só visual, tudo está certo no arquivo, mas você precisa mover tudo para próximo do 0,0,0 para ser exibido sem problemas.

Tecle CTRL+A para selecionar tudo, use o menu Group > Group para agrupar tudo e depois digite 0 nos eixos X, Y e Z que aparecem em baixo da Vieport do 3ds max quando está com o Move selecionado, assim, vai mover tudo para o centro e depois pode desagrupar com o Group > Ungroup.

OBS: O ideal é mover para o 0,0,0 no programa de CAD antes de exportar para o Max, porque dai você preserva a posição entre os dois programas e poderá importar apenas uma parte do projeto para correção, por exemplo, que vai cair no mesmo lugar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado André , vou tentar aqui.
Abs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710645.

Total de membros registrados: 138120

Últimos membros registrados: leonardo1, jonatasrocha1234, Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica, fhel11, quickchargepro.

Usuário(s) on-line na última hora: 1438, sendo 24 membro(s) e 1414 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: leonardo1, Sergio1987, netinho muniz, Baldo, TadeuB79, Fabio Catelleno, Celso Borttoloto, Eng Damasceno, jonatasrocha1234, Thiago, emersonforentin, Duda, Geraldo Nunes, gvillapouca, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, nandao, Reinaldo Silva, Pedro Juliato, gago, mastermax, magster, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.