Problemas com a GPU quadro ao migrar do max 2011 para 2016

Por: Broks  

Em: 11/08/2020 12:04

Saudações a todos!
Sempre trabalhei no max 2011 com quadro 4800  (workstation xeon biprocessada) com excelente performance da GPU . Recentemente migrei para max 2016 e estou tendo linhas aleatórias quando dou zoom ou mudo de quadrante  , um amaranhado de linhas tipo teia de aranha , que prejudica muito o rendimento do trabalho .
Será que a quadro 4800 está ultrapassada para as novas versões do max?  Se for , algo pode ser feito para acabar com problema?

Grato!
Oi Broks, tudo bem?

A partir do 3ds max 2015 a Viewport e a interface começaram a passar por modificações e causaram muitos problemas, parece que o auge deles aconteceu na versão 2017, depois começaram a diminuir e no 2020 voltou ao normal, então, foram 5 anos de martírio com a Viewport e depende muito da sorte, pois tem configurações de hardware que apresentam poucos ou quase nenhum problema e tem configurações que simplesmente não dá para trabalhar com o programa.

Eu sugiro que você teste vários Drivers de vídeo da Quadro, não sei se ainda existe o MaxTreme, o Driver específico da Quadro para o 3ds max, se existir e tiver instalado, tente sem ele ou usando outra versão, teste também o Driver normal e teste Drivers mais antigos em vez do mais recente, infelizmente tem que achar o que dá certo.

A opção estúpida para acabar de vez com o problema é mudar o modo de exibição do programa para OpenGL, Direct3D ou Software no Customize > Preferences > Viewports > Choose Driver, porém, vai perder muito em desempenho e no caso de colocar na opção Software, a placa de vídeo não estará mais sendo usada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Opa!
Tudo bem André ?
Foi duro ouvir  mas ,era o que eu imaginava . 
Valeu abs!
Oi Broks, tudo bem?

Não desiste não, o problema é mais do 3ds max do que da sua placa, mesmo ela sendo antiga.
Teste todos os Drivers que encontrar, algum vai funcionar bem no seu PC.

A Quadro FX 4800 é similar a arquitetura da GeForce GTX 260, então, é uma placa antiga mas que roda o Max, pois eu tinha um PC antigo aqui com uma GTX 250 que rodava normalmente o Max.

Agora, se tiver condições de comprar uma GTX um pouco mais recente, por exemplo da linha 800, já vai melhorar bastante o desempenho, mas antes precisa ver se ela é compatível com o Slot PCI-E do seu PC para não jogar dinheiro fora.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André , desculpe prolongar um pouco mais o post mas  , tenho novas evidências . DEscartei por lógica simples os drives  e as placas  ,veja , observo o fenômeno das linhas aleatórias e intermitentes em máquinas diferentes com placas diferentes da quadro , ex:  Aconteceu com duas outras mãquinas   i7  com gtx 1070     e  i5 com gtx 1060  , isso com drives atualizados e testes feitos em win 7  e 10  max 2015 , 2016 , 2018 e 2020 . Quero saber sua opinião , mas começo a desconfiar que pode ser algum recurso defaut de todas esta versões .
Oi Broks, tudo bem?

Pode prolongar o post o quanto quiser, é um prazer receber a sua mensagem e se eu souber responder vou fazer com satisfação.

Mesmo se você não tivesse falado que testou em outros PCs, só de ver a imagem eu sou capaz de apostar que o projeto está muito distante do centro do mundo 3D do 3ds max.
É bem típico este tipo de problema com linhas que aparecem do nada e objetos distorcidos.

Todos os programas 3D tipo DCC (diferente de CAD) aumentam a taxa de erro na exibição das coisas conforme a distância das coordenadas 0,0,0.
Portanto, se importar de um programa de CAD e estiver distante, vai acontecer justamente isso que mostrou na imagem.

Felizmente o problema é só visual, tudo está certo no arquivo, mas você precisa mover tudo para próximo do 0,0,0 para ser exibido sem problemas.

Tecle CTRL+A para selecionar tudo, use o menu Group > Group para agrupar tudo e depois digite 0 nos eixos X, Y e Z que aparecem em baixo da Vieport do 3ds max quando está com o Move selecionado, assim, vai mover tudo para o centro e depois pode desagrupar com o Group > Ungroup.

OBS: O ideal é mover para o 0,0,0 no programa de CAD antes de exportar para o Max, porque dai você preserva a posição entre os dois programas e poderá importar apenas uma parte do projeto para correção, por exemplo, que vai cair no mesmo lugar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado André , vou tentar aqui.
Abs

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 736, sendo 15 membro(s) e 721 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Wamdersilva, Nuno, wdesign2006, magster, Fernandostd44, Abilio, vsdfvasdf, Reinaldo Silva, Le_Andro, Carlos E. Nogueira, nandao, Frederico Wagner N. R., Roberlane Godoi, Thiago Couto, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.