Geforce 3060 Ti x Geforce 4060

Por: caiorv  

Em: 10/07/2023 10:25

Bom dia!

Estou montando um PC para rodar Autocad, Sketchup, Twinmotion e Enscape. Gostaria de colocar uma placa de vídeo Geforce 3060 Ti ou Geforce 4060, pois ambas estão na mesma faixa de preço que posso pagar (R$ 2,5 mil). A 3060 Ti tem mais núcleos CUDA mas é uma geração anterior, alguém saberia me orientar o que levar em consideração nas placas de vídeo para rodar esses programas? Só encontro matérias testando games por aí...

Muito obrigado!

Oi Caio, tudo bem?
 
Eu não sou especialista em Hardware, mas de todos os computadores que eu tive até hoje, apenas 2 que não comprei as peças e montei sozinho, também só precisei de assistência técnica uma vez e aprendi que não serviam para nada.
 
Realmente a sua questão é um dilema, porque ter mais Cores CUDA ajuda muito nos programas gráficos e simulações físicas.
Outra coisa que pega é a largura de banda da memória 256 bit para a 3060ti e 128 para a 4060.
Porém, se olhar o Clock tem uma boa diferença e isso é muito importante para o desempenho, na 3060ti é de 1.41 GHz e na 4060 é de 1.83.
Outro ponto importante é a arquitetura, a 3060ti é Ampere e a 4060 já é a Ada Lovelace, também tem diferença de geração nos Cores de Ray Tracing, que são muito importantes para a velocidade dos renderizadores Real-Time, na 3060ti é segunda geração e na 4060 é terceira geração.
 
O problema é a memória, ambas possuem apenas 8 GB e a memória limita o tamanho das cenas que consegue rodar em Real-Time ou renderizar pela GPU, a 3060 comum chega em 12 GB igual a que tenho aqui, enquanto que apenas a 4060ti chega em até 16 GB.
 
Portanto, se eu fosse você pegaria a 4060, se for para pegar a 3060 eu acho melhor a comum com 12 GB do que a Ti, que é um pouco mais rápida mas tem 4 GB a menos de memória!
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Pois é André, eu nem tinha comentado sobre a 3060 e sua memória de 12Gb, mas ela também está nos meus planos, até por ser mais barata. São tantos requisitos diferentes de uma placa pra outra que é difícil saber o que na prática vale mais, se é que algum vale mais, ou depende do uso que a pessoa vai fazer...

Tem a Radeon 6750xt 12Gb também (que aparece na mesma faixa de preço) olhando apenas configuração, ela parece ser tão boa quanto as Nvidia, mas não sei se daí entrariam questões de drivers mais otimizados pra Nvidia do que pra AMD...

Muito obrigado pela ajuda André!

Oi Caio, tudo bem?
 
Realmente os requisitos mudam conforme o uso que vai dar nela, é diferente de usar para jogar, para renderizar ou para simulações físicas de engenharia por exemplo.
 
Na minha opinião a coisa mais importante do mundo para quem vai renderizar é a memória, porque num jogo você pode configurar a qualidade um pouco menor das texturas ou reduzir o tamanho da tela e pronto, está resolvido.
Mas na renderização não e se a cena com Meshes, texturas e cálculos de iluminação não couber completamente na memória da placa, não vai renderizar ou vai migrar para a CPU dependendo do Render que estiver usando, dai ficará super lento.
 
As outras especificações vão fazer renderizar um pouco mais rápido ou um pouco mais devagar, mas a quantidade de memória impede completamente de renderizar usando a placa.
Quanto mais memória tiver, poderá colocar mais objetos na cena e texturas com maior resolução, deixando a imagem mais rica e detalhada, por isso que acho a memória o mais importante de tudo para quem vai renderizar.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Muito obrigado André pelas dicas! Abraços
caiorv:

Bom dia!

Estou montando um PC para rodar Autocad, Sketchup, Twinmotion e Enscape. Gostaria de colocar uma placa de vídeo Geforce 3060 Ti ou Geforce 4060, pois ambas estão na mesma faixa de preço que posso pagar (R$ 2,5 mil). A 3060 Ti tem mais núcleos CUDA mas é uma geração anterior, alguém saberia me orientar o que levar em consideração nas placas de vídeo para rodar esses programas? Só encontro matérias testando games por aí...

Muito obrigado!

Mano os reviews que vi dessa 4060 foram todos desanimadores hein!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!

Mano,
só complementando o que já foi dito, entre a RTX 4060 e 3060Ti, pelo o que andei olhando as especificações, prefira a RTX 3060Ti por ter mais CUDA Cores e mais largura de banda.

Sobre renderização por GPU, prefira uma que possua uma quantidade de memória maior. A RTX 3060 possui menor desempenho, mas tem 12GB de memória. Só é bom tu se atentar, pois há RTX 3060 com 8GB de memória também.

Mais memória disponível não aumenta o desempenho, entretanto ajuda a manter o desempenho.

Para games, neste caso, tu pode escolher a RTX 3060Ti por ter maior desempenho. Os games não costumam consumir tanta memória. Na maioria dos casos, 8GB é mais que o suficiente.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707639.

Total de membros registrados: 135248

Últimos membros registrados: kellyabs, erickjapa, kadsanbva, moretzrence, Nahra026, Helgaella99, Girleide, glauciapaiva.

Usuário(s) on-line na última hora: 549, sendo 17 membro(s) e 532 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Gabriel.C, Reinaldo Silva, emersonforentin, Duda, pinart, Eduardo Ramos, rodolfosantos3d, Celso Borttoloto, Junior, claudiosdr, Eng Damasceno, Renatto, Roberto Movanni, new, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.