Oi Dr-Who, tudo bem?
Eu agradeço muito, fico feliz de saber que acessa o site todos os dias e espero poder contar com elas durante 2006 também. :)
Sobre a Usenet, realmente, eu fiquei babando também quando conheci eles, por isso resolvi divulgar para a galera.
É raro encontrar empresas que dispõe deste tipo de equipamento, as que tem depende de encomendar, ai que os caras vão importar o negócio.
Eu fiquei babando na quadro FX 540 que está lá na loja virtual por 1400 reais.
Não é uma super Quadro, é uma das mais fraquinhas, mas já é uma Quadro.
Eu acho que entre pagar 550 doletas, que se o dólar estivesse em dois reais daria 1100, vale muito mais pagar 1400 numa Quadro.
Agora, mesmo que tivesse uma Quadro FX 4500, que é a Quadro mais poderosa de todas, não ajuda no tempo de render.
Você poderia usar o Gelato com o plugin Amaretto, que são softs em desenvolvimento para acelerar o render do Mental Ray baseado no Hardware da Quadro.
Mas está em desenvolvimento ainda.
E mesmo que acelere com eles, é pouca coisa, não é um turbo não.
Se for para acelerar render, vale mais a pena comprar um PC só com processador bom e muita RAM, coloca em rede para o render que vai acelerar legal.
Porque para acelerar legal com placas num PC só, tem que ser aquelas de processadores dedicados a RayTrace, como a Pure 3D, só que é o olho da cara.
As pacas da 3DLabs também são ótimas, a linha Wildcat é super poderosa, mas não tem esse lance de Gelato e tal.
O que uma placa poderosa faz, é melhorar muito o desempenho e os efeitos mostrados na Viewpot.
Com uma placa poderosa, poderia dar Play numa animação mais pesada, direto na Viewport para ver o movimento, sem precisar criar um preview.
Poderia trabalhar com trocentas partículas sem esperar atualizar, poderia colocar objetos bem pesados e virar como se tivesse só uma esfera.
E dependendo da placa, pode ver alguns tipos de sombra com perfeição, alguns tipos de reflexos também.
Com uma quadro, mesmo a mais fraquinha, você pode usar o driver exclusivo MaxTreme, que é muito melhor que o Direct3D e que o OpenGL.
Muito mais do que as placas de vídeo, eu fico babando nas estações, imagine uma Quad Opteron Dual Core, deve ser uma nave interestelar. :)
Abração