Olá brother!!
Kra existe normas sim pra calibragem de monitores mais esse tipo de problema é muito comum acontecer.
Eu já trabalhei para criação de arquivos de Media Impressa e para travalhar com isso o ideal é calibrar o monitor para vc visualizar as cores conforme elas vão ser impressas, o próprio Photoshop tem um assistente para calibragem.
Só que essse tipo de problema continuará acontecendo pois nem todos os usuarios sabem disso e nem se preocupam em calibrar os monitores, por esse motivo isso continuara acontecendo.
Aqui na empresa que eu trabalho acontece isso com frequencia, o meu chefe tem um Laptop HP de tela widescreen de plasma, quando mando meus trabalhos pra maquina dele fico até mais feliz pois a visualização lá é fantastica pois a uma grande qualidade e a calibragem do munitor dele é de outro mundo mais quando mando pro computador do meu colega de sala que é redator fica uma M*@#$!¨%, pois o munitor dele está calibrado para visualizar mais textos do que imagens, porque ele fica o dia inteiro lendo então tem que estar escuro do que o meu.
Já o meu munitor está calibrado pra auta definição, pois já trabalho com imagens e dai por diante.
Resumindo, vc vai deparar com isso em milhares de lugares, a dica é faça seus trabalhos para munitores com alta definição e de tonalidades nem claras e nem escuras....normais.
Infilismente ainda creio eu que não a uma solução para isso, mais se eu tiver errado eu dou liberdade para alguem me corrigir.
Espero ter te ajudado de alguma forma
Abraços