Cara, acho que monitores LCD são tudo de bom!
Tenho um Philips 150S6 e é uma beleza. Jamais vou me arrepender de ter trocado o velho tubo. Quando tinha em mente a troca, muitos amigos disseram que era ruim pra CG e jogos. Outros falaram bem. Mesmo assim, pesquisei e cheguei a conclusão que valia à pena.
Ao comprar um monitor LCD, devemos observar alguns aspectos importantes:
Monitores LCD trabalham em uma resolução nativa. Isso quer dizer que se o fabricante especifica 1024x768, devemos usá-lo nesta resolução. Se colocar em uma resolução diferente podem acontecer 3 coisas:
1- A imagem ficará com detalhes quadrados e sem definição.
2- O monitor centralizará a imagem na nova resolução e sobrará um espaço sem uso na tela.
3- Será utilizado um processo de interpolação para redimensionar a imagem na tela, o que fatalmente, fará com que os gráficos não sejam tão nítidos.
O que acontecerá, depende do fabricante.
De qualquer modo, o melhor desempenho e nitidez, só será obtido com a resolução nativa.
Outro ponto crítico na decisão de compra é quanto ao desempenho. Nos LCDs utiliza-se o tempo de resposta em milisegundos para medir o desempenho. Esse parâmetro, mede a velocidade com que o monitor desenha na tela. Se esse valor for muito alto, significa que o monitor é lento e a imagem pode ficar borrada. Ao comprar, verifique se este parâmetro está abaixo de 25ms. Quanto mais baixo, melhor.
Também devemos observar a relação de contraste, que mede a diferença de luminosidade entre o branco máximo e o preto que o monitor é capaz de gerar. Quanto maior este valor, melhor. Procure um monitor que tenha de 400:1 ou maior.
Escolhendo bem estes parâmetros, o resto é só maravilha. Os LCDs consomem menos energia, ocupam menos espaço, não tem cintilação (flickering) e são mais confortáveis visualmente.
O preço ainda é um problema mas, à medida que ganham o mercado brasileiro, tornam-se mais acessíveis. Hoje por exemplo, a diferença já não é tão grande em ralação a alguns meses e a tendência é cair ainda mais.
Espero ter ajudado.
Um abraço!