Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC

Portfólios Ver Mais

Walk   Uberlândia - AC
knillg   BH - MG - AC
Juttahir   São Paulo - SP
Cleitiin   Arapongas PR - PR

processador QX6700 clock baixo

Por: Juliano Lisboa  

Em: 08/05/2007 13:33

Olá amigos, compramos na empresa 5 workstation Dell equipadas com o processador QX6700. Percebi que o clock sempre fica em torno de 1.596mhz e só vai para 2.660mhz quando é requisitado (render 3d por ex.) Minha pergunta, existe um modo de ativar o clock máximo para assim permanecer full time. Desde já agradeço. Atenciosamente, Juliano Lisboa
Olá tudo bem! Acho que não, com a minha máquina acontece isso também, acho que uma forma de economizar energia. Por isso dizem que o core2duo consome menos energia que os demais. Com o Quad acho que é o mesmo.
Juliano Listboa Não sou nenhum expert em hardware, mas o fato da CPU não trabalhar sempre em seu limite, não só é normal como também é o recomendável. Tanto é que a CPU já vem configurada para funcionar desta forma. Para fazer o clock estar sempre no seu máximo, acho que seria preciso fazer um Overclock, ou algo do gênero. Se estiver errado, por favor, alguém me corrija. Em condições normais, a CPU só atingirá seu poder máximo de processamento quando necessário. Neste seu caso na hora do render ou se tiver rodando um game ou outro aplicativo pesado. Mas isto é extremamente desaconselhável por reduzirá consideravelmente a vida útil da CPU. Fazendo analogia à um motor de carro que estivesse trabalhando sempre em sua rotação máxima possível. Mesmo se em 1a. marcha estivesse trabalhando a 12.000, 15.000 RPM? Com certeza fundiria em questão de meses. Têm uns posts onde o Zulmar Jr. explica mais detalhadamente o processo e dá dicas para uma vida útil mais longa dos componentes do PC. Segue os links: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=155247#155247 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22197 Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Olá amigos, agradeço pelas respostas, sei sobre a economia de energia e baixas temperaturas. A Questão é, existe uma certa latencia na mudança do clock. Como preciso de um desempenho real o tempo todo gostaria de desativar isso, mas vasculhei toda a Bios e como é uma Bios fechada (Dell) vou ter de me acostumar com isso. Abraços e obrigado a todos.
Não existe latencia na mudança do clock! Ele é feito em tempo real!!! Agora quando eu ativei esse recurso no meu Pentium 4 (via tweak no Linux), aí sim teve uma latência desgraçada!!! demora 1 seg pra ele subir de 233MHz pra 2.26GHz, era um saco!!!
E8500 ES @4.18GHz Asus P5E 2x512MB DDR2-533 @960 8400GS 128MB 660GB HDD's Satellite SL-8600EPS Win7x64
_Olá Juliano. _Realemnte é via BIOS, um registrador do Chipset vem desabilitando isso direto de fábrica. _Somente via software, você "poderá" (se enventualmente conseguir encontrar um) editar o registrador toda vez que o PC iniciar. _Infelizmente a DELL faz isso. _Mas não é culpa dela, afinal a Intel precisa cumprir seu papel na preservação do meio ambiente. Não pense apenas em você, mas nos milhões de Wats economizados. _De qualquer forma, entendo sua necessidade e concordo, em 3D, é preciso poder real e em tempo real, não pode-se esperar. _As placas de vídeo da Nvidia, já trabalham assima muito tempo, mas elas fazem diferente, assim que aberto um programa 3D o clock é elevado e pronto, lá ficam, só baixam quando o aplicativo 3D é fechado. Já o Clock do Core 2 Quadro e similares, se eleva e abaixa a todo instante, oque realmente é um saco e só atrapalha. _A intel se tocou disso e agora nos novos processadores que vem procurando lancçar até o fim de 2007 incídio de 2008, fizeram o seguinte: O processador "perceberá" se pode ou não elevar o clock e assim o fará. Ou seja, o Overclock agora é de fabrica, mas calma não deverá ser nada absurdo tb. Mas menos mal. _Tal recurso é um DEP às avessas.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Obrigado pela informação Adriano. Nem vou tentar achar um software para mudar esse registrador. Valeu

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710658.

Total de membros registrados: 138137

Últimos membros registrados: bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex, monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension.

Usuário(s) on-line na última hora: 1426, sendo 15 membro(s) e 1411 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: igorVRone, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Nuno, KESLEY1SANTOS, Moura, tsmodelagem3d, Pedro Juliato, Eber.Silva, Duda, ANDREFG, RicardoMendes, Frederico Wagner N. R., Cledson, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.