Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arq.andreis   caxias - AC
jmb   Santa Catarina - SC
Alexandro   Cascavel - PR
tiagoschuch   florianopolis - SC
Alex   Belém - PA - PA

Portfólios Ver Mais

thiago-df   Brasília - AC
carlacolombo   São José do Rio Preto - AC
YuDaniels   Sao Paulo - AC
rogeriodec   Ponta Grossa - PR - AC

Software, OpenGL, Direct3D, DirectDraw... qual usar?

Por: PAULoading  

Em: 19/05/2007 17:22

Salve, Quando comecei a jogar quake1 em 1997 no PC, eu descobri que havia um modo para instalar no jogo chamado openGL, o problema é que para utiliza-lo eu teria que ter uma placa aceleradora 3D. Foi dai que comprei uma monster fusion de 8mb. Na epoca uma destruição, show de bola... o velho Pentium100 era o futuro. A diferença de graficos nem se comparava, entre openGL e software, e eu sentia que alem dos graficos serem muito melhores em openGL, o processador ficava mais leve, tinha mais folga pra rodar o jogo. a partir disso. desde aquele tempo até hoje tenho a seguinte imagem: 1) Modo software = processador + memoria ram, geram os graficos de video (trabalhando em tempo real) 2) Modo openGL = Placa de video trabalha sozinha para gerar todos os efeitos graficos (aumentando a velocidade dos fps e dando folga ao processador e memoria ram) 3) Modo direct3D = uma biblioteca diferente da openGL, mas usa a placa de video tbm. 4)Modo directDraw = outro derivado de openGL e direct3d. (corrijam-me caso tenha errado, o que é bem provavel) A pergunta é a seguinte, minha atual placa de video é uma XFX `PCI-e 7600 de 512mb e gostaria de aproveitar o maximo desempenho dela na viewport do 3dstudiomax quando estou animando, pois o escesso de detalhes, num determinado momento começa a deixar a viewport mais pesada. Cheguei a conclusão que isso tem haver com a cofiguração inicial apos a instalacao do 3ds. Eu sempre opto por OpenGL. Isso esta correto? Se nao é openGL a melhor opcao, qual seria? alguem pode me explicar solucoes ou uma configuracao adequada? :-P grato.
A vida é em 3D.
_Olá Paulo. _Vc está parcialmente certo e errado. rs _Certo até falar do OpenGL, mas errado no Direct3D e DirectDraw. Tais recursos fazem parte da biblioteca DirectX, que esta sim é "similar" à OpenGL. _Os dois recursos trabalham em conjunto, um não existe sem o outro, bem na verdade o Direct3D não existe sem o DirectDraw. Esta parte é responsável em apresentar na tela, propriamente dito, tudo que a outra parte interpreta, além de vídeos, jogos 2D, interface do usuário, janelas dos aplicativos (com ou sem máscaras) etc... a Direct3D só interpreta informações do universo 3D virtual e as repassa para a porção DirectDraw para daí sim apresentar ao usuário. _O mesmo ocorre com a OpenGL, que repassa para a porção DirectDraw do Sistema Operacional Windows, as informações 3D todas convertidas em 2D para serem apresentadas ao usuário. _Bem, voltando a questão central, "depende". _Depende de que versão de Max vc está usando e de como você trabalha. Se vc usa o Max 9 e modela tudo dentro do Max, passe a usar Direct3D, será tudo muito mais rápido para você. Mas se usa uma versão anterior e importa seu modelo de outro sofotware e que seu modelo eventualmente possa vir com faces apresentando a normal invertida, conitnue com OpenGL.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710658.

Total de membros registrados: 138139

Últimos membros registrados: mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex, monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw.

Usuário(s) on-line na última hora: 1419, sendo 19 membro(s) e 1400 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: igorVRone, mggarcia, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Max Idalgo, Celso Borttoloto, Nuno, KESLEY1SANTOS, rosivalerio, Moura, Pedro Juliato, Eber.Silva, Duda, ANDREFG, Sergio1987, RicardoMendes, Le_Andro, Frederico Wagner N. R., Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.