A resolução de videoi que vc usa o windows (ou outro sistema operacional) vai influenciar na perfomance do seu micro ok ? Imagina assim : Um jogo rodando numa resloução de 640x480 e com todos os recursos graficos no maximo, agora mude pra 1280x1024 , entao qual teria uma perfomance melhor ?
É muito mais uma equilibrio emtre conforto e perfomance.
Se vc tiver um monitor grande, aconselho usar uma placa de video mais robusta, que chegue a altas resoluções sem problemas de perfomance. Quando o monitor é grande e se usa resloução muito baixa (pra usar com CG) fica desconfortavel e as vezes impossibilitando o uso de alguns softwares , por exemplo o Softimage Xsi nao trabalha com resolução menor do 1024x768.
Se por outro lado vc usa uma resolução muito alta (mais que 1920x1080 , HdTv) mesmo em um monitor grande acaba ficando com a fonte muito pequena em todo o sistema operacional causando um desconforto grande e podendo ainda causar um problema de postura (porque vc vai ter que chegar mais perto do monitor pra enxergar as palavras) e talvez um problema de visao também.
Entao eu aconselho:
-Use uma resolução custo x benefício boa sem comprometer o tamanho da fonte no windows (ou em outro qualquer sistema operacional) e com boa perfomance.
-Procure configurar a sua placa de video pra usar a freguencia mais rapida que seu monitor suportar, isso vai fazer com que vc tenha uma nitidez maior na imagem.
-Eu ainda nao vi monitor de LCD algum que seja melhor do que um monitor razoavel de tubo, os melhores (atualmente) que podemos usar profissionalmente são os da Apple, que vem com o Mac e os da Cintyq , tablet monitor da wacon.
Eu gosto de usar 2 monitores, alias to viciado nisso ehhehe . Uso 2 de tubo de 19 polegadas a 1280 x 1024 cada.
vlw !!!!!