3gb????
Parece estranho a primeira vista, mas me ajudou e muito enquanto não compro uma nova máquina.
O que aconteceu foi que meu pc estava dando erro quanto a minha memória (uso 1 giga+celerom 2,80+ 02 hds sata de 80 cada um).
Tinha um trabalho para entregar e o pc só dando erros, buscanco pela internet , achei um artigo falando do tal do "3gb".
Resumindo a ópera galera: "o windows so gerencia 2gb de ram por processo...
entao qdo vc seta o swap para 2 gb (q acho o minimo) e com mais a ram... vc teria mais de 2gb...
o q o windows nao "saberia" gerenciar digamos assim...
mas altere o seu boot.ini acrescentando essa linha
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Pro with /3GB" /fastdetect /3GB
e de o boot... o win vai te perguntar como inicializar... ai escolha a opção com /3gb e faça o teste...
depois posta aqui o resultado....
com essa linha vc "diz" pro windows gerenciar 3gb de ram por processo...
isso resolve em muitos casos o tipo de erro acima...
mas...
existem casos de erro como esse ser resultado de over em excesso... (ja aconteceu comigo)...
existe tbm uma variavel q pode ser acrescentado para diminuir a "pegada" do kernel do total de memor... mas so pra esclarcer... o kernel tem dentro desse 3gb ou do 2gb o poder de pegar até 1gb para realizar tarefas dentro do processo todo...
é isso ae...
windows 2000, como fica essa linha? Da mesma forma.
entra no boot.ini e copia a ultima linha
e acrescenta o /3gb no final...
pra vc diferenciar no momento do boot acrescenta dentro das aspas um indicativo do tipo windows com /3gb...
e depois é correr pro abraço...
O boot.ini é um arquivo oculto que esta em C:. Para visualiza-lo va em Ferramentas>Opcoes de Pasta>Modo de Exibicao, tudo isso na janela do explorer. Em Modo de Exibicao, procure Pastas e Arquivos Ocultos e selecione o botao de Mostar Pastas e Arquivos Ocultos. Clique Aplicar.
Agora vc deve visualizar o boot.ini sem problemas.
AUTOEXEC.BAT que esta em branco qdo abre no notepad
CONFIG.SYS
Ja digitando o endereço ele aparece C:/boot.ini
Só uma obsevaçãozinha
O Windows (2000 e XP) gerencia uma quantidade de 4 Giga de memória no TOTAL (a soma da memória física com a memória virtual (swap))
O limite de 2 Giga é para os "processos". É assim: se um aplicativo está usando os 4 Giga, 2 Giga são para o processamento da tarefa (o Max por ex) e os outros 2 Giga são para Swap do sistema. Esse comando de /3Gb faz com que o Windows passe a alocar 3 Gb para o processo deixando 1 Gb para o Swap do sistema (Isso faz com que os aplicativos em geral fiquem mais instáveis, inclusive o próprio MAX, por isso é recomendável o switch, e não uma alteração permanente na linha de comando)
O esquema é que o Vray é um vampiro de memória de processo. Quando ele alcança os 2 Gb e não há o switch, é muito provável que vá dar zebra (ao contrário do MAX "puro", que ia gerenciando devagarinho a memória, fazendo o render ficar uma lesma, mas não arregava igual ao vray)
Então, essa dica vale tanto pra quem tem 3Gb de RAM quanto pra quem tem 512. O aparente aumento de desempenho se dá pela liberação de memória para o processo "pesado", mas em condições normais não há alteração e como eu disse, pode haver mais instabilidade. Por isso, usem só quando o render tiver problemas.
tenho testado tambem uma variavel a mais q se chama uservar...
ela serve para limitar a pegada do kernel...
estou usando 2800 ou seja 3000 - 2800 = 200 mb de limite...
esse valor nao é padrao aconselhasse ao usuario fazer testes e determinar qual o vlaor q melhor se adapta...
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Pro with /3GB serva" /fastdetect /3GB /USERVA=2800
essa é minha linha...
OBS... Faça os testes por sual conta e risco... nao aconselho nimguem a fazê-lo...
nao me responsabilizo por nada q possa acontecer... "
Galera , fiz o tal comando , e para mim melhorou muito meu rendimento, e para melhorar ainda mais , eu cliquei em meu computador/propriedades/avançado/desempenho/configurações/ajustar para obter um melhor resultado
a máquina fica bem melhor, parou de dar o erro de memória, e bem , bem mais veloz.
É o que gostaria de compartilhar com os demais.
Sempre recordando que quem fez essas modificações , foi um tecnico, e não eu, para não me arrepender de algo feito errado, então quam não sabe fazer , não faça, ou faça um backup de recuperação do windows, para não chorar depois, mas que funiona funciona, inclusive o técnico jamais tinha ouvido falr desse comando, e ficou impressionado com as mudanças do PC
EUGENIO QUINONEZ