Melhor forma de particionar um HD

Por: murcegao  

Em: 24/10/2007 11:51

galera, comprei um pc novo com um HD de 250 gigas, futuramente vou comprar outro de 250, mas por enquanto é esse. bom a pergunta é a seguinte, qual a melhor forma de particionar um HD? em quantas partes e mais ou menos quanto pra cada um? tenho essa duvida a muito tempo. eu pensei em colocar assim: C:100GB pra windowns e programas - fat 32 D:uns 140 gb pra arquivos e afins - ntfs E: uns 5 gigas pra arquivos de pagefile - fat 16 naum sei se estou falando besteira, mas se me lembro bem foi assim q um amigo me ensinou a muito tempo a fazer. queria saber dos caras q manjam disso no site se eles sabem me informar se é isso mesmo, ou se devo fazer diferente! vlw ae!
Blz cara! No seu caso faria tipo assim: C: 100GB pra windows e tal (porem em ntfs) D: 100GB para Backup (em fat 32) E os 50 restantes, voce pode dividir no meio por exemplo, para testes com o vista e o outro para linux! Tambem comprei isso ai, assim que chegar aqui vou fazer +/- isso! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
cursi, naum quero mexer com testes de linux e vista.. inda naum, naum vou perder 50gigas por conta disso, outra coisa e q pelo q li, fat 32 é mais rápido, só q naum é tal seguro quanto ntfs, por isso os programas em fat 3d e arquivos em ntfs. bom, foi o q li.
eu faria como o cursi!! tirando a partição de teste!! e NFTS é bem melhor que o FAT!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
eu uso essa particao no meu pc: todas com NFTS. alem de ser a mais segura, os arquivos gravados ou compilados no NFTS nem sempre funcionam na partição FAT 32 e vice versa. 90 gb para programas 100 gb para arquivos diversos (executaveis, download, etc..) 60 gb para pastas dos clientes.(nessas pastas deixo todos os arquivos de projetos entre outros)
"É impossível para um homem aprender aquilo que ele julga saber."
Cara, use o particionador do Lunix para que seja reconhecido os 250GB, eu tenho uma HD de 200GB e só consegui fazer ser reconhecido isso usando o particionador do Linux, o do Windows (até o XP, não sei no Vista) não reconhecia mais de 120GB. Com relação ao tabelas de alocação FAT16, FAT32 ou NTFS, opte por NTFS, só utilize FAT32 se quiser instalar Windows 98 na partição, FAT16 só se pretender instalar Windows 3.11, MS-DOS ou Win95.
Site sendo reformulado!!!
bom, vlw vou ver o q faço quando a maquina chegar
Murcegão, minha opinião é um pouco diferente das demais. Você precisa de 2 HDs: 1 para windows 100 GB (NTFS) e, por segurança (experiência própria), os dados de clientes devem ficar num HD separado (NTFS) ideal 120 GB ou mais, as DMAs tem que estar configuradas para Modo UltraDMA - o número vai depender da placa e do HD - (nunca use PIO) para que a transferência áudio-vídeo fique constante e de acordo com uma workstation. Em relação a particionamento, concordo com Evilwata, precisa do Linux ou o Part, que fazem muito bem o trabalho, porque o windows não faz muito legal. Não usar FAT32 em lugar nenhum. Outra coisa, se puder, use uma máquina simples para acesso à net e download, com avast instalado. Lembre que na sua workstation não deve estar instalado o antivirus, porque ele trava bastante o desempenho do windows. Use antivirus somente na máquina simples de acesso e downloads. É mais seguro que plugar sua workstation na net. Siga esse conselho, e boa sorte. Um abraço!
Alma, força, paixão e trabalho.
Blz cara? Se não quiser fazer a partição pro vista e pro linux não tem problema, é so colocar esses 50 gb restantes no que voce achar melhor! Mas em relação ao NTFS e FAT32, o ideal é pro o C: (onde vai estar os programas) em NTFS, porque ela é mais segura! E em FAT32 o Backup, porque, ela não vai ser o principal, então não tem problema! Poderia colocar ela tambem em NTFS, mas acho que não vale a pena, porque se voce tiver outra partição que seja a ativa e for querer ver ela vai ser dificil! Enfim...rsrs Coloca dessa for que te falei! So tirando os 50 de outros e colocando na que voce vai precisar mais! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Cursi, é fácil ver a uma partição NTFS a partir de outra ativa, basta fazer isso pelo gerenciamento do diretório, aquela área onde você altera de sistema básico para dinâmico, por exemplo, através da opção "importar volume"! Abraço!
Alma, força, paixão e trabalho.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1496, sendo 14 membro(s) e 1482 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Le_Andro, Pierrejr78, Renatto, fercomin, Thiago Couto, Fabrício, Reinaldo Silva, marcelo de moraes, Bruno, Pedro Juliato, Gabriel.C, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.