Placa de vídeo

Por: DanielMaia  

Em: 05/01/2008 17:25

Pessoal, estou migrando para uma placa HD2600XT... adoro jogar, por esse motivo a troca de placa. Mas quando buscava informações em fóruns, encontrei muito usuário de programas de CG, como Maya, 3D Max... etc... eles perguntando sobre placas de vídeo para esses programas... e o pessoal chegando a recomendar placas tops com valores de ate 1.200reais. Ontem também na loja de uma amigo, ele me mostrou uma HD2900xt placa TOP... custa em media 1000 reias, disse que o cara comprou pois trabalha com 3D Max, e disse que era a melhor placa para o programa... Andei olhando o que este cara fazia no site dele... e apenas modelágens simples, no máximo modelágens de personagem humanos isolados, sem cenário, sem interação com outras coisas... Daí veio minha duvida... nesses + o - 4 a 3 anos que trabalho com softwares de CG como 3D Max, o uso de placas de vídeo é dado na viewport com a manipulação de objetos, modelagem.... para não ficar pesado na viewport... Daí agora vejo esse pessoal com esses comentários... fiquei na duvida... pois eu apostaria uma mão minha como placa de vídeo não melhora desempenho de render... Ate falei para o cara la, que já que ele usa por laser o programa Maya, ele teria que ver se as cenas dele estavam tão pesadas assim na viewport para ele querer investir em uma placa de mais de 1000 reais, se nem de jogo ele gosta muito. E perguntei se náo seria melhor procurar uma placa mais barata e que atendesse ao que ele queria e o dinheiro que sobrasse ele investisse em Memória de boa qualidade, ou em um processador de núcleo duplo para poder trabalhar melhor com mais de um software aberto (maya, photoshop, zbrush)... Alguém pode me ajudar na duvida? Placas de vídeo, que eu saiba ainda não contribuem para RENDER... ao menos ainda não ne... já que a nVidea chegou por ai agora... A pergunta é... Ate onde vai a a capacidade dos softwares hoje, como 3D Max, Maya... na utilização do cartão de vídeo. Te mais pessoal!
Então, você está certo, por enquanto as placas de vídeo não influenciam no render. Mas eu investi em uma placa de vídeo de 1400 reais (há 2 anos, uma 6800gt) simplesmente porque não suportava mais o sofrimento de manimupar cenas pesadas na viewpoint, o que estava atrasando em muito os meus trabalhos. Vai do gosto pessoal e do tipo de trabalho, se você nunca teve problemas com desempenho na viewpoint, não tem porque investir pesado em placa de vídeo.
Bom dependendo do render, a GPU pode influenciar SIM na performance do render. É o caso do Render GELATO desenvolvido pela NVIDIA, no qual as placas de vídeo desta fabricante auxiliam nos cálculos de render. E com a compra da Mental Images pela mesma NVIDIA, pode ser que o Mental Ray possa adquirir esta mesma característica daqui a algum tempo. Mas as colocações do Panorama4d estão corretíssimas nos casos gerais!
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi pessoal Desconhecia esse render GELATO da NVIDEA, mas creio eu que só as placas com chip NVIDEA devem ter essa interação com tal render, correto? Este render tem uma versão integrada a algum soft 3D como Maya por exemplo? Te mais pessoal.
Kra pra vc que gosta de jogo realmente é uma boa pedida, mais pelo que entendo a placa de video e fundamental para visualização do render. Quando vc compra um jogo o requerimento é totalmente diferente dos programa para modelagem em 3d, é só vc olhar e ver que um jogo atual exige uma placa de video com 250 mb, pixel shader 3.0. directx 10 e opengl 2.1 e outras coisas mais . Quantos aos programas 3d vc consegue um render com uma simples placa de video. Como uma FX5500. Pra mim o que faz a diferença é ter um bom processador e uma boa quantidade de mémoria. ATI está lancando placa direcionada justamente para este objetivo, em conjunto com MAYA.
Para o triunfo do mal, basta que os bons não faça nada.
So´para completar se vc quer realmento uma placa para trabalhar realmente com 3D compre uma Placa de Video NVIDIA Quadro FX 560 - PCI Express - 128 MB GDDR3 - 128 bit - OpenGL 2.0, 3DsMAx, SolidWorks, CAD, AVID etc. custa mais ou menos r$ 1.000, não e´a melhor mais é especifica para este fundamento, espero que tenha tirado a sua dúvida.
Para o triunfo do mal, basta que os bons não faça nada.
sera q uma gtx 8800 vale a pena??
eu realmente nao entendo nada de Hardware, mas eu fiquei bem curioso agora: a placa de vídeo influencia mesmo no desempenho da viewport? eh pq no meu trabalho muitas vezes eu tenho bastante problemas com o desempenho na viewport quando rola umas lojas com muitos produtos pra eu fazer, daí a viewport se acaba... e se influenciar quanto eu preciso investir numa placa?
Se vc puder pedir para alguém trazer de fora, com esse valor de R$1000 pode comprar uma Nvidia Quadro FX 1500, que é superior a todas essas que foram indicadas acima.
"Diogo F. Pucci" disse: eu realmente nao entendo nada de Hardware, mas eu fiquei bem curioso agora: a placa de vídeo influencia mesmo no desempenho da viewport? eh pq no meu trabalho muitas vezes eu tenho bastante problemas com o desempenho na viewport quando rola umas lojas com muitos produtos pra eu fazer, daí a viewport se acaba... e se influenciar quanto eu preciso investir numa placa?
Influencia totalmente, exemplo prático: Tenho dois PCs: - um quad-core Q6600 com 4GB de ram e uma 8500GT - um P4 2.8 HT com 2gb de ram e uma 6800GT (veja só, 3 geraçoes abaixo) render: o PC1 faz 8x mais rapido do que o PC2 viewpoint: o PC2 é muito mais suave em cenas pesadas (internas, com muitos moveis) diferença das placas? a 6800GT custou 1400 na época, a 8500GT me custou 250... Tire suas conclusoes

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1380, sendo 1 membro(s) e 1379 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Batista.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.