Se eu fosse você, eu invistiria num Quad Q6600 ou 6700 se a grana der! Colocaria ja 4 Gb de RAm DDR800 em Dual Channel e uma Placa de video XFX 8500 com 512Mb (se não der pra investir numa quadro) O HD de 320 Gb eu ja não sei, pois não sei quais suas necessidades, mas nunca compre HD maior que isso pois ele perde muito desempenho. Seria legal se vc comprasse dois de 160Gb e fizesse RAID! Ajuda bastante no desempenho!
Quanto ao sistema operacional, eu partiria direto para o Windows 2003 Server Enterprise edition 32 bits (reconhece 32Gb de ram e até 8 processadores), mas tem que ver o suporte que ele da as placas de video! Portanto procure saber se a sua placa que vc vai comprar oferece drivers a esse Windows! Ou então parta para o windows XP 64 bits!
Quanto ao monitor isso é ctgo né hehehe! O que for de sua preferência! Uma configuração dessa acho que vc consegue mais barato que esse preço citado por você! Acho que da pra conseguir por uns 3500 reais pra menos se duvidar!
Quanto aos HDs voltando, eu tenho um Maxtor ou Seagate (os dois são a mesma coisa, mas num sei qual marca ficou com o nome no mercado!) e tem 200Gb de capacidade! Cara, não tenho nada a reclamar dele a não ser que ele é bem barulhento e de vez em quando eu ouço um barulho como se a agulha de leitura tivesse riscando o disco hehehe, mas até agora isso num me deu problema! E muita gente reclama desse barulho! Mas sem maiores consequências!