O ideal é colocar um valor fixo de memória virtual, ou, no caso de você sentir que não precisa, abolir mesmo.
Eu tenho 2GB de memória DDR2-667 @712, mas uso 1.5GB de memória virtual. Teoricamente, pela regra geral, eu multiplicaria o que tenho de memória física por 1,5, e colocaria esse valor como memória virtual. Mas como vi que eu não precisaria disso, pus 1,5GB de memória virtual, e não tenho tido problemas. Eu colocaria 1GB de memória virtual aí no seu. Opte por colocar, se possível, a memória virtual num HD diferente do que o sistema e/ou os programas estão instalados. Opte também por deixar um arquivo de memória virtual com tamanho fixo, ou seja, com o mesmo tamanho inicial e final.
O ideal é você ter o sistema bem ajustado. Programas de tweaks são bem-vindos quando utilizados corretamente. Eu uso o Mz CPU Accelerator e o AutoMz Ultimate Tweaker aqui, e não tenho do que reclamar. Se quiserem conferir, neste fórum eu tomei conhecimento destes programas:
Quer turbinar seu Windows? Usei também o Registry Optimizer.
No caso de quem usa o WindowsXP 32 bits, ainda há a possibilidade de instalar o patch para multi-core, que melhora significativamente o desempenho de computadores com mais de um core físico. Eu postei ele aqui:
Turbine seu dual-core no WinXP!
Abraços!