Heuew, primeiramente eu iria ver quanto tu esta disposto a gastar e se a placa mae que tu tens suporta um processador dual core.
Olhando pelo upgrade eu colocaria mais memoria.Isso com certeza iria ajudar pois tu tem apenas 512 e se estiver usando o win XP uma boa parte dessa memoria já é usada pelo sistema. Se tua placa mãe suportar um dual core, dai beleza coloca um dual core que vai dar uma boa diferençá
Mas se a placa mãe não suportar um dual core eu aconselho trocar de maquina.
Tive um problema com a placa mãe do meu micro de casa que era um semprom bichado...E em vez de arrumar comprei um novo.
Processador Dual core 2160, placa mãe, 1 giga de memoria ddr2 800, uma placa de video 1550 de 512 mb e uma gravador de dvd...
Aproveitei o gabinete, a fonte e o HD. Custo 800 reais, na loja, com nota e garantia de um ano.Vendi a memoria, processador e placa de video velhos por 200...Logo o investimento foi de apenas 600.
Por uma maquina bem mais rapida que a antiga!
Algo que te aconselho a fazer se for trocar de maquina é economizar um pouco no processador. Pegue um dual core em vez de um core 2 duo. O dual core tem desempenho pouco inferior a um c2d de mesma frequencia, mas o preço cai uns 40%. Esta diferença invista em uma placa mãe que suporte um fsb mais alto, pois daqui a um tempo, quando o preço dos quad cores cair voce compra ele bem mais barato e dai sim voce poderá fazer um upgrade que faça bastante diferença.
No mais, leva alguem que entende de hardware junto com voce pra comprar. Porque tem alguns vendedores muito espertos por aí...Vendem memoria 800 mas a placa mae só roda ela a 667. Vendem placa de video de 256 mega, só que com 64 bits pelo mesmo preço de uma de 128 bits...Cara, tem que cuidar, porque quando voce entende oque está comprando sabe se uma diferença minima de valores por uma peça diferente vai te trazer beneficios ou prejuizo...
Uma boa era pegar orçamento com as especificações das peças e passar pra alguem que entende avaliar pra voce.
Abraço