Bom dia marcelo. Bom vamos por partes:
processador - É o que é mais exigido na hora da renderização! Hoje em dia pode-se usar um Dual Core que da pra realizar tarefas pqnas a médias, mas o básico acho que pra adquirir é o Quad Core. Pelo jeito com a entrada dos novos processadores da Intel com tecnologia 45nn a tendência é que o Q6600 caia de preço (levemente). É uma boa opção esse Q6600 eu tenho ele como base para compra de pcs voltados para o 3D
memoria ram - Existem alguns fatores que são decisivos na hora da compra da memória. Por exemplo quanto de memória comprar. Se vc for usar o Win XP 32bits, não gaste mais do que o necessário e compre somente 2Gb de RAM. Agora se for usar um sistema 64 bits, o ideal é comprar 4Gb de ram. As placas-mães mais vendidas no Brasil ainda são DDR2, e vc pode comprar facilmente memórias DDR2 800mhz da Kingston com um preço bem acessível. Marcas recomendadas: Kingston e OCZ - A Corsair eu não recomendo por ler alguns problemas de compatibilidade em alguns fóruns!
Placa Mãe - Não adianta você comprar uma placa mãe barata pois ela nem sempre oferece suporte adequado ao nosso tipo de trabalho. Dependendo do processador que você for comprar (AMD ou Intel) veja sempre quais são os chipsets que são empregados atualmente. No caso da Intel ja usamos o X38 e X48, mas no Brasil o P35 é muito bem visto. Pra baixo disso não vale a pena comprar. Marcas recomendadas: ASUS e GIGABYTE
Placa de video - É sempre a nossa carrasca. Atualmente existem placas profissionais para o nosso mercado que custam mais do que o computador de muita gente aqui (1500 dolares uma Quadro FX 4000). Isso nos EUA. Agora com impostos aqui no Brasil, vc deve fazer idéia de onde o preço pode chegar né.... se você tem dinheiro pra investir numa dessas... é o ideal a fazer. Mas se isso fica fora do seu orçamento, o aconselhavel é estudar muito bem as placas voltadas para jogos e comprar uma que vc tenha certeza que outras pessoas usam e não tiveram muitos problemas com elas. Uma que eu indico seria a GF 8500 GDDR3 512 Mb! E sempre tome muito cuidade com as Turbo Cache. pois elas puxam memóriam ram para usar para elas. Recomendadas > NVIDIA SERIE QUADRO ou GF 8500 (mais em conta)
Fonte de Energia - Opte sempre pelas de fator real de potência. Elas fornecem energia direito, não esquentam, não consomem tanta energia, duram mais, são mais bem feitas e em alguns casos tem proteção contra elevações e quedas de energia (os famosos picos) protegendo todo o sistema contra sobrecarga. Hoje em dia isso é um pré requisito para nós que trabalhamos com programas pesados e hardware delicado e caro (imagina você comprar um pc de 5 mil reais e colocar uma fonte meia boca e ela acabar queimando a sua placa mãe e o processador). Marcas Recomendadas: OCZ, Thermaltake, Seventeam, Antec.
Gabinete - Muita gente não liga pra esse tipo de coisa, mas eu acho imprescindível ter um bom gabinete. O que se deve levar em conta em um gabinete? Quantidade de baias, espaço para colocar fans sobressalentes para refrigerar melhor o equipamento, muito espaço interno (e que seja bem distribuito). Eu tenho um gabinete que nunca mais vi para vender, mas recomendaria para qq um que quizesse comprar um gabinete, pois tem uma gaveta só para HDs espaço para 4 fans (2 na frente e 2 atrás) espaço para colocar um controlador de temperatura, um espaço interno muitop bem organizado e grande e ainda super discreto. E também tem que ver qual o material é utilizado, pois é notável a diferença do material de Gabinetes de 50 reais pros de 150 pra mais.
Aqui em Florianópolis da pra montar um pc Quad Core Q6600 com 4Gb de RAM DDR2 Kingston 800mhz e uma Gf 8500 512mb e mais um HD de 250 Gb mais os periféricos e uma fonte boa por 2450 reais e se duvidar ainda um Mouse Logitech MX 518 que é um excelente mouse para trabalhar com 3D! Super sensível e muito gostoso de mexer!
Espero ter esclarecido alguns fatores para você comprar um bom equipamento.
Boa sorte e boa compra!