Olá pessoal!!!
Cerca de um ano mandei montar um desktop em que as peças foram escolhidas para comporem um computador que fosse bem poderoso - e a um custo otimizado - para se mexer com programas gráficos.
De fato, ele é mto bom para usar o 3ds max em modo Direct3d. Só ainda ñ acho mto bom para ver animações de personagens em tempo real, mas de resto...
Mas ñ sei se ele é mto bom para o ZBrush...
Até agora, o máximo que consegui foram uns 20 e poucos milhões de polígonos (só duas vezes mais do que consigo com o meu 3ds max em D3D). Com HD ele chega a 80 milhões, mas como as edições em HD não podem ser passadas para mapas de bump ou displacement, então HD ñ conta.
Fato, é que acho que 20 milhões de polígonos não são suficientes para todos os detalhes da minha malha.
Se a lógica de funcionamento da view do ZBrush fosse igual a do 3ds max então a solução seria comprar uma placa de vídeo superior e pôr em D3D...
Mas li em algum lugar deste fórum que a view do ZBrush não usa placa de vídeo, usa o processador, logo, a quantidade de polígonos depende do quê? Da velocidade total dos núcleos?
Porém, li sobre um teste das placas profissionais tops da NVidia e da ATI (Quadro e FireGL), e um dos programas usados para testes foi o ZBrush. O relato foi que se conseguiu um modelo de 85 milhões de polígonos, e não estava lento para girá-lo na view. Logo, a poligonação dentro do ZBrush tem influencia direta da placa de vídeo.
Mas e aí? Em que eu acredito?
Há algum jeito de aumentar a quantidade de polígonos suportáveis pelo meu pc?
Outra coisa, no relato, como eles conseguiram um modelo de 85 milhões de polígonos se o ZBrush aceita "apenas" até 50 no MaxPolyPerMesh?
Há como o ZBrush suportar mais de 50 milhões de polígonos, que o que é permitido pelo MaxPolyPerMesh? Ou tudo que é conseguido acima disto é pelo HD?
Um detalhes..., apesar de nunca ter ouvido falar em ZBrush 64 bits, por um acaso o fato de o meu ZBrush ser de 32 bits poderia de alguma forma estar limitando a capacidade de meu sistema? (Sim, meu SO e processador são de 64bits...)
Reparem, a questão se trata na quantidade de polígonos. A performance "ainda" sobra. Qual o papel da memória RAM e da memória da placa de vídeo na quantidade de polígonos? Quando que o pc usa uma ou outra?
Abração!!! - espero que não sejam perguntas mto cabeludas...