Opa.. blza? Bom.. vou esclarecer um pouco mais sobre essas cosias de limpeza e manutenção!
Quanto a sua fonte.. a marca é boa, mas ela é a fonte ideal para o seu pc? Depende do que você tem instalado nele! E se ela está funcionando no seu pico ou tem folga para trabalhar mais tranquila! Existem alguns sites pela internet que você coloca a configuração cert do seu PC e ele te diz qual é a fonte mais adequada para você! A potência e não a marca!
Semana passada eu troquei uma SAtelitte que eu tinha de 420W (que explodiu no meu pc) por uma Zalman de 600W! Acreditem que o pc melhorou nitidamente a sua performance (não do desempenho do processador, mas tudo funcionava melhor e sem alguns barulhos estranhos, principalmente os vindos dos HDs). Eu desliguei o PC, retirei a fonte e vi onde ocorreu um principio de incêndio na fonte! A placa da fonte estava com manchas de excesso de calor e a ceramica que protegia o circuito estava trincad e ao passar a mão ela se esfarelou! Fora a poeira concentrada existente (provavelmente o principal motivo pela queima da fonte!) deixando ela esquentar mais do que o normal!
Enfim.. ocorreu que a fonte estava sobrecarregada e por sorte só foi ela jogada fora!
Portanto sempre de olho nas fontes: Se estiver esquentando além do normal, é bom dar uma olhada!
Ja quanto a ventilação do PC esse é um fato muito importante a ser levado em conta, principalmente por morarmos em um pais tropical e que é bem quente!
O ideal de uma ventilação boa, é ter ar frio entrand pela frente e saindo por trás! Pelo que eu vi no seu gabinete, não existe a possibilidade de se colocar fans na frente do PC e sim só na lateral e um atrás! Os gabinetes mais caros e de melhores marcas ja suportam mais fans! No seu caso o certo seria colocar um fan na lateral do gabinete para entrar ar e um atrás para expelir o ar! tecnicamente o seu gabinete segue um padrão adequado de refrigeração! Tem baias suficientes para HDs e DVDs, é espaçoso o que deixa o ar circular melhor, porém eu só não percebi se tem alguma entrada de ar pela frente do PC! Se não tiver eu recomendo o uso de Coolers para HDs para resfrialos pois eles esquentam bastante! E HDs que esquentam muito, perdem desempenho e faz diferença para a leitura e gravação de arquivos!
Ja quanto a limpeza do PC, isso é uma coisa super fácil de se fazer, porém tem que ter realmente coragem e equipamentos básicos de segurança (pra evitar descargas do corpo na placa) para evitar choradeiras depois! hehehe
Eu recomendo um pincel grande e um pequeno ambos de cerdas macias e um com cerdas mais duras! Ainda um secador de cabelo e ou um aspirador de pó!
Para pegar nas placas sem ter medo, eu recomendo comprar luvas cirurgicas pois assim você pode tatear todo o equipamento com segurança! Caso não queira usar luva, sempre pegue pelas bortas do equipamento e nunca, mas jamais pegue pelos contatos deles! O corpo humano transpira muito e água não é muito bom para os contatos! É melhor exagerar para prevenir do que se aborrecer (to vendo que vou cansar de falar isso hehehe).
A primeira coisa que você faz é desmontar o pc peça por peça e ai va a um local arejado e fora de casa e passa o pincel grande para tirar a sujeira grossa! O pincel menor e macio serve para tirar a sujeirta que entranhou em espaços pequenos... e o mais duro para tirar as sujeitrs coladas mesmo. Se mesmo assim ainda tiver um pouco do resquicío dessa desgraça nas placas, ligue o secador de cabelo (ar frio por favor! Nunca utilizar ar quente) e joga ar nela pra tirar o que falta!
O aspirador de pó é um tanto quanto interessante, mas muito cuidado quando for utilizar, pois ele pode aspirar peças pequenas e como ele é um objeto grande algum movimento brusco e vc pode quebrar ou entortar algo no pc! Por isso eu indico mais o secador de cabelo! Isso serve para placas mães, memórias, e placas de video.
Uma atenção especial deve ser dada tanto para placa de video quanto para a fonte.
As placas de video que possuem coolers, em sua maioria são coolers frágeis e que necessitam de constante limpeza e manutenção! O ideal é ter uma pinça junto para tirar os catutos de poeira que ficam dentro do cooler e daquela capinha protetora! Aquilo começa a impedir a passagem de ar correta e pra e é 2 tempos pra trancar o cooler e queimar a placa se não tomar cuidado! E muito cuidado ao manusear aquilo, pois o cooler tb é sensivel!
Ja a fonte é algo que pode ser feito de duas maneiras a sua limpeza!
Uma é só periodicamente passar o pincel pelas ventoinhas e tentar tirar com o secador de cabelo a poeira e ai sim usar um aspirador de po pra sugar ela tb ou abrir a tal e com cuidado (e desligada da tomada obviamente) passar os pinceis e usar o secador para tirar o excesso! Mas essa ja é um pouco mais complicada, pois as vezes as fontes tem algumas travas contra aberturas não autorizadas e a gente driblar isso é meio chato! Pr quem quiser se aventurar eu só posso dizer: Tenha calma e paciência!
Acho que é isso ai!
Lembre-se.. limpeza em pc sempre com eles desligados para evitar tomar choque e queimar algo!