Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao Neto CG   Recife PE - PE
dami   João Pessoa pb - AC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
brunochar   Rio De Janeiro
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

izabellima   Vitorino-PR - ES
Gui Oliveira   Telêmaco Borba - PR
cicero andre   rio de janeiro
C. Andre   Petrolina - PE

Vida útil do processador: uso intenso, refrigeração, limpeza

Por: Danilo Carlos  

Em: 18/01/2009 00:13

Bom... um processador pode realmente chegar ao seus 15 anos sem maiores problemas! Meu pai comprou um Pentium 233MMX em 1997! Acreditem ou não, ele funcionou até 2007 o pc! Aos trancos e barrancos, mas funcionou! Depois eu não sei o que foi feito com ele pq foi doado, mas foi doado funcionando! Porém temos que analizar alguns percalços da vida de um processador: 1 - Fonte de alimentação: Um processador operando por default, não puxa muito de uma fonte, porém se este sofrer um OC, a fonte precisará suportar maiores cargas, e o que pode acontecer é ela não dar conta de passar a voltagem certa pelos cabos (fontes genéricas, fontes fracas, fontes mais velhas)! Isso pode acabar gerando problemas no PC e pode queimar o processador ou ir desgastando ele mais rapidamente! 2 - Sujeira! Isso sim é um grande problema, pois reduz sim a vida util do cpu como se ele estivesse sofrendo um overclock! Os cpus vem programados para serem desativados quando chegam a certas temperaturas, porem manualmente e de um modo até fácil você consegue desabilitar essa opção pela BIOS! Basta futricar o setup da BIOS que logo logo você acha! E geralmente eles etõ desabilitados! 3 - Equipamento antigo: Eu costumo dizer que o ideal é trocar o cooler do processador a cada 2 anos ou 3 dependendo do uso dele! OC exige mais do Cooler, sujeira estraga o cooler! Então é recomendado que alguns componentes sejam trocados para evitar maiores problema! Outra coisa importante é: Todo ano trocar a pasta térmica! Depois de um tempo a pasta ela seca e vira uma crosta que fica terrível para tirar do PC. E sempre de preferência comprar uma pasta térmica de qualidade. É um pouco mais cara, mas rende muito! Existem outras coisas pqnas que influenciam na vida util de um proc. Mas o que mais conta tb, é .. vão ter peças para ele daqui a 10 anos? E se tiver, vai valer a pena investir? hehehe!
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126 Eu iria perguntar o que é pasta térmica, mas achei que seria folga demais. Em vez disso resolvi pôr no google e rapidamente apareceu esse link muito conveniente para esse tópico!!! Uma obs, é que no próprio link eu achei um dado interessante..., um P4 4Ghz tem de dissipar 115W. Ou seja, O processador que é uma peça extremamente pequena suga mais de 1/4 de toda a potência de uma fonte de 400W! É isso mesmo? Quer dizer, os outros 300W que sobram devem alimentar pelo menos um hd, um driver de dvd e uma placa-mãe? Ou seja, o driver de dvd, o hd e a placa-mãe, supondo que eles tenham o mesmo consumo de energia, cada um teria que consumir menos que o processador sozinho para essa fonte de 400W agüentar! Quanto será que se é consumido a mais da fonte quando você está gravando um dvd? Deve ser uma energia razoável. Se você usa toda a capacidade da fonte quando não está usando o driver, você pode sobrecarregar a fonte e mandá-la para os ares no momento em que estiver usando-o para gravar um dvd, por exemplo. Agora vou também prestar atenção no consumo de energia dos componentes toda vez que for comprar algum! E também dar uma olhada nos que eu já tenho para ver se a fonte não está sendo maltratada!!!
Um site que eu uso muito de calculo de potência de fonte é esse! Lembrando que isso é uma estimativa! É sempre bom arredondar pra cima o valor! http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp
Rapaiz.... esse tópico está ficando cada vez melhor... rsrsrsrsrs
=============================== Nada é mais Rock´n Roll que a vida!
Apenas por feedback... Dei uma limpada no meu pc. Não desmontei as placas, nem usei pulseira anti-estática ou luvas cirúrgicas. Bastou abrir a tampa. Usei um pincél, um secador de cabelos e uma pinça para catar algum eventual chumasso de poeira. Usei o secador, depois o pincél para tirar alguma poeira q ainda persistia e depois tirei a poeira do dissipador (heat pipe) com o pincél. Usei o secador novamente para expulsar a poeira que caiu. O resultado é que meu pc já está renderizando faz 1 hora e o processador está entre 55º e 54º!!! Sem ventilador apontado e com a tampa fechada! Nada mal, hein?
hehehe! Nada que uma boa limpeza em um computador não resolva hein! Agora é só manter mensalmente uma pqna manutenção no PC e durante algum tempo você não vai xingar pelo excesso de calor hehehe!
Muito boas as dicas do tópico. Mas acho que meu processador já foi pro saco, isso porque vez ou outra eu abria o gabinete pra tirar o grosso da poeira. Mas acho que ele não aguentou o calor da cidade e nem eu manjava desse lance da potência da fonte. Agora com o PC todo fora do gabinete, espalhado na bancada ele funciona a 57°C em modo ocioso, renderizando uma imagem fuleirinha com o skylight ele bate nos 80°C e não faz mais nada. Zé fini, vou ter montar outro desktop.
Opa Picanha... blza? Cara.. perguntinhas básicas... blza.. seu pc ta limpo e espalhado por cima da mesa! Não é o melhor jeito de se guardar um pc da poeira, mas pelo menos a refrigeração dele parece ser melhor! mas vamos as perguntas: 1 - Qual a idade do seu processador? 2 - Qual a idade do seu cooler? 3 - Tem colocado pasta termica entre o processador e o cooler?
Pois é, eu sei que não é o melhor jeito, mas é o que não tem deixado ele queimar por enquanto. O processador já tem uns bons 4 anos, assim como o cooler. Mas a pasta térmica eu troquei faz só uns 20 dias (e faz uma baita diferença na temperatura). Acho que o que estragou o processador foi o fato de não ter trocado mais vezes a pasta térmica ao longo desses anos, pois o cooler continua com sua rotação por volta das 2800rpm, até gostaria de tê-lo trocado por um melhor, mas minha placa mãe não aceita.
o caso é saber se vc está com o cooler bom ou não! Ele pode estar meio velho mesmo, e as vezes é bom trocar! Outra consideração, vc sabe aplicar past térmica corretamente? Aplicou de maneira certa e adequada? Muita gente não sabe aplicar pasta térmica e acaba prejudicando o PC num geral!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710670.

Total de membros registrados: 138150

Últimos membros registrados: karolinarrrrrr, cosmicswiftie, lucasbertazzo666, eduardoaraujo, mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin.

Usuário(s) on-line na última hora: 1441, sendo 13 membro(s) e 1428 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lucas Reis, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Luana Chen, DiogodaRosa, Duda, Le_Andro, Thiago Couto, Gabriel.C, eduardoaraujo, karolinarrrrrr, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.