Bom... um processador pode realmente chegar ao seus 15 anos sem maiores problemas! Meu pai comprou um Pentium 233MMX em 1997! Acreditem ou não, ele funcionou até 2007 o pc! Aos trancos e barrancos, mas funcionou! Depois eu não sei o que foi feito com ele pq foi doado, mas foi doado funcionando! Porém temos que analizar alguns percalços da vida de um processador:
1 - Fonte de alimentação: Um processador operando por default, não puxa muito de uma fonte, porém se este sofrer um OC, a fonte precisará suportar maiores cargas, e o que pode acontecer é ela não dar conta de passar a voltagem certa pelos cabos (fontes genéricas, fontes fracas, fontes mais velhas)! Isso pode acabar gerando problemas no PC e pode queimar o processador ou ir desgastando ele mais rapidamente!
2 - Sujeira! Isso sim é um grande problema, pois reduz sim a vida util do cpu como se ele estivesse sofrendo um overclock! Os cpus vem programados para serem desativados quando chegam a certas temperaturas, porem manualmente e de um modo até fácil você consegue desabilitar essa opção pela BIOS! Basta futricar o setup da BIOS que logo logo você acha! E geralmente eles etõ desabilitados!
3 - Equipamento antigo: Eu costumo dizer que o ideal é trocar o cooler do processador a cada 2 anos ou 3 dependendo do uso dele! OC exige mais do Cooler, sujeira estraga o cooler! Então é recomendado que alguns componentes sejam trocados para evitar maiores problema! Outra coisa importante é: Todo ano trocar a pasta térmica! Depois de um tempo a pasta ela seca e vira uma crosta que fica terrível para tirar do PC. E sempre de preferência comprar uma pasta térmica de qualidade. É um pouco mais cara, mas rende muito!
Existem outras coisas pqnas que influenciam na vida util de um proc. Mas o que mais conta tb, é .. vão ter peças para ele daqui a 10 anos? E se tiver, vai valer a pena investir? hehehe!