_Depende do tipo de trabalho que vc irá realizar no Max.
_Para exemplificar vou descrever dois cenários típicos:
_Situação 1: O trabalho exige eceleração plena para cerca de 10 milhões de polígonos de primitivas em tela cheia, sem modificadores aplicados mas será feita a aplicação de material DirectX para visualização em tempo real do mapa de bump e reflections.
_Situação 2: O trabalho exige aceleração plena para cerca de 10 milhões de polígonos de primitivas em várias viewports simultaneamente e alguns elementos apresentam modificadores aplicados. Após a renderização o material bruto será usado para video composição no After Efects e edição não linerar no Premiere, ambos na versão CS4 sob o Vista 64 e o produto final requer visualização real (WYSWYG), sem distorções de côr para um monitoramento profissional.
_A situaçaõ 1 mostra claramente uma necesidade grande de aceleração 3D na viewport, mas sem complexidades matemáticas adicionais, uma placa aceleradora com força bruta suficiente dará conta facilmente. Aqui cabe o investimento em uma solução Nvidia Geforce ou ATI Radeon.
_Ja na situação 2 a necessidade vai muito além e preciso uma placa de aceleração gráfica com recursos profissionais, possibilitando não apenas um software tirar proveito e se beneficiar destes recursos, mas todo um conjunto de softwares que serão usados para a conclusão do material de forma ágil, segura (estável) e rápida. Aqui tanto uma solução Nvidia Quadro quanto uma ATI FirePro são o ideal.
_Deixando o texto genérico de lado um pouco e focando especificadamente sobre tua dúvida entre a 295 a X2 e a 1700, todas são excelentes placas, mas a força bruta da 295 e da X2 praticamente se equivalem, e a 1700 tem cerca da metade da força bruta delas, por outro lado tem recursos que as demais não tem.
_Outro dia, ficou claro isso, fizemos uma apresentação em uma empresa de uma estação Dual Xeon Quad Core com uma Quadro FX 1700 usando alguns softwares profissionais, SolidEdge e MachineStrategist (CAD e CAM respectivamente)em ambos rodando sob o Vista 64, a montagem da cena na viewport e subsequente liberação do objeto para manipulação tridimencional foi muito mais rápida que quando fizemos o uso de uma Geforce 9800 GX2. Nosso objetivo foi demostrar que mesmo uma placa, que tecnicamente tem barramento de 128bits frente a uma com duplo barramento de 256bits, pode ser mais rápida justamente por apresentar características únicas de otimização e cálculo num cenário profissional que tira proveito e foi escrito para esse tipo de produto.
_Então, é por isso, que cada cenário deve ser bem avaliado para ver qual solução deve e pode ser melhor aplicada.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br