Na realidade é tudo uma questão de equilíbrio!
Eu tenho uma configuração parruda, mas achava que era pouco pra algumas renderizações! Depois de estudar um pouco percebi que a coisa era bem diferente do que eu imaginava!
Eu tenho um Q9300 que não é o melhor proc do mundo, mas ele faz o seu dever de casa e muito bem feito!
AS 8Gb de RAM que eu coloquei essas sim foram realmente muito bem investidas, afinal eu trabalho com muitas texturas aplicadas e tal...
O que vc tem que averiguar nesse seu pc é:
Preciso realmente de 8Gb de RAM?
Se sim... bom vamos ver placa mãe que suporte os 8Gb de RAM! Elas são um pouco mais caras!
Se não... bom, vamos ver uma placa mãe que num necessite, ou que até mesmo necessite, mas ai instalo mais 4Gb num futuro próximo!
A placa mãe, ela atende aos meus requisitos de quantidade de RAM, qualidade física, liberdade de alteração de valores para um melhor desempenho do PC (lembrando que existem coisas na placa que deixam seu PC mais rápido sem prejudicar o mesmo, como os overclocks!), slots disponíveis, Portas USB disponíveis entre outros fatores...
E a placa de video? Sabemos que as placas são essenciais na hora de modelar. O ideal seria uma quadro, mas pelo que vc falou, a grana não é o seu ponto forte no exato momento! Enmtão vamos optar por uma GFORCE 8800 por base!
E a fonte? Um PC bom, precisa de uma boa fonte pra aguentar o tranco! Senão ela queima e bem capaz de levar o PC junto!
- Uma coisa que eu sempre falo: PC bom não significa que vc vai renderizar o mundo com reflexão opacidade e vidros jateados com direito a HDRI! Um estudo aprofundado do software que vc utiliza: Este sim pode facilitar muito a sua vida!