Marcelo Fonseca
Veja bem.. tecnicamente falando...
Phenom X4 9950 Black Edition
Velocidade: 2.6Ghz contra 2.5Ghz do Q9300!
Nada muito espantoso, mas é um pouquinho mais rapido!
Mas veja que de Cache L2 o Intel tem 6Mb contra 2Mb do AMD! E Cache L2 é algo importante para nós! São mini tarefas (processos) armazenados que o processador guarda para não precisar repetir a mesma operação novamente, entre outras coisas. Se o Adriano Leal meter o dedo no que eu to falando ele pode te explicar MUITO melhor!
Agora outra coisa que se deve levar em conta: Ja viu quanto o AMD consome? 140W contra 95W do Q9300 (nesse sentido o Q9300 equivale a um Tri Core da AMD! Fora que a arquitetura da Intel é muito mais nova e eficiente do que a da AMD!
Os processadores da AMD ainda estão na Plataforma dos 65nm (salvas exceções e até pq SÓ AGORA eles estão entrando na plataforma dos 45nm) enquanto a intel ja está nos de 45nm desde o ano passado + -! O que isso significa? Mais eficiencia, menor consumo, menos energia desperdicada (consequentemente menos calor e mais economia na sua conta de luz.. o que pode parecer insignificante, mas .... vai somando!) entre outras cosias boas! Claro que tudo isso tem um preço mais elevado, mas acho que ainda vale a pena!
Fora que o conjunto se bem montado (placa mãe Intel e Processador Intel) a iintel pode oferecer um melhor resultado do que os AMD!
Espero ter explicado melhor a diferença entre Intel e AMD!
Mas respondendo a sua pergunta:
Eu iria (caso só existisse AMD) no Quad Core, pois o Tri Core, não tem o quarto núcleo e por isso perde o desempenho em renderizações!