Variação de Contraste Conforme a Posição Vertical da Imagem!

Por: EnricoSB  

Em: 04/06/2009 11:31

Olá a todos! Bem, que os monitores LCD variam o contraste da imagem conforme o ângulo de visada, isso todo mundo já está careca de saber...Mas agora descobri que, eles mudam o contraste da tela, dependendo da 'altura' da imagem...Ou seja, se colocarmos duas imagens iguais, na vertical, ocupando toda a altura do monitor, uma em cima da outra, vamos notar que a de cima é mais contrastada que a de baixo!!! Absurdo...Descobri isso ontem, quando estava analisando duas imagens no 3DS Max, uma na parte superior do lcd e outra "clone" na parte de baixo. A imagem era pra ser um contra-luz...só que a de baixo perdia o contraste de contra-luz! Aí coloquei as duas lado a lado e ficaram iguais! Comprei um LDC LG 22" W2252TQ wide não faz nem duas semanas...Agora sei porque as gráficas ainda trabalham com CRT! Então criei uma imagem de teste uma em cima da outra e testei em dois monitores LCD de 17", Samsung e Lenovo aqui onde trabalho...os dois eram 4:3. Resultado, também apresentaram diferenças de contraste entre as posições superior e inferior... Agora vou ver se acho outros de 22" pra testar com a mesma imagem. O ideal seria fazer uma com graduações de tons de cinza numerados, pra ver mais quantificada a diferença! Se alguém puder testar aí os seus monitores com a minha imagem, agradeço! E se alguém também puder criar o padrão de cinza numerado, na vertical, pra podermos usar como teste, antes de comprar um LCD seria ótimo! Espero que todos os monitores de 22" tenham o mesmo efeito, senão vou ficar muito ressabiado...he he he. Vamos tentar criar um espaço de comparação aqui, sobre isso? Abraços!
Enrico Schneider Benites Publicitário Técn. em Edição de Vídeo
Oi, EnricoSB. Primeiramente, tem muita gráfica que usa LCD hoje, SÓ que, LCD profissional. Já visitei o "laboratório" de umas aqui na minha cidade e só vi monitores LA CIE (dê uma busca no google) e alguns HP profissionais também, que não estão à venda para usuário doméstico (fazem parte do pacote de compra de plotter). LCD comum tem esta grande limitação a qual você observou: contraste alterado entre as partes superiores e inferiores, e laterais, ângulo de visão é ruim, etc. Isso se deve ao painel TN usado em 99% deles. LCD para aplicação gráfica precisa possuir painéis S-PVA ou melhor ainda, painéis IPS. Também sugiro vc pesquisar sobre estes dois painéis se ainda não souber. Hoje, existe uma solução em painel IPS, que a DELL está vendendo: o modelo Dell 2209WA, 22" com painel e-IPS, e está custando agora R$ 890,00 - o meu eu paguei R$ 1042,00. Confira no link abaixo: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=49119 Qualquer dúvida é só falar. abraço
Oi, Dudamel. Pois é, então de certa forma seremos 'obrigados' a conviver com essa limitação durante algum tempo, até essas outras tecnologias serem adotadas definitivamente e o preço baixar e o tempo de resposta melhorar, porque 6ms será que não é pouco pra quem lida com vídeo? Bem, por enquanto vou ficando com o meu mesmo..."Apenas" vou ter de colocar imagens no meio da tela e lado a lado horizontalmente...he he he. De qualquer forma, a quem interessar possa, mantenho o convite para que todos que possuem LCD de 22" façam esse teste ou até gerem um padrão em tons de cinza ou cores, para termos um grau de comparação entre as diferentes marcas/modelos. Muito obrigado pela atenção! Abraços.
Enrico Schneider Benites Publicitário Técn. em Edição de Vídeo
Oi, Enrico. Uma dica é vc "vasculhar" um pouco fóruns sobre hardware, monitores, pra vc começar a observar algumas coisas: O sistema de medição de tempos de resposta da Dell é diferente de tempos de resposta mostrados por outros fabricantes nacionais. Uns usam Gray-to-gray e outros usam outros testes. O fato é que vc vai observar o surgimento de blurring e fantasmas em muitos LCDs ditos de 2ms, enquanto em outros de 6ms vc não observa nenhum artefato, pois é uma medição REAL, é essa a medição feita nos LCDs da Dell. Uma comparação grosseira que posso dar é aquela história de aparelhos de som que possuem tantos WATTS de potência... só que PMPO, que não é uma potência real, a potência real é a RMS, que os fabricantes omitem nos anúncios. A mesma história se dá nas taxas de contraste: hoje tem monitores LG com 30.000:1 de contraste... Mas, para completar: Você só vai REALMENTE precisar de tempos de resposta baixíssimos, se vc quer jogar, se vc usar pra GAME. Aí, vc não tá falando de aplicação gráfica profissional. Porque painéis PVA e painéis IPS um pouco mais antigos, que eram usados em monitores consagrados como LA CIE e os displays da Apple, tinham tempos de resposta da ordem de 18ms.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Olá... Eu tenho um monitor Samsung de 22 e notei uma diferença no contraste de uma parte da tela em relação a outra quando o monitor estava ativado a função "AUTO CONTRAST"... mas, depois de desativar esta função e colocar nos modos "INTERNET" ou "GAME" a imagem ficou bem uniforme em vários testes aqui e não percebi nada de diferente... testei com imagens preto e branco, coloridadas... coloquei na parte de cima, debaixo e não notei nada... não sei mais o que fazer para confirmar se ele realmente tem esse problema... por enquanto está tudo bem aqui. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710671.

Total de membros registrados: 138150

Últimos membros registrados: karolinarrrrrr, cosmicswiftie, lucasbertazzo666, eduardoaraujo, mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin.

Usuário(s) on-line na última hora: 1414, sendo 7 membro(s) e 1407 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: altman0369, m.schnaider, Ronaldo, JesusEnzo , Robson lau, Gibran Farfud, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.