Olá, Leandro. O assunto de LCDs está sendo debatido aqui em alguns tópicos, como este:
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=49119 Neste tópico, eu coloco um link para um site francês com perfis de cor já prontos para vários monitores, vc pode ver se tem um perfil (perfil de cor já ajustado) para o seu modelo.
Eu acho que hoje a maioria dos LCDs vendidos no mercado têm matriz ativa, mas isso tem muito pouco a ver com a diferença que a imagem dá conforme o ângulo que observa, etc. O que muda muito é o tipo de painel usado no monitor. No caso, o painel TN usado na maioria deles dá este tipo de problema.
E, realmente vc tem razão, para mim o grande ganho que tive quando comecei a adotar monitores LCD foi a dor de cabeça e nos olhos, que deixou de existir, quando passo muitas horas em frente ao monitor, pq os LCD emitem muito menos radiação que os de tubo CRT.
Olha, tem este link aqui:
http://www.lagom.nl/lcd-test/ Por ele, vc consegue uma calibragem básica de seu monitor lcd. É importante seguir os passos, vc verá que não dá para ter um monitor calibrado com o contraste tuchado no último e o brilho também muito alto; existem valores adequados que te possibilitarão ver os gradientes de teste para a "calibragem". Vai chegar uma hora que aparece o ajuste de gamma. O ajuste de gamma, talvez vc não consiga fazer apenas com as opções de contraste e brilho, talvez vc precise alterar o gamma via software, como o Nvidia control panel, caso vc tenha uma GeForce ou uma quadro.
Com isto feito, belezinha, vc terá um monitor, o mais próximo possível de uma calibragem, sem uma calibragem profissional feita com um colorímetro. Mas, não adianta vc ter o seu monitor calibrado, ir para outro monitor e ver que a imagem está uma porcaria. Este monitor também tem que estar com uma boa calibragem.
abrç