Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
An3dre   Araras / SP - SP
renato.conti   Londrina - PR
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
Quintino3D   Blumenau, SC - AC

Portfólios Ver Mais

Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
Estrazulas   Porto Alegre - RS
ADRIANO TOSTA   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP
Cestari   São Paulo - AC

Ajuda com meus monitores

Por: Modifier Leandro  

Em: 05/06/2009 15:29

Peço ajuda a meus colegas da 3D1, é o seguinte: Uma vez fiz uma cena no max (no meu monitor CRT) e levei pro trabalho pra mostrar aos meus colegas (lá só monitores LCD passivos). Percebi na hora (como um choque) que tava "um pouco" diferente, mais luz, mais cor e tal. Foi meu primeiro contato com a diferença entre os LCD e CRT, mas na minha santa ignorância achei que os monitores do trabalho apenas não estavam calibrados corretamente. Bom, o tempo passou e comecei a sentir uma irritação nos olhos e dores de cabeça após a meia noite no max (eu chegava em casa lá por volta das 7 e abria o max). Após pesquisar um pouco, e pressionado pela hipótese de estar prejudicando minhas vistas + conselhos de uns amigos que LCD era melhor, menos consumo de energia, 0 de irritação nas vistas, mais fidelidade às cores, decidi comprar um. Comprei um Samsung T190 19'' a decepção veio assim que liguei o PC com ele já instalado: - Ué? Conforme me movo as cores mudam??? Como vou saber o que estou fazendo no max?? As cores das texturas, a iluminação da cena, Como vou ajustar estas coisas direito??? Mas logo fiquei mais tranquilo por que a imagem dele é bonita e meus olhos não coçavam nem ardiam mais, passasse o tempo que fosse na frente do max. Depois continuei investigando (após já ter comprado - santa burrice) e descobri que tinha os LCD passivos, que davam este efeito na imagem, e os ativos - ditos profissionais- que não tem este incomodo, e o negócio foi me conformar por enquanto. Só que tem um problema, recentemente comecei a fazer uns trabalhos no Corel e photoshop, e depois que os vejo no CRT tá bem diferente. Hoje a tarde entrei num tópico ali de um colega nosso - Dallest91 - onde ele mostrava um trabalho seu de uma Scania feita no Max eu acho, numa auto estrada. O fato é que no Lcd consigo ver todas as areas da imagem, a luz está perfeita, dá pra ver detalhes das rodas e tal, mas no meu monitor Crt, é tudo escuro embaixo do caminhão, (espero que ele não se importe de eu estar usando seu trabalho como citação), não dá pra ver uma imensidade de detalhes que no LCD dá. Minha duvida (finalmente) é a seguinte: Estou usando os dois monitores na minha máquina, lazer, jogos, modelagem no max entre outros menos sérios uso o LCD. Quando for usar Corel, PS, iluminação e texturas no max, estou pensando em trabalhar com o CRT. Afinal, NÃO SEI EM QUAL DOS DOIS CONFIAR!!! Não posso comprar outro monitor tão cedo, não sei como calibrar essa @#3$% deste samsung pra poder ficar só com ele, o que voces acham, minha idéia de trabalhar com os dois foi muito ruim e dá pra regular meu LCD melhor ou toco em frente assim mesmo com dois monitores que mostram coisas diferentes. Desculpem me alongar muito pessoal, mas estou QUASE desesperado he he. Espero que me ajudem. E obrigado desde já por aqueles que lerem tudo isso rsrs.
?O sofrimento é passageiro, desistir é pra sempre!?
Olá, Leandro. O assunto de LCDs está sendo debatido aqui em alguns tópicos, como este: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=49119 Neste tópico, eu coloco um link para um site francês com perfis de cor já prontos para vários monitores, vc pode ver se tem um perfil (perfil de cor já ajustado) para o seu modelo. Eu acho que hoje a maioria dos LCDs vendidos no mercado têm matriz ativa, mas isso tem muito pouco a ver com a diferença que a imagem dá conforme o ângulo que observa, etc. O que muda muito é o tipo de painel usado no monitor. No caso, o painel TN usado na maioria deles dá este tipo de problema. E, realmente vc tem razão, para mim o grande ganho que tive quando comecei a adotar monitores LCD foi a dor de cabeça e nos olhos, que deixou de existir, quando passo muitas horas em frente ao monitor, pq os LCD emitem muito menos radiação que os de tubo CRT. Olha, tem este link aqui: http://www.lagom.nl/lcd-test/ Por ele, vc consegue uma calibragem básica de seu monitor lcd. É importante seguir os passos, vc verá que não dá para ter um monitor calibrado com o contraste tuchado no último e o brilho também muito alto; existem valores adequados que te possibilitarão ver os gradientes de teste para a "calibragem". Vai chegar uma hora que aparece o ajuste de gamma. O ajuste de gamma, talvez vc não consiga fazer apenas com as opções de contraste e brilho, talvez vc precise alterar o gamma via software, como o Nvidia control panel, caso vc tenha uma GeForce ou uma quadro. Com isto feito, belezinha, vc terá um monitor, o mais próximo possível de uma calibragem, sem uma calibragem profissional feita com um colorímetro. Mas, não adianta vc ter o seu monitor calibrado, ir para outro monitor e ver que a imagem está uma porcaria. Este monitor também tem que estar com uma boa calibragem. abrç
Obrigado Dudamel, vou testar logo logo e depois te digo o resultado. Mais uma coisa, sim eu tenho uma gforce 6200 com o NVIDIA Control Panel, minha outra duvida é: Posso seguir os comandos do site para calibrar o gama apenas pelo NVD Control Panel, ou seja, ignoro todas as opções de ajuste do meu samsung - já que ele também oferece ajuste para RBG e gama - assim deixo todos os controles do próprio monitor no "default" e me preocupo somente com as opções do NVD Control Panel? Valeu pela resposta, abraços.
?O sofrimento é passageiro, desistir é pra sempre!?
Se o seu Samsung tiver ajuste para gamma, ajuste por ele preferivelmente. É que eu tenho um samsung 932bw que não tem ajuste de gamma pelo OSD, por isso achei que o seu não teria. abraço

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710670.

Total de membros registrados: 138150

Últimos membros registrados: karolinarrrrrr, cosmicswiftie, lucasbertazzo666, eduardoaraujo, mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin.

Usuário(s) on-line na última hora: 1351, sendo 7 membro(s) e 1344 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: m.schnaider, Ronaldo, JesusEnzo , eduardoaraujo, Robson lau, Gibran Farfud, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.