Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Noemi   Marília - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Lui   Curitiba
Lukaum   Rinópolis - SP
Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC

Workstations para render

Por: Moita  

Em: 13/10/2009 12:10

Fala galera! Agradeço a ajuda de quem puder me dar uma luz! Tenho em torno de R$6.000,00 pra gastar em equipamento. O uso seria apenas para render com vray. Pensei em pegar um i7, mas trabalhei com ele em uma máquina e o desempenho ficou só uns 30% mais rápido que o Q9550, que custa bem menos. No momento tô achando que o Q9550 tem um melhor custo benefício, pois provavelmente pego 2 dele ao invés de 1 i7. Isso procede? E o i5? Seria melhor que um Quad? Vi alguns reviews que mostram melhor desempenho. Atualmente tenho orçamento para a seguinte configuração: Processador Intel Core2 Quad Q9550 Box + cooler Intel Placa Mãe Intel DG43GT Memória DDR3 de 08 GB Kingston Dual 4x2 Placa de Som e Rede Gigabit on board Placa de Vídeo 1 GB GF 9400 GT HD Sata2 de 500 GB Seagate 16Mb cache Gabinete ATX com Fonte Real de 500W Alguém me sugere outra coisa? Valeu!
"Moita_3D" disse: (...) No momento tô achando que o Q9550 tem um melhor custo benefício, pois provavelmente pego 2 dele ao invés de 1 i7. Isso procede? E o i5? Seria melhor que um Quad? Vi alguns reviews que mostram melhor desempenho.(...)
Sim, o i5 é superior ao quad, porém suas placas mãe e memorias são ligeiramente mais caras, seu bolso seu guia. É praticamente impossivel, com o preço de UM i7 comprar DOIS i5, talvez dois Core2Quad Q8200. Mas de qualquer forma a plataforma i5 é mais barata que a i7 (serie 900).
Sugestão: Core i7 860 LGA1156 - R$799 ou Core i5 499 Placa-mãe Gigabyte P55-UD3P - R$649 Cooler Master - R$250 2x 4Gb DDR3-1600 G.Skill RipJaws - R$285,00 Fonte Corsair 650W - +/- R$400 Quadro FX 1800 - R$1660 2 HDs Samsung 320GB - R$145 (Fazer RAID-0) 1 HD Samsung 1TB - R$280 Gabinete Cooler Master Centurion 5 - R$300 Mouse e teclado - R$100 Total Core i7 - R$5298 Total Core i5 - R$4998 Sem frete das peças. Como você pode ver, não tem mais porque pegar um Quad porque o i5 é superior e com uma tecnologia mais nova. Além do que você no futuro pode trocar o i5 por um i7 LGA1156 que possui Hyper-Treading. Outra coisa, veja que eu coloquei uma QuadroFX 1800 que é uma baita placa e 3 HDs na sua máquina. Se não quiser fazer RAID, então deixa um HD de 320GB pro sistema e outro de 1TB para armazenamento de arquivos e backup. Vale mais apena do que dois de 500GB. Você pegar dois PCs só valerá a pena realmente se você investir em uma rede Gigabit (CAT 6 - Cabos vermelhos). Ela é mais rápida que a rede convencional que temos por aí CAT-5e (cabos azuis). Daí você pode utilizar os dois PCs para renderizar uma imagem ou animação. Caso contrário é melhor ter um i7. Nos meus testes aqui contra um Q6600 o meu i7 foi em alguns casos 100% mais rápido. E pelos testes que li em alguns sites ele chegou a 40% em relação ao Q9550. Outro dado relevante é que o Core i7 possui suporte a Triple Channel, apesar de não fazer diferença perceptível em um render, faz diferença para trabalhar na produção da cena, pois ela carrega os arquivos, programas, filtros de photoshop, etc mais rapidamente.
Valeu, Farfud! A configuração que você passou realmente é excelente! Mas acho que é além do que eu preciso no momento. Como eu disse, usaria estas máquinas apenas para render e preciso de 2, para trabalharem independentemente. Continuaria trabalhando no meu Q9450. Logo, a placa Quadro por exemplo é dispensável, pois pesa demais no orçamento. Cheguei a pensar no i7, mas a questão do desempenho não me parece que ainda vale a pena. A minha conta funciona da seguinte forma: 1 Q9550 = 100%, 2 Q9550 = 200% 1 i7 920 = 140% 2 Q9550 = R$5.000,00 aproximadamente e o i7 me custaria uns R$4.000,00. Dentro desses parâmetros, não consigo ver benefício na compra do i7, pelo menos agora. Processador Intel Corei7 920 (2.66) Box + cooler Intel Placa Mãe Intel DX58SO Memória DDR3 de 16 GB Kingston (Dual 4x4) Placa de Som e Rede Gigabit on board Placa de Vídeo PciE de 1 GB GF 9400 GT HD Sata2 de 500 GB Samsung Gabinete ATX com Fonte Real de 500W Essa é a configuração que eu tenho do i7 pro preço acima. Talvez trocar a placa para uma que ofereça o triple channel? Tô ficando doido com esse lance! É muita informação! Agradeço a ajuda aí rapaziada!
Moita, Não, nunca que seria dois Q9550 seria melhor que um i7 para renderizar. Como você trabalha com arquitetura e geralmente com imagens still, o desempenho de um i7 seria melhor que dois Q9550. Cara, 40% a mais de desempenho é muita coisa. Outra coisa a tecnologia dos i7 é bem mais atual, se não me engano no começo do ano que vem a Intel lança os i7 LGA1366 de 6 núcleos em HT (12 núcleos), ou seja, você poderá fazer um upgrade só do processador e daí ganhar muito desempenho. O i7 LGA1366 é um Xeon praticamente, ele foi desenvolvido como um processador para servidor.
Desculpe farfud, mas no meu caso acho que seria melhor sim. Teria 1 imagem em cada QUAD. Digamos que os QUADs fariam 2 imagens em 30seg. No i7, com 40% a mais, faria cada imagem em 18seg, totalizando 36seg. Errei na conta em algum lugar?! O cooler da Intel que vem com o próprio processador é bom?
Ola Moita, comprei um q9550 recentemente, estou com uma mobo Asus-p5q, só apliquei uma pasta térmica boa e deixei o cooler box, e estou rodando a @3.4Ghz tranquilos. temperatura em idle fica em 32º e no render chega a no maximo 58º. Meu caso foi parecido com o teu, precisava comprar uma workstation somente para render, optei pelo q9550 pelo preço mesmo, e esta indo muito bem, não tenho problemas.
Moita, Sim, você teria duas imagens ao mesmo tempo, porém o custo de energia consumida por dois PCs vale apena? O i7 vai consumir praticamente a mesma coisa que um Quad. Mas mesmo assim é vantagem comprar 2 Core i5, se for o caso. Olha só andei pesquisando hoje, estou montando um i5 para meus pais, vai ser praticamente igual as suas necessidades. A única coisa que vou fazer é comprar uma QuadroFX 580 para um PC que uso para começos de trabalhos enquanto o meu i7 está renderizando e passar a placa de video dele para o PC novo, e só vou colocar 4GB de RAM. E andei vendo umas coisas que dá para baixar o preço. Como serão só para renderizar também não terão muita coisa ligada nele para alimentar. A placa de video por ser uma low-end consome pouco, então uma fonte de 500W dá conta. Olha isso e me diz se não vale a pena ter um PC que daqui um tempo você pode trocar só o processador por um i7 LGA1156. Core i5 - R$499 Placa-mãe Gigabyte P55-UD3P - R$649 Cooler Master Hyper TX3 p/ LGA1156 - R$130 2x 4Gb DDR3-1333 G.Skill - R$279,00 Fonte OCZ 500W StealthXtream OCZ500SXS - R$260 GeForce 9400GT - R$190 1 HD Samsung 1TB - R$280 Gabinete Thermaltake ATX Wing RS 101 - 199,00 Mouse e teclado - R$100 DVD+-RW Samsung - R$85 Preços sem frete. Total: R$2820 para ter um desempenho melhor e uma tecnologia mais nova. Lojas que pesquisei: www.baradel.com.br (processador, placa-mãe, GPU, HD e DVD) www.terabyteshop.com.br (cooler) www.pichau.com.br (Fonte) www.kabum.com.br (gabinete, mouse e teclado) www.pluginformatica.com.br (memórias) O Q9550 está em torno de R$750, o mesmo preço do i7. O que encarece na realidade do i5/i7 LGA1156 ainda é a placa-mãe. Se você não colocar muitos programas (só 3D Max e algum outro software da Adobe) nesses PCs, até com 4GB você pode comprar.
Acabei de ver uma placa-mãe que baixa R$130 o orçamento. http://www.terabyteshop.com.br/1156-intel--core-i5-e-i7/placa-mae-msi-p55-cd53-lga-1156.ptml
Opa! Valeu, guga! Acho que é por aí mesmo. farfud, Meu problema é só performance. O custo benefício do i7, ainda não vale. Mas acho que vou optar mesmo pelo i5, não pelo caso do upgrade, mas pela performance mesmo. Esse lance de upgrade pra mim não funciona. Nunca fiz. A tecnologia muda, e no final das contas a gente acaba procurando o que tem de melhor e o possível upgrade normlamente já é obsoleto, ocmo neste caso mesmo, em que o LGA já mudou. Por enquanto to indo com essa config que vai me custar uns 2.500: Processador Intel i5 Box + cooler Intel Placa Mãe Intel DP55WB Memória DDR3 de 08 GB Kingston Dual 4x2 Placa de Som e Rede Gigabit on board Placa de Vídeo PciE de 1 GB GF 9400 GS ou GT HD Sata2 de 500 GB Samsung ou Seagate (o que apresentar 16MB cache) Gabinete ATX com Fonte Real de 500W - Kit Preto

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138159

Últimos membros registrados: xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK, urostatincapsula, Fagato026 .

Usuário(s) on-line na última hora: 1393, sendo 15 membro(s) e 1378 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, rafaelgmarotta, Daniel Monteiro, CNC, jessicatorres, Thiago, karolinarrrrrr, gilson antunes, DeividRobert, mastermax, Carlos E. Nogueira, th3one, xenoprostactive, Sergio1987, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.