Placa Quadro ou as modernas para Games.

Por: 3DScholz  

Em: 04/11/2009 12:21

A minha duvida é o seguinte, como todos ja sabem as placas graficas Quadro são sem duvida as placas apropriadas para a gente que trabalha com 3D nas viewports. A duvida é o seguinte ate quando elas sao melhores em vista das novas placas que estao saindo no mercado. Queria um opinião dos leitores sobre se compensa comprar uma Quadro FX 570 ou uma FX 380 que sao mais antigas ou comprar uma ATI HD 5870 ou menor um pouco ou uma NVIDEA GTS...
Scholz&Caetano-Arquitetura & Interiores
http://www.scholzecaetano.com.br
Opa! Pois é, as placas quadro são totalmente otimizadas para trabalhar com grande densidade de poligonos e simulações e efeitos complexos em tempo real nas viewports... já as de gamer não tem esta capacidade tão acirrada e elas são otimizadas para renderizar simulaçoes, texturas, shaders, etc... já compilados e não em tempo real. As da série 8 em diante já trabalham com dx10, physx, CUDA e conseguem de maneira limitada um resultado parecido ao de uma quadro, uma vez que os processadores são os mesmo e "apenas" a arquitetura é diferente. Eu não indicaria comprar uma quadro muito antiga pois a arquitetura dela está muito ultrapassada e o desempenho não seria notável, em relação a custo benefício eu compraria uma 9800gtx ou (pagando mais caro) uma 285 gtx ou entao uma ATI equivalente. Só compraria uma quadro se eu fosse realmente utilizar todo o potencial dela, no caso, trabalhar com simulaçoes muito complexas e grande volume de poligonos. Para vc ter uma noção: eu tenho em casa uma geforce 9800 gx2 (em torno de R$ 800,00) e no trabalho uma quadro 5600 (em torno de R$ 12.000!!), em cenas de até 2 milhoes de poligonos a 9800 gx2 aguenta, mas quando trabalho com simulaçoes, visualizaçao de sombra, shaders na viewport desta mesma cena, fica horrivel de trabalhar. Já com a quadro 5600 posso trabalhar tranquilamente com 50 milhoes de poligonos + visualização em tempo real de shaders, luz, sombra, ambient occlusion, simulaçoes (reactor, dynamics, particle systems, e plugins terceiros) que ela aguenta, mas claro as outras peças do micro tb influenciam muito para não haver gargalo de processamento (placa de video aguenta mas a memoria e o processador não). Fiz uma comparação com base no equipamento que eu tenho disponível em relação ao tipo de aplicaçao que eu uso, cabe a vc mensurar se vai precisar de muito ou de pouco. Resumindo: se vai utilizar muita simulação em tempo real com alta (mas muita mesmo) densidade de poligonos, vai de quadro ( quadro 3400+), caso contrário vai de uma highend de gamer (hd5870, 9800gx2, 285gtx). Espero ter ajudado em algo abraço!
Ja trabalhei com uma Quadro FX570 e o desempenho dela é ridiculo... sério mesmo, veio em uma workstation dell e por isso acabou vindo "de graça" no equipamento, mas eu nunca compraria ela. Pega a melhor Geforce que der com o que vc puder pagar que vai espancar essa FX570 ou a FX380 em performance.
Cara.. tenho uma Quadro FX 1700! Ela é excelente pra trabalhar e se da bem em alguns jogos! Mas semana passada fui testar o novo GTA e decepção! Ela trava direto! Reduzi tudo o que podia pra jogar e mesmo assim ela travava! Então se vc quer jogar... manda ver nas GF mesmo!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138159

Últimos membros registrados: xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK, urostatincapsula, Fagato026 .

Usuário(s) on-line na última hora: 1390, sendo 16 membro(s) e 1374 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, rafaelgmarotta, Daniel Monteiro, CNC, jessicatorres, Thiago, karolinarrrrrr, gilson antunes, DeividRobert, mastermax, Carlos E. Nogueira, Eng Damasceno, th3one, xenoprostactive, Sergio1987, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.