Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
Juarez   Parauapebas - PA
new   Belo Horizonte - MG
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

juniorturino   São Paulo - SP
batata25   padre miguel

Ajuda na escolha entre desktop e workstation

Por: panadesmax  

Em: 14/12/2009 21:18

Gostaria da opinião de vocês para me dicidir entre qual caminho seguir. Primeiramente a que se destina o futuro PC... Utilizo em 80% do tempo o computador para trabalhar com 3dsmax principalmente, After Effects, Photoshop e alguns outros softwares do genero. Nos outros 20%, uso para jogar, hobby que é a minha válvula de escape, logo não posso viver sem. Com a compra da nova maquina, susbtituirei um dos computadores (Pentium D 3.0) e ficarei ainda com este computador abaixo citado e mais outro Quad Q9550 2.8Ghz, para ajudar ainda mais nos renders. Atual configuração: Q6600 2.4Ghz 8Gb ram DDR2 a 667 MB Gigabyte GA-P35C-DS3R Nvidia 9800GX2 1Gb Sata 2 160Gb sistema Fonte Corsair 750W Windows 7 x64 Ultimate A questão é, estou na dúvida entre um i7 e um Dual Xeon Nehalem. Uma cena que renderiza em meu Q6600 em 28min aprox, no i7 da empresa renderiza em cerca de 15 minutos. Já é uma boa diferença. Mas quero a opinião de alguem que já tenha usado os Xeons que estou pretendendo pegar pra poder decidir. Config i7: i7 920 2.66 290US Asus P6T Deluxe V2 270US 12Gb ram Corsair 1600 cas7 234US cada kit Raid sata 2 500Gb cada 75US cada Fonte Corsair 750W 110US, pra poder montar a outra maq q ficaria com uma igual a essas que ja tenho Mesma Nvidia que ja tenho Total aprox 1288US Config Dual Xeon: Intel Xeon E5520 Nehalem 2.26GHz 4 x 256KB L2 Cache 8MB L3 Cache LGA 1366 80W Quad-Core 2 unidades 385US cada, total de 2 MB SUPERMICRO MBD-X8DAL-i-O Dual LGA 1366 Intel 5500 ATX Dual Quad-Core Intel Xeon Processor 5500 sequence 290US Raid sata 2 500Gb cada 75US cada Corsair 1000 2x12v necessário para essa MB 240US Memórias para Server Patriot Signature 6GB (3 x 2GB) 240-Pin DDR3 SDRAM DDR3 1333 (PC3 10600) ECC Registered Server Memory 255US cada kit, total de 2 Total aprox 1960US Como vêem, a diferença é considerável, preciso saber se o ganho em desempenho é considerável a ponto de optar pela solução Dual Xeon. Obrigado pela ajuda. Um abraço
Eu estava orçando uns computadores para um laboratório e estive na mesma dúvida... pra mim o xeon não vale o custo x benefício, então acabei fechando nos i7, se for considerar só render o xeon vai bem, mas como no meu caso vai bastante uso diário da máquina, onde o max usa muito pouco vários processadores, isso pesou pro lado do i7 que tem clock mais alto.
Opa, e me diz uma coisa, ja viu algum em ação? Especialmente estes 5520 que me referi? Gostaria muito mesmo de ter uma idéia de tempo de render. Outra coisa que não compreendo muito bem é porque a diferença de preço entre um i7920 com clock de 2.66 é tão grande se compararmos com o i7 950 3.06 de clock, se com um overclock basico já podemos atingir esta frequência? Vale a pena gastar o dobro por alguns megahertz padrão a mais? Valeu a ajuda Fla3D.
Panades, Esse é o Xeon Nehalem mais "básico" mas que vem com Hyper-Treading, ou seja, se você colocar dois desses terá 8 núcleos físicos e 8 núcleos lógicos, uma diferença absurda para renderizar. Apensar do clock mais baixo do Xeon em relação ao i7 920, ele tem um alto poder de processamento de cálculos. E com 16 núcleos renderizando, isso nem será percebido. Ah, só uma coisa, se tiver memórias de 1066 você vai gastar menos, porque este processador só aceita até esta frequência. Quando o Fla3d diz que o Max não usa muito multiprocessamento é no trabalho em geral, você pode ver isto na hora de aplicar alguma coisa pesada em uma cena, como hair and fur, geralmente ele só utiliza 1 dos núcleos para aplicar, nesta hora sim faz diferença o clock do processador, tanto é que se você tiver um Core 2 Duo Extreme, com certeza ele será mais rápido para aplicar que um i7. Porém na hora do render, o Max usa todos os núcleos mesmo e isto faz uma diferença gigantesca. Tanto é que o i7 920 sem overclock consegue facilmente quase que fazer o mesmo render na metade do tempo. Em alguns casos menos da metade. E uma coiaa, não vale a pena pagar quase o dobro por 400MHz a mais de velocidade. No meu i7, quando é um render que sei que vai demorar mais, eu faço um OC leve, aumento o FBS para 150 e o multiplier para 21 (3,15GHz), já consigo um velocidade superior ao 950 e com o sistema estável. Em um teste que fiz, economizei 6 minutos em um render de mais de 3 horas. Se você tem condições de comprar o Xeon, na minha opinião, nem pense duas vezes.
Obrigado pelas informações farfud. Recebi a cotação de um desses Dual Xeon, de uma loja que trabalha com importação aqui em Perdizes, São Paulo. A MB, 12Gb memória, os 2 Xeons e a fonte, por R$ 4900. Vou aguardar a passagem de ano e prosseguir com a compra em Janeiro se tudo der certo. Vou também verificar se consigo um preço melhor, substituindo as memorias de 1333 por 1066 como indicado. Valeu mesmo! Abraço
O preço até que não está fora. Claro se adicionar placa de video e mais algumas coisas com certeza irá aumentar o preço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138161

Últimos membros registrados: neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 1642, sendo 23 membro(s) e 1619 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, rafaelgmarotta, Marceleza, Daniel Monteiro, jessicatorres, Fabianomonte, neyandre, Pedro Juliato, Celso Borttoloto, renaz, Thiago Couto, th3one, Fabrício, Miudooo, Frederico Wagner N. R., tsmodelagem3d, Le_Andro, Ricardo Paranhos, Ronaldo, Renatto, Sergio1987, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.