Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Danilo   Teresina-PI - PI
Carlos Emanoel   goiania - GO
Fabio   Brasil - AC
bobnewsjr   Curitiba - PR
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

wilson medeiros   SÃO PAULO - SP
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA
andre.denzel   Sao Jose dos Campos
iarcheski   Chapecó - SC - AC

Ati 4890 é boa?

Por: edusilveira  

Em: 24/01/2010 21:06

Eududu Estou no mesmo dilema que você! Compro a Hd4890 ou a hd5770 ou a gtx260. Em testes gerais a HD4890 ficaria entre a GTX285 e GTX295, a FTX 260 sabemos que é bem abaixo dessas e a hd5770 ainda mais baixo, mas esse indice só é indicado para jogos e como a questão aqui é render onde encontrar um review, eu ainda não encontrei... Mas tudo que eu li até hoje me dizia que a vga era encaregada para viewport e o processador é que ficava encarregado do render, ou eu entendi errado ou algo mudou... ok, no futuro o uso da GPU no processamento, mas quando? Se for daqui a dois anos eu já estarei com outra VGA, pra mim só é válido se for algo para os proximos 6 meses. Então vou partilhar da mesma duvida que o Eududu, o que melhor? - GTX 260 GPU Clock 576mhz Clock da Memória 2ghz Memória 448bits / 896mb (ddr3) Taxa de Transf. Memória 112 GB/s Pixels por Clock 216 DirectX 10 aprox. R$ 700,00 - HD 4890 GPU Clock 850mhz Clock da Memória 3,9ghz Memória 256bits / 1ghz (ddr5) Taxa de Transf. Memória 124,8 GB/s Pixels por Clock 800 DirectX 10.1 aprox. R$ 600,00 - HD 5770 GPU Clock 850mhz Clock da Memória 4,8ghz Memória 128bits / 1ghz (ddr5) Taxa de Transf. Memória 76,8 GB/s Pixels por Clock 800 DirectX 11 aprox. R$ 550,00 OBS.: Esse calculo "clock x bits por clock / 8" nem sempre faz muito sentido, a gtx260 teria um total de 32256 enquanto a HD4890 "apenas" 27200, mas qualquer comprativo, coloca a hd4890 em um patamar bem superior a GTX260, ok ok, esses teste (exemplo: http://www.tomshardware.com/charts/gaming-graphics-cards-charts-2009-high-quality-update-3/3DMark06-v1.1.0-3DMark-Score,1697.html) são com base para jogos.
Uma outra questão em favor das placas Nvídia são os drivers. A ATI realmente tem uma força bruta sim, acho q na questão de jogos ela seria a melhor opção, mas pra trabalhar com 3D, eu ficaria com a Nvidia. Os drivers da Nvidia são muito mais bem escritos que os da ATI, então uma placa GTX260 seria bem melhor pra rodar o max por exemplo do que uma ATI 4890. Apesar do suporte ao directx 11 das ATI, elas são muito fracas ainda pra rodar plenamente o directx 11.
Starter, contra fatos não há argumentos! Realmente há muito mais drivers para Nvidia do que para ATI, e além da quantidade parece que a Nvidia também são melhores. E isso não há o que falar... Mas sabemos que há drivers não oficiais no mercado e que são facilmente encontrados, pode não ser o ideal, concordo que é um teste de erro e acerto, mas em questão de desempenho? Edit: Corrigindo nosso colega Starter a HD4890 é directx10.1, eu também não acho que directx 9, 10 ou 11 faça muita diferença (posso estar totalmente enganado), principalmente na questão do render.
Andei sumido, mas vamos lá. Vocês estão confundindo os números para fazer as contas. A conta "frequência x barramento / 8" é para calcular qual memória aplicada na placa é mais rápida, não tem nada relacionado com a GPU ser Nvidia ou ATI. Essa conta é para justificar, por exemplo, uma memória de 448bits (barramento) não ser mais rápida que uma de 256 bits, pois a velocidade vai depender também da frequência de trabalho da memória (clock) Esclero para você ver como essa conta faz sentido, você mesmo colocou o resultado a velocidade de transferência de dados (destacado em azul). Podem fazer a conta [u:94665f5db8]frequência da memória (clock da memória)[/u:94665f5db8] x [u:94665f5db8]barramento da memória (bits) [/u:94665f5db8]/ 8 [quote:94665f5db8] - GTX 260 GPU Clock 576mhz Clock da Memória 2ghz Memória 448bits / 896mb (ddr3) Taxa de Transf. Memória 112 GB/s Pixels por Clock 216 DirectX 10 aprox. R$ 700,00 - HD 4890 GPU Clock 850mhz Clock da Memória 3,9ghz Memória 256bits / 1ghz (ddr5) Taxa de Transf. Memória 124,8 GB/s Pixels por Clock 800 DirectX 10.1 aprox. R$ 600,00 [/quote:94665f5db8] Volto a dizer, não estou defendendo o ATI, só estou colocando, que eu estou com uma HD 4890 e ela da conta do recado muito bem, respondendo a pergunta de quem abriu o tópico. Só para botar mais lenha na fogueira.... Atualize o drive da Nvidia e ganhe de graça uma Placa de Video + Motherboard + Processador Queimados!!!! http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Bug-em-driver-pode-queimar-placas-de-video_a38240_z410.aspx Abraços Rodrigo
Fala ae galera, tudo bem? Desculpem me intrometer, porém eu vi a discussão e gostaria de dar minha opinião. Quanto a questao de Nvidia ou ATI, na boa, tanto faz. Eu vi nesse tópico comparando desempenho e tudo mais, porém acho que esqueceram a pergunta do Eududu que perguntou se a placa é boa pra maquete ou não. Eu pessoalmente não vejo o porque da discussão, visto que quem realmente faz a maquete é o artista, e não o PC. A resposta simplesmente deveria ser: "Sim, a placa é boa". Mas não só essa placa, qualquer placa mid já da pro gasto. Até porque eu ja vi caras tirando renders fabulosos com pcs com placas onboard. É tudo uma questão de você otimizar sua cena de acordo com o equipamento que tem abraçO!
Fala galera blz? Desculpa a todos pela demora em responder. eheh Primeiramente, muito obrigado pelos esclarecimentos que estão dando. E realmente, quem faz o trabalho é o artista e não o pc. O pq desde tópico, como explicado anteriormente é pelo fato de que eu estou querendo montar uma máquina nova para poder trabalhar com maquete eletrônica e mais para frente poder trabalhar com animações. O objetivo principal dessa máquina nova é reduzir consederavelmente o tempo de render. Pensando nisso eu pensei numa configuração de pc com core i7, 4 ou 6GB de memória RAM e uma placa de video BOA E COM UM CUSTO ACESSIVEL. Por essa razão, a ATI Radeon HD 4890 me chamou a atenção pelo que eu vi nas especificações dela. Outra dúvida que me veio agora é, se eu montar um PC quad 2 quade com 8 Gb de RAM e uma placa de video da Nvidia com a tecnologia CUDA incorporada, o tempo de render será muito mais baixo? Obs: Sei que o tempo de render varia de uma cena para outra e tudo mais. Desde já agradeço a ajuda de todos. Abraço A todos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710682.

Total de membros registrados: 138163

Últimos membros registrados: alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame.

Usuário(s) on-line na última hora: 1565, sendo 26 membro(s) e 1539 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: weberton santos, Eduardo Ramos, Eber.Silva, TadeuB79, netinho muniz, Nuno, jessicatorres, Nieledoranne, Duda, m.schnaider, gilson antunes, Le_Andro, Gabriel.C, cristian rocha da silva, Saviel, alexseen, Sergio1987, Thiago Couto, mastermax, rodrigo.lodetti, eplima16, Ale Marques, Daniel Monteiro, Henrique Ribeiro, Reinaldo Silva, Max Idalgo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.