Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
tiagoschuch   florianopolis - SC

Portfólios Ver Mais

Moro.3D   Brazil - SC
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC
Robison915   esteio - AC

Processador 16Core

Por: Sarandini  

Em: 28/03/2010 23:41

Fala galera, Vocês sabem qual é o processador que o pessoal chama de 16Core? Ou se são 2 Octo, ou algo parecido? Vi um pessoal falando em uma palestra e em alguns foruns de 3D que utilizavam macs com esses processadores.. Abraço,
Sarandini
Acho q achei alguma coisa nas especificações do mac pro: 8-core: Two 2.26GHz, 2.66GHz, or 2.93GHz Quad-Core Intel Xeon 5500 series processors # Turbo Boost dynamic performance (up to 3.33GHz on 8-core 2.93GHz system, up to 3.6GHz on quad-core 3.33GHz system) # Hyper-Threading technology for up to 16 virtual cores
Sarandini
São maquinas com dois processadores xeon. Sendo dois quadcores com hyperthreading, ou seja, cada processador tem 4 nucleos fisicos e 8 logicos. Portanto, com dois procesadores deste, vc tem 8 fisicos e 16 logicos ("virtual" cores).
Só complementando, a AMD lançou essa semana sua linha de processadores Opteron com 8 e 12 núcleos. http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-03/4BB153C2.html Pra quem achava que a AMD estava "morta" com os lançamentos dos Core i7 e i9 da intel, ela está respondendo à altura. Se instalado 4 proc. desses de 12 núcleos em uma mobo com suporte para 4 cpu., então teremos 48 núcleos em um sistema só. Quero ver render demorar pra renderizar numa máquina dessas.
_Oi galera, faz tempo que não apareço por aqui. _Deixa eu meter a minha colher de pau na conversa de vcs!? rs :lol: _Para relembrar e para informar aos que não sabem... _Existem dois tipos básicos de cálculo. O do tipo Inteiro (ALU - Arithmetic Logic Unit) e do tipo ponto flutuante (FPU - Floating Point Unit), o primeiro envolve basicamente as operações matemáticas básicas e de resultados sem casa após a vírgula e no segundo ocorrem os cálculos mais complexos e onde os resultados apresentam "imprecisões". _Antes dos processadores 586, o processador de ponto flutuante era separado fisicamente da CPU principal. Era chamado de co-processador de ponto flutuante e ficava numa posição similar ao de um chipset de placa mãe atual. _A partir do 586, nos processadores Pentium, o FPU passou a ser incorporado ao Core (núcleo). À bem da verdade é desde lá que vem a expressão processador com vários núcleos. _Desde então, todo processador é dual core. _Mas com o tempo isso se perdeu. _Nos acostumamos a chamar apenas de CPU (Central Unit Processor), como sendo uma coisa só e achando natural que assim fosse. _Com o avanço do processo produtivo, reduzindo cada vez mais o tamanho dos transistores e assim possibilitando mais deles num mesmo espaço, pode-se então fazer mais CPUs num só substrato de silício. _Por tanto não é errado reconhecer os processadores Intel que tem a capacidade de separar os cálculos dos tipos ALUs dos FPUs, (Aqui leia-se tecnologia Hyper Threading), com o dobro de Núcleos. _Assim um processador comercialmente chamado de dual core que tenha HT, na verdade é quad core, pois tem a capacidade de separar os cálculos, adiantando os resultados. _O mesmo vale para a nova safra recem lançada, i7 X980 (Six Core) que na verdade é um Dodeca Core e os modelos Xeon 5600 e Xeon 7400. E assim por diante... _A postura da AMD é diferente, sua arquitetura de dados não permite "por enquanto" a separação dos tipos de cálculos, por tanto a recíproca não é verdadeira. Aqui vale o que está escrito! E recentemente novos Opteron série 6100 foram anunciados com modelos de 8 e 12 Cores (ALU+FPU) em cada CPU física.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Starter, Certo, mas você está comparando processador doméstico com processador de servidor. Está certo que o i7 e i9 são processadores base para o Xeon, porém não são Xeons. Os Xeons estão para sair com 12 núcleos físicos também. O i7 é como uma Ferrari de rua, não é para correr na F1, já o Xeon... Temos que esperar o desempenho do Opterom comparado com o Xeon.
Os "Magny-Cours" da AMD estão muito bons (12 nucleos fisicos e logicos), vi um review deles ha pouco tempo não lembro aonde. E têm a vantagem de poder ser utilizados juntos em 2,4 ou 8 (me corrijam se eu estiver errado) processadores na mesma placa mãe. Imagine 12 cores x 8 processadores = 96 buckets de pura alegria. Porém, logo em breve, a intel lançará os Nehalem-EX, cada um com 8 nucleos fisicos + 8 logicos, totalizando 16 "cores virtuais" e possibilitando ser utilizado em 2,4 e 8 processadores tbm (!!!). Daí vc multiplica 16 cores por 8 processadores e ja pode anunciar seu rim no mercadolivre ou ebay.
Nossa. to aprendendo pacas aqui!...rs. Na verdade estou indo pra China e queria ver se trago um computador bom de lá e como o que tinha ouvido falar era esse octo, coloquei aqui pra entender melhor. Valeu pela explicação Adriano! Abraço!
Sarandini
LG, Por essas e por outras que sairá muito mais barato daqui uns tempos com os Renders em Real Time investir em placas de video como a nova GTX480 do que em processadores. Montar um Quad-SLI sairá mais barato que um Quad Processador Xeon. Bom se for ver já tem as Quadro Plex, que são conjuntos de placas Quadro. Estava aqui pensando, para nós usuários "comuns" de 3D, nenhuma Vetor 0, por exemplo, sairá mais barato ter um PC com SLI do que pagar render farm para renderizar projetos grandes.
Também estou aguardando ancioso por essa tecnologia, Gibran. Estou muito curioso pra saber o custo/beneficio de utilizar a GPU, será que valerá mesmo a pena comprar 7 FERMIs ou será melhor 4 Magny-Cours/Nehalem-EX?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710685.

Total de membros registrados: 138164

Últimos membros registrados: eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1681, sendo 24 membro(s) e 1657 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo, eltinho1234, Moura, AlexTerra, Luis Antonio, Osvaldo Arquiteto, Nuno, Frederico Wagner N. R., Lucas Batalhoti, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, gago, Saviel, Thiago Couto, Geraldo Nunes, Ronaldo, Adalberto Rocha, João Von Rondow, rabellogp, Fabio Catelleno, eplima16, Max Idalgo, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.