Sobre calibragem, é mais ou menos o que o Jorpaes falou, tem algumas especificações que você deve cuidar nos monitores LCD para que você consiga uma maior fidelidade de cor. Primeiro é o tipo de painel, a maioria são paineis TN (principalmente dessas marcas comerciais LG, Samsung, AOC) e o ideal são paineis IPS ou PVA e aqui no Brasil as únicas marcas que vende monitores com painel IPS é a Dell e a Apple (pelo menos até agora foram as que eu achei). Na Dell em três modelos específicos, o U2409, U2711 e 3008WFP e na Apple o LED Cinema Display 24", mas este é mais de R$3000, porém a qualidade é excelente.
Outra marca, porém esse não sei onde compra são os Eizo, eles até já vem com o parasol e a grande vantagem dele é que enquanto os monitores LCD tem um ponto de iluminação no meio do painel, que é o que faz o monitor mostrar as cores, o Eizo tem 16 desses pontos espalhados pela tela, ou seja, a cor fica idêntica tanto no centro como nas bordas o que facilita a calibração e tem uma altíssima fidelidade de cor.
Outro detalhe dos paineis IPS é o angulo de visão, enquanto os comerciais tem 170°H/160°V os IPS tem 178°H/178°V, ou seja, se você ficar praticamente na linha da tela do monitor, você ainda assim consegue enxergar a imagem.
Eu estou namorando um U2711 há algum tempo, mas como agora tenho uma filha para criar, tive que segurar um pouco este sonho.
Vejam esse site, a comparação de um monitor P2370HD da Samsung comercial e com painel TN e o Dell U2410 com painel IPS, veja a diferença das cores após a calibração, quanto mais próxima da base melhor é a calibragem de cor, depois mudem para o LED Cinema Display da Apple, vai ser covardia.
http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=6&ma1=36&mo1=543&p1=5966&ma2=88&mo2=570&p2=6292&ph=6