Sim, sem querer esticar nenhum conflito de PC/Mac eu só quero completar, respondendo ao "davsonirom".
Vou responder com as famosas perguntas e respostas, se o seu perfil for parecido com o meu, poderá pensar melhor na sua escolha:
1- Por que eu uso mac?
Trabalho na área gráfica e uso muito os programas da Adobe, principalmente Illustrator e Photoshop. Sinto mais confiança na integração Adobe/ Apple na área gráfica e também na calibração de cores nos monitores Apple. A indústria gráfica não usa Apple por causa da maçã, e sim pelo cuidado que a Apple e fabricantes de software tiveram em desenvolver hardware e software focados em performance e não travamentos da máquina ou do sistema operacional. Você compra um Dell, HP, Alienware (todos com a mesma config.) pelo mesmo preço, mais barato ou mais caro, mas ainda assim a Apple predomina na área gráfica, de áudio e vídeo. Isso há muitos anos. Devem existir motivos técnicos muito fortes para isso, senão, com essa facilidade em comprar PCs, o setor de computadores da Apple já teria fechado.
2- Vale à pena comprar um mac apenas focando em programas que rodem no Windows?
Não. O ideal é você comprar um Apple para tirar proveito de "tudo" que a Apple desenvolve: Sistema Operacional (Mac OS X) potente e livre de vírus, hackers, trojans, adwares, etc/ Programas que já vêm neste Mac OS e que são fáceis de usar e são desenvolvidos para quem usa um computador focado em multimídia (gráfico, áudio e vídeo) e jobs com esse propósito/ Interface amigável e infinitamente mais prática e fácil de usar do que qualquer Windows ou Linux ( a propósito, ambos podem ser instalados no Mac através do Boot Camp - um dos programas que vem no Mac OS)/ Isso tudo aliado a um hardware potente (como um PC potente também tem), com um design invejável e "cool" para quem vive da arte e aprecia mais que um "caixote"preto ou bege debaixo da mesa ( já que estamos falando que pelo mesmo valor vc compra um PC parrudo).