Sim, sem querer esticar nenhum conflito de PC/Mac eu só quero completar, respondendo ao "davsonirom".
Vou responder com as famosas perguntas e respostas, se o seu perfil for parecido com o meu, poderá pensar melhor na sua escolha:
1- Por que eu uso mac?
Trabalho na área gráfica e uso muito os programas da Adobe, principalmente Illustrator e Photoshop. Sinto mais confiança na integração Adobe/ Apple na área gráfica e também na calibração de cores nos monitores Apple. A indústria gráfica não usa Apple por causa da maçã, e sim pelo cuidado que a Apple e fabricantes de software tiveram em desenvolver hardware e software focados em performance e não travamentos da máquina ou do sistema operacional. Você compra um Dell, HP, Alienware (todos com a mesma config.) pelo mesmo preço, mais barato ou mais caro, mas ainda assim a Apple predomina na área gráfica, de áudio e vídeo. Isso há muitos anos. Devem existir motivos técnicos muito fortes para isso, senão, com essa facilidade em comprar PCs, o setor de computadores da Apple já teria fechado.
2- Vale à pena comprar um mac apenas focando em programas que rodem no Windows?
Não. O ideal é você comprar um Apple para tirar proveito de "tudo" que a Apple desenvolve: Sistema Operacional (Mac OS X) potente e livre de vírus, hackers, trojans, adwares, etc/ Programas que já vêm neste Mac OS e que são fáceis de usar e são desenvolvidos para quem usa um computador focado em multimídia (gráfico, áudio e vídeo) e jobs com esse propósito/ Interface amigável e infinitamente mais prática e fácil de usar do que qualquer Windows ou Linux ( a propósito, ambos podem ser instalados no Mac através do Boot Camp - um dos programas que vem no Mac OS)/ Isso tudo aliado a um hardware potente (como um PC potente também tem), com um design invejável e "cool" para quem vive da arte e aprecia mais que um "caixote"preto ou bege debaixo da mesa ( já que estamos falando que pelo mesmo valor vc compra um PC parrudo).
3- Por que estou então falando de ter um mac se o ideal, para o 3DS Max, é usar o PCzão?
Eu mesmo adoraria ter um BOXX, se fosse apenas para usar o Max e outros programas no Windows, não sou bobo. Mas quando decidi "migrar" do PC para o Mac reaprendi várias coisas, ainda mais no manuseio do Mac OS (os programas comuns entre PC e Mac, como os da Adobe, você quase nem apanha pois é praticamente tudo igual), mas valeu à pena justamente porque não dá pra ficar indiferente com o design do OS e do hardwarre, ou seja, do conjunto que você vai usar no dia-a-dia no seu trabalho , envolvido com criações que vão desde um simples material impresso até uma edição de vídeo ou uma trilha sonora.
Eu não defendo o mac ou a Apple, mas entendi que a Apple criou uma comunidade de profissionais e simpatizantes, assim como uma Harley Davidson, a Ferrari, Porsche, etc. Todos eles têm seu consumidor fiel e estão sempre ávidos por novidades pois sentem a paixão que esses fabricantes colocam em seus produtos.
De qualquer forma, extrair prazer do trabalho independe do equipamento. O sucesso alimenta o ego e o bolso, e com os dois cheios você pode adquirir objetos de desejo ou de real necessidade (ou os dois!).
PS: Quanto às suas perguntas, dá pra instalar Windows e Linux à partir do Boot Camp (programa dentro do Mac OS que cria uma partição onde vc vai instalar o Windows) ou instalar do zero (sem ter o Mac OS) no HD. Neste caso vc não vai nem aprender a mexer no Mac OS pois ele não vai existir. A instalação do Windows e qualquer programa que rode nele é simples e sem nenhuma complicação (igualzinho ao PC). No DVD do próprio Mac OS tem todos os "drives" da máquina (placa de vídeo, teclado, mouse, som, etc) para serem instalados sozinhos (setup.exe) no Windows/ Linux instalado. Fica tudo perfeito e redondo! E vc ainda pode configurar o Boot Camp que passa a também existir no painel de controle do Windows para que a máquina sempre inicie ou pelo Windows ou pelo Mac OS, você escolhe tudo com facilidade.
Abs e boa sorte!