Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
rafaelboliver   Goiânia - AC
Gaona   Brasil - AC
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ

Portfólios Ver Mais

gilbertorbr   porto alegre
rudieriel   Gravataí - RS
Rhenan   SP - Santo André - AC

Comparação de Processador INTEL E AMD

Por: Diego Dneo  

Em: 22/09/2010 15:26

Galera, hoje fiz um teste com meu pc AMD e outro INTEL As configuracoes sao as seguintes AMD: Crosshair Formula IV Phnom X4 945 4gb Corsair Dominator 1600mhz INTEL: I7 930 p6x58d-Premiun 4gb Corsair Dominator 1600mhz Resultado, o I7 foi 4 segundos mais rapido, oq é decepcionante pelo preço de aquisição de um desse. com o preço de um I7 da pra comprar 2 AMD, e o processador Amd em questao nao eh grande coisa comparado ao que tem no mercado. Onde tem o 965 Black Edition, Agora o X6. O problema é o falso ou nao marketin que rola por ai, sempre colocando processadores AMD como inferiores, mas pelo menos pra renderização nao é bem assim. Ja vi foruns colocando i5 como melhor que phenom 965 black. Concordo que os iI7 sao superiores, mas pra ser de verdade vc tem que gastar muito, como exemplo do lançamento que foi feito do i7 Xt que custa 999 U$. Foi um teste que fiz e obtive esse resultado, comentarios e opnioes estao abertas aos amigos, esse foi o meu ponto de vista. Abraco a todos.
O tempo de 4 seg é em relaçao a quanto tempo? 1 min, 1hora, 30 segundos? usou o mesmo arquivo? poderia usar a cena aqui do site para teste de render e fazer uma nova comparação caso nao tenha feito http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=23556&postdays=0&postorder=asc&start=0 Movido de Colaborações e Grupos de Estudo!
foi 4 minutos e alguns segundos foi a mesma cena para os 2
gostaria de ver esse teste tb.. com a imagem do site. Se a proporção for verdadeira. em um render de 3 horas a diferneça ver ser um pouco menos que 2:50 mim.... entao.... nao vale a pena gastar o dobro do preço por micro é que é apenas 3 mim mais rapido em uma cena complexa.. Bela descoberta....... E obrigado por compartilhar Estao acompanhando novos testes
Aprender e Ensinar são tão proximos que nunca sabemos onde estamos!
vou fazer o teste e postar aqui logo. obrigado pelas dicas..!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) dneo_: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu comentário é muito interessante ver que o processador da Intel, o core i7 foi 04 segundos mais rápido que o processador da AMD, o phenom X4 945, mas veja bem, a AMD lançou o mais novo processador AMD phenom II x6 965 3.2 Ghz black edition e eu já o adquiri recentemente e posso lhe garantir que é bem rápido mesmo, acho que tem o desempenho um pouco melhor que o processador da Intel, o core i7 em alguns quesitos somente. Na verdade os processadores da Intel são ótimos mesmo, segundo o Clube do hardware que é um site sério, o processador core i7 teve um desempenho "melhor" que o processador da AMD: phenom II x6 1090 T black edition. É claro que o Intel Xeon é o melhor que tem até agora, mas para quem não tem condição financeira de adquirir um desses como é o meu caso, eu adquiri o processador AMD Phenom II X6 965 Black Edition com soquete AM3 de quatro núcleos, fabricado com tecnologia de 45 nm e que trabalha internamente a 3,4 GHz, tem 2 MB de cache L2, 6 MB de cache L3, controlador de memória DDR2/DDR3 integrado. http://www.clubedohardware.com.br/noticias/AMD-Lanca-Phenom-II-X4-965-Black-Edition/2451 Pelo menos nas minhas renderizações com cenas complexas e várias vegetações 3d + displacement e materiais com reflexão e uma alta resolução no render ele vai bem rápido, porém ele gosta de esquentar porque aumenta os ciclos de processamento do processador, mas no próximo mês eu vou resolver isso, vou comprar um cooler zalman 9700 CNPS Led Retira com duas ventoinhas com 2700 rpm+ controle remoto para controle de ruído e velocidade de rotação das ventoinhas, ai com certeza ele vai resfriar bem mais. A melhor maneira de medirmos o desempenho de um processador é usando programas reais. O problema, no entanto, é a criação de uma metodologia com programas reais que ofereça resultados precisos, pelo menos em todos os testes que eu vi espalhados pela interner o processador da Intel core i7-980X foi 16% mais rápido do que o processador da AMD, o phenom II x6 1090 T black edition, mas isso é relativo também, as vezes vi poucos testes em que o processador phenom II foi um pouco mais rápido que o core i7, mas é bem difícil. Mas eu adquiri o processador Phenom II x6 945 black edition e não me arrependi em nada, talvez se fosse comprar um processador da Intel Core i7 teria um desempenho um pouco melhor mas seria bem mais caro, então não compensava para mim, ok?? Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e boa sorte!! ___________________________ [i:cc2dcacad5]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:cc2dcacad5]
Eu acabei de comprar um Athlon II X4 640 e nos primeiro teste fiquei muito feliz, não é um processador top, mas quando monto uma máquina meu foco é investir na placa mãe, comprar a melhor possível e depois fazer os upgrades necessários. Vários fatores devem ser avaliados quando optamos por um processador, um deles é a relação do custo ao longo do tempo e não somente a performance, os processadores Intel consomem menos energia que os AMD, esse dado gera duas conclusões: 1 - Se consomem menos energia ao longo do tempo o maior valor de compra é diluído na economia de energia elétrica. 2 - Consumindo menos energia ele esquenta menos, significando uma temperatura menor dentro do gabinete o que proporciona maior durabilidade dos componentes. Na relação custo benefício os Intel são melhores mesmo que os AMD, mas por exemplo no meu caso como tive que comprar um micro as pressas e não estava capitalizado para isso optei pelo AMD por ter um custo menor. Nós não podemos entrar nessa briguinha do mkt das empresas, ela só avalia perfomance e este não deve ser o principal motivador para a escolha de um componente
Vamos escolher processadores top com 6 e 4 cores de ambas as empresas... não vou levar em consideração a família Xeon W por motivos óbvios. System: Core i7-980X (6c/12t) 3.33 GHz (Turbo 3.6 GHz) Power - CPU Peak: 210W Power - Idle: 102W Max TDP: 130W System: Core i7-975 XE (4c/8t) 3.33 GHz (Turbo 3.6 GHz) Power - CPU Peak: 240W Power - Idle: 105W Max TDP: 130W Phenom II X6 1090T (6c) 3.2 GHz (Turbo 3.6 GHz) Power - CPU Peak: 208W Power - Idle: 83W Max TDP: 125W Phenom II X4 965 BE (4c) 3.4 GHz Power - CPU Peak: 201W Power - Idle: 78W Max TDP: 125W Parte 1 - Consumo Como podemos ver nos dados acima, o consumo dos processadores da AMD são menores tanto no pico quanto em Idle. Vamos pensar um pouco mais... Em um caso teórico extremo. Colocaremos esses processadores em máquinas que ficarão ligadas 24 horas durante 30 dias renderizando, ou seja, no pico dos processadores. As máquinas serão ignoradas para não desviarmos a atenção do objetivo aqui. Core i7-980X - 151,2kWh/mês - R$45,36/mês Core i7-975 XE - 172,8kWh/mês - R$51,84/mês Phenom II X6 1090T - 149,6kWh/mês - R$44,88/mês Phenom II X4 965 BE - 144,72kWh/mês - R$43,41/mês Enfim... uma diferença de menos de R$10,00/mês no consumo desses processadores top. Parte 2 - Temperatura Porque os processadores da AMD esquentam mais que os da Intel? Eles simplesmente não esquentam mais que os da Intel. Vamos pensar um pouco mais... TDP (Thermal Design Power) é usado para estipular o quanto os processadores irão dissipar em termos de energia elétrica. Se observarmos os valores "Max TDP" mencionados, veremos que são muito próximos. Para garantir igualdade no exemplo, vamos escolher um dissipador que funcione em todos esses processadores, e que seja igualmente top. Assim, garantimos as mesmas condições. O escolhido será o Spire Thermax Eclipse II SP984B1-V2. Nos processadores de 125W da AMD o resultado foi 10,2°C acima da temperatura ambiente, ou seja, 0,0816°C/W. Nos processadores de 150W (não encontrei com 130W, mas serve ao nosso exemplo) da Intel o resultado foi 12,6°C acima da temperatura ambiente, ou seja, 0,084°C/W. Podemos afirmar que ambos os processadores tiveram a mesma dissipação. Resumindo: Consumo e temperatura não são mais fatores chaves para tomada de decisões na escolha dos processadores como usuário final. Importante: Caso você seja dono de uma empresa com vários computadores ou tenha uma render farm em casa, o consumo pode ser decisivo (acredito que não venha ser o caso). fontes (as mais importantes): http://www.intel.com/ http://www.amd.com/ http://www.crazyengineers.com/ http://www.tomshardware.co.uk/charts/desktop-cpu-charts-2010/benchmarks,112.html http://www.frostytech.com/top5heatsinks.cfm Desculpem o tamanho do post, mas não sou bom em escrever. Rogério Simões, eu também acreditava nisso, mas deu a louca e resolvi por em prova esse conceito. AVISO: Não sou autoridade no assunto. Só pesquisei sobre e aqui estão minhas conclusões.
Sim, é bem essa a questão. O custo beneficio. Temos um Core i7-980X mas ele custa 999U$, imagina oq nao da pra montar com esse valor. To querendo testar os novos AMD x6 pra ver como sao, provavelmente vao se sair melhor que o I7 930, por terem nucleos fisicos.. E o custo novamente é mais barato que o I7, como o 1055T Fiz os testes aqui utilizando o arquivo do site, segue os resultados AMD Phenom 945 1 (320x240) 5s 2 (640x480) 13s 3 (1024x768) 28s 4 (2048x1536); 88s INTEL I7 930 1 (320x240) 6 2 (640x480) 11 3 (1024x768) 21 4 (2048x1536); 69 INTEL CORE 2 DUO E7500 1 (320x240) 10s 2 (640x480) 24s 3 (1024x768) 49s 4 (2048x1536); 159s Em um teste feito no Rhinoceros, um render de 5m3s no AMD foi feito em 3M53s no INTEL. A ideia nao é dizer que o processador AMD é melhor qu intel, pois a intel sempre coloca mais tecnologia, a AMD cresce com bons resultados e custo beneficio muito bom. Pelo menos no meu caso busto sempre vai interferir, por isso sempre opto por AMD. Mas eu ainda esperava mais desse processador INTEL. Acho que é isso, valew pela opnião de todos.
Como eu acho o site clubedohardware.com.br confiável, vou deixar aqui a dica de um teste que eles fizeram com Processador Phenom II X6 1090T. Minha opinião: Se é para a AMD fazer um processador com 6 núcleos e para os testes ter que ser comparado com o Core i5-750, acho melhor a AMD ir fabricar bicicletas. Em apenas um quesito o Phenom II X6 1090T ganhou do Core i5-750, que se for verdade para nos que trabalhamos com 3D é excelente, mas eu ainda tenho um pé atras com a AMD, é impossível acretitar em um processador que perde para o i5-750 ser excelente somente para render. O Phenom II X6 1090T tem que ser comparado com o Core i5-750. Vou colocar aqui o que esta na pagína 14 do link que é a Conclusão que eles tiveram. caso alguém queira ver todo o teste é só entrar no link. ================= "Conclusões O novo Phenom II X6 1090T não é mais rápido do que os processadores Core i7 da Intel. Na verdade, ele não compete com o Core i7, já que estão situados em faixas de preço completamente diferentes. Por essa razão a Intel tem predomínio absoluto no mercado de processadores de alto desempenho. Mas a principal vantagem do Phenom II X6 1090T é o seu preço, que o coloca como concorrente dos processadores Core i5. O único processador Core i5 que tínhamos disponível era o Core i5-750, que é 33% mais barato do que o Phenom II X6 1090T. Devido a esta grande diferença de preço, nós esperávamos que o Phenom II X6 1090T fosse destruir o Core i5-750, o que não aconteceu. Na verdade, em várias aplicações o processador de quatro núcleos Core i5-750 foi mais rápido do que o processador de seis núcleos Phenom II X6 1090T (escore Geral do PCMark, escore de Jogos do PCMark, escore de Música do PCMark, VirtualDub, WinRAR e alguns jogos). Eles empataram em algumas aplicações (alguns jogos e no After Effects CS4) e o novo processador da AMD foi mais rápido em outras (escore de TV e Filmes do PCMark, escore Comunicação do PCMark, Escore Produtividade do PCMark e Photoshop CS4). Quando o Phenom II X6 1090T foi mais rápido, foi por uma pequena margem (5% a 10%), não justificando o preço adicional. Há apenas uma exceção importante, no entanto: Cinebench. Neste programa de renderização 3D o Phenom II X6 1090T simplesmente massacrou o Core i5-750, sendo 74% mais rápido do que este processador da Intel. Portanto este novo processador pode ser uma excelente opção para profissionais que trabalham com modelagem e renderização 3D, e que não querem comprar um computador caro equipado com um processador Core i7. Para o usuário comum, no entanto, achamos difícil recomendar este novo processador." ================ Fonte: clubedohardware.com.br http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Processador-Phenom-II-X6-1090T/1969/1

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710686.

Total de membros registrados: 138167

Últimos membros registrados: KIL, M@RIAa, draziw, eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo.

Usuário(s) on-line na última hora: 1486, sendo 9 membro(s) e 1477 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Fabrício, Lucas Reis, m.schnaider, KIL, renaz, Thiago Couto, M@RIAa, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.