Olá masshd, td bem?
Acho que essa dúvida entre placas profissionais como a Quadro e placas gamers como as GeForce e Radeon nunca irão acabar... mas resumidamente as Quadros apesarem de sua "configuração inferior", elas são muito melhores pra trabalhar com softwares como o CAD, 3DS Max, etc... Aliás, foram feitas para isso, pq na verdade não é somente a placa que faz a diferença toda, e sim os drivers dela instalado corretamente.
Só pra vc ter uma idéia, eu tenho em uma cpu minha aqui uma ATI Radeon 1800GTO/256mb, é uma placa muito antiga e um amigo meu comprou uma GeForce 250GTS/1GBmb, daí fomos testar as 2 placas numa cena um pouco pesada do 3DS Max. Eu achava que a 250GTS ia dar uma lavada na minha Radeon, e o que aconteceu de fato foi que a 250GTS apresentou um ganho de no máximo 10% de velocidade nas viewports do Max, fiquei até descepcionado e olha que a 250GTS estava rodando num i7 e a minha num intel Q6600.
Então cheguei a conclusão de que por mais que vc invista em uma placa "gamers" pra trabalhar, vc pode ter um ganho de desempenho sim, mas ela jamais vai chegar num desempenho igual a uma placa profissional como as Quadro ou as FireGL.
Pelo que eu to vendo agora, a única justificativa que possa levar um investimento numa placa gamers pra trabalhar, são os renders via GPU que são a febre do momento, pq esses renders são otimizados para usar a tecnologia CUDA, presente somente nas vgas Nvidia, seja placas como as GeForce ou as Quadro, mas nesse questão específica (render via GPU), acho que as GeForce terão um melhor custo x benefício do que as Quadro.