Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Millow   São Paulo - AC
Lucas Rafael   Parana - PR
Erlon   João Pessoa - PB
marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC

Portfólios Ver Mais

Dexi   Belo Horizonte - MG
Ionta   suzano
Kiko 7   São Bernardo do Campo - SP
luisrosenstock   Joinville-SC

iRay renderizador

Por: Jomar Machado  

Em: 30/10/2010 12:27

Alguém já testou ou trabalha com o iray?... Queria saber o que acha dele...ex: tempo, qualidade e recursos exigidos... Valew... ;)
Já testei, ele realmente é rápido. Porém é uma tecnologia nova, e com alguma limitações ainda. A qualidade depende da configuração que você faz nele. O grande problema são os recursos exigidos, o que limita muito ainda a tecnologia é a quantidade de memória necessária para renderizar uma cena complexa. Por exemplo, é melhor você investir em 3 GTX460 de 1GB, do que uma GTX480, porque você terá 3GB de memória GDDR5 contra 1,5GB. Além de ter mais processadores CUDA pelo mesmo preço praticamente, as únicas coisas que você deve ter mesmo é um bom gabinete, uma baita fonte e uma placa-mãe que tenha 3 slots PCI-e 16x. Um detalhe importante é que o CUDA funciona sem SLI, porém o ideal é você conectar todas as placas pelo brigde para você poder aproveitar o potencial da tecnologia SLI. O que eu acho que irá acontecer muito é ter uma workstation para modelar e preparar toda cena e uma máquina com placas de video só para renderizar. A não ser que você tenha dinheiro para comprar uma QuadroFX 6000 que tem 6GB de GDDR5 e 480 processadores CUDA, aí você terá uma baita placa para modelar e uma bata placa para renderizar. Porém isto tem seu preço, uma placa desta deve custa mais de R$12 mil, enquanto uma solução com 4 GTX480 que terá 4 vezes mais processadores CUDA e a mesma quantidade de memória, sairá menos que isto, acredito que com uns R$10 mil você monte uma solução dessas.
Iray então usa ó placa de vídeo pra renderizar?
Ariquemes/Rondônia Revit Architecture Autodesk Maya/Vray skype: ricardoberkut3d http://ricardojr3d.blogspot.com/
_A nossa apreenção enquanto integradores de solução, é que a nVidia venha aos poucos liberar somente às suas soluções profissionais tal recurso. _Se isso se concretizar, será o fim prematuro de algo tão promissor. _Esperamos que ninguém da nVidia tenha essa idéia de "jiríco", kkkk.
ALFX® Computadores e Serviços Ltda https://www.alfx.com.br
Gibran, o iray, assim como qualquer outro render por GPU, não consegue somar as memórias das placas, a cena tem que ficar armazenada inteiramente em cada placa, então 3 GTX de 1GB continua contando apenas 1GB, isso está escritos nos documentos que vieram como iray. Então em termos de processamento as 3 GTX460 serão mais rápidas que uma GTX480, só que esta terá 1,5GB de memória disponível. Eu gostei bastante do iray mas ao mesmo tempo achei inútil para um trabalho profissional, principalmente por faltar algumas recursos como matte/shadow, se tivesse esse recurso implementado seria um ótimo render de produto.
Na cena de benchmark que eu baixei do forum do Jeff Patton, eu fiz o render com Mental Ray e o meu tempo com o render calibrado para máxima qualidade eu fiz em 5 minutos...já os renders com o iray a galera com 10 minutos de render só atingia uma imagem toda cheia de noise e muito ruim ( o cara tinha 4X 480GTX!). Creio que o iRay ainda está na infância e só com o tempo ele irá ficar mais veloz e otimizado. Eu lembro que meus primeiros freelas com o Mental Ray no Max 3.0 eram renderizados durante toda a noite (1 Imagem). Teve imagem que comecei renderizando na sexta-feira e ela só acabou o render na segunda feira de manhã, antes de eu ir para a agência!!! ;)
Pois é Jomar, o iray é brute force e aí não tem nenhum atalho pra otimizar o render, ele fica só apoiado na força da GPUs e pelo jeito ainda não é suficiente para um brute force como ele. Pior é que pela natureza do brute force path tracer como o do iray, não tem muito pra onde otimizar, é mais contar com o aumento da força bruta das GPUs. Virou uma briga de tempo de render X tempo de setup, no iray leva mais tempo mas praticamente não tem o que setar, no mental ray vai mais rápido mas tem que ficar fazendo tweaks, embora pra quem ja é experiente isso vira feijão com arroz. :D
Boas: Fla3DMadness Eu concordo com o Gibran Farfud 3 GTX460 de 1GB, mas eu aconselho as de 2gb hora se tiveres 3 gráficas terás 6gb Palit GTX 460 GDDR5 2GB SONIC Graphics Card link: http://www.palit.biz/main/vgapro.php?id=1354
o vosso site e 5 estrelas, e pela voces nao estarem ca em portugal
O interessante neste lance é que quando vc começa a dominar uma técnica (neste caso o Mental Ray), eles criam um lance totalmente diferente... Agora que temos PCs com 6 cores (12 no total) um poder de render incrível...a indústria passa o render para a GPU!!! :( e com isso lá se vão anos de aprendizado e conhecimento para o ralo... ;)
"Jomar Machado" disse: O interessante neste lance é que quando vc começa a dominar uma técnica (neste caso o Mental Ray), eles criam um lance totalmente diferente... Agora que temos PCs com 6 cores (12 no total) um poder de render incrível...a indústria passa o render para a GPU!!! :( e com isso lá se vão anos de aprendizado e conhecimento para o ralo... ;)
A indústria sempre dá um jeito de vc ter que gastar mais!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710686.

Total de membros registrados: 138167

Últimos membros registrados: KIL, M@RIAa, draziw, eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo.

Usuário(s) on-line na última hora: 1200, sendo nenhum membro e 1200 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.